Methodological issues in qualitative research on HIV prevention: an integrative review

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
1
Tipo de produção
article
Data de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
CADERNOS SAUDE PUBLICA
Citação
CADERNOS DE SAUDE PUBLICA, v.39, n.11, article ID e00033123, 11p, 2023
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
In view of the growing concern about the use of qualitative approach in health research, this article aims to analyze how the qualitative theoretical -method-ological framework of HIV prevention is presented in empirical research. We conducted an integrative literature review with the following guiding ques-tions: ""How is the qualitative theoretical-methodological framework expressed in empirical research on HIV prevention?""; ""What are the limits and poten-tials of the qualitative methodological designs employed?"". In the qualitative methodological discussion, five dimensions guided the methodological course and the presentation of findings, from the analysis of the characterization of qualitative studies to the contextualization of the studies and the methodologi-cal approaches used, highlighting the use of semi-structured interviews with thematic content analysis. We also examined social categories and analytical references, drawing attention to the plurality of these theoretical-conceptual references and to the authors' polyphony, and identified the limits and po-tentials of qualitative research. This study focuses on a scientific topic that is related to a wide variety of social groups and analyzes how they are af-fected by it, examining issues related to social inequality and other analytical possibilities surrounding HIV prevention, and providing resources for a com-prehensive methodological discussion. Hence, avoiding the risk of conducting qualitative research based on checklists that limit inventiveness and openness to different designs and forms of execution and analysis is as pivotal as ensur-ing that the research is consistent and detailed in publications.
Em vista da crescente preocupação com o uso da abordagem qualitativa na pesquisa em saúde, este artigo visa analisar como o referencial teórico-metodológico qualitativo da prevenção do HIV é apresentado na pesquisa empírica. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com as seguintes questões norteadoras: “Como o referencial teórico-metodológico qualitativo se expressa nas pesquisas empíricas de prevenção do HIV?”; “Quais são os limites e o potencial dos desenhos metodológicos qualitativos empregados?”. Cinco dimensões orientaram o fluxo metodológico e a apresentação dos resultados para a discussão metodológica qualitativa, desde a análise da caracterização dos estudos qualitativos até a contextualização destes e as abordagens metodológicas utilizadas, destacando o uso de entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo temático. Além disso, foram examinadas categorias sociais e referências analíticas, destacando-se a pluralidade destas referências teórico-conceituais e a polifonia dos autores, e foram identificados os limites e as possibilidades da pesquisa qualitativa. Assim, esse é um tema científico que articula o estudo com uma diversidade significativa de grupos sociais e como eles são afetados, assim como questões relacionadas à desigualdade social e outras possibilidades analíticas que envolvem a prevenção do HIV, fornecendo recursos para uma discussão metodológica abrangente. Portanto, evitar o risco de realizar pesquisas qualitativas com base em roteiros que limitam a inventividade e a abertura para diferentes desenhos e maneiras de executar e analisar a abordagem qualitativa é tão essencial quanto garantir que a pesquisa seja consistente e detalhada nas publicações.
Ante la creciente preocupación por el uso del enfoque cualitativo en la investigación en salud, este artículo tiene el objetivo de analizar cómo se presenta el marco teórico-metodológico cualitativo de la prevención del VIH en la investigación empírica. Se realizó una revisión integradora de la literatura con las siguientes preguntas orientadoras: “¿Cómo se expresa el marco teórico-metodológico cualitativo en las investigaciones empíricas de prevención del VIH?”; “¿Cuáles son los límites y el potencial de los diseños metodológicos cualitativos empleados?”. Cinco dimensiones han guiado el flujo metodológico y la presentación de los resultados para la discusión metodológica cualitativa, desde el análisis de la caracterización de los estudios cualitativos hasta su contextualización y los enfoques metodológicos utilizados, destacando el uso de entrevistas semiestructuradas con análisis de contenido temático. Además, se examinaron las categorías sociales y los referentes analíticos, destacando la pluralidad de estos referentes teórico-conceptuales y la polifonía de los autores, y se identificaron los límites y las posibilidades de la investigación cualitativa. Así, este es un tema científico que articula el estudio con una diversidad significativa de grupos sociales y cómo son afectados, así como cuestiones relacionadas con la desigualdad social y otras posibilidades analíticas que involucran la prevención del VIH, proporcionando recursos para una discusión metodológica completa. Por lo tanto, evitar el riesgo de realizar investigaciones cualitativas basadas en guiones que limitan la creatividad y la apertura a diferentes diseños y formas de ejecutar y analizar el enfoque cualitativo es tan esencial como asegurar una investigación consistente y minuciosa en las publicaciones.
Palavras-chave
Qualitative Research, Prevention, HIV, Pesquisa Qualitativa, Prevenção, HIV, Investigación Cualitativa, Prevención, VIH
Referências
  1. Aldridge J, 2014, QUAL RES, V14, P112, DOI 10.1177/1468794112455041
  2. Baruch R, 2020, SEX HEALTH, V17, P22, DOI 10.1071/SH18193
  3. Bistoquet M, 2021, AIDS RES THER, V18, DOI 10.1186/s12981-020-00327-7
  4. Bjertrup PJ, 2021, BMC PUBLIC HEALTH, V21, DOI 10.1186/s12889-021-10766-0
  5. Cahill SR, 2021, J PEDIATR HEALTH CAR, V35, P500, DOI 10.1016/j.pedhc.2021.04.008
  6. Camlin CS, 2020, AIDS BEHAV, V24, P2149, DOI 10.1007/s10461-020-02780-x
  7. Cronin MA, 2023, ORGAN RES METHODS, V26, P168, DOI 10.1177/1094428120935507
  8. Denzin N. K., 2018, The Sage handbook of qualitative research, V5th ed, DOI 10.1017/CBO9781107415324.004
  9. dos Santos LA, 2019, Salud Colect, V15, P2144
  10. Easton D, 2007, AIDS EDUC PREV, V19, P465, DOI 10.1521/aeap.2007.19.6.465
  11. Fernandes J C, 1994, Cad Saude Publica, V10, P171, DOI 10.1590/S0102-311X1994000200004
  12. Flick U., 2018, MANAGING QUALITY QUA
  13. Fontenot HB, 2020, PEDIATRICS, V145, DOI 10.1542/peds.2019-2204
  14. Gamarel KE, 2021, AIDS BEHAV, V25, P836, DOI 10.1007/s10461-020-03037-3
  15. Garcia S, 2010, SAUDE SOC-SAO PAULO, V19, P9, DOI 10.1590/S0104-12902010000600003
  16. Gois ARS, 2021, Research, Society and Development, V10
  17. Gomes R, 2021, CIENC SAUDE COLETIVA, V26, P2291, DOI 10.1590/1413-81232021266.21972019
  18. Hieftje K, 2012, GAMES HEALTH J, V1, P294, DOI 10.1089/g4h.2012.0025
  19. Hirano LFK, 2019, Marcadores sociais das diferencas: fluxos, transitos e interseccoes, P27
  20. Hussein J, 2020, SEX REPROD HLTH MATT, V28, DOI 10.1080/26410397.2020.1746065
  21. Jacques-Aviñó C, 2019, CIENC SAUDE COLETIVA, V24, P4707, DOI 10.1590/1413-812320182412.27842017
  22. Katz AWK, 2021, AIDS BEHAV, V25, P3955, DOI 10.1007/s10461-021-03338-1
  23. Kelly A, 2012, BMC PUBLIC HEALTH, V12, DOI 10.1186/1471-2458-12-67
  24. Kumar S, 2015, J INT AIDS SOC, V18, P17, DOI 10.7448/IAS.18.6.20290
  25. Leblanc NM, 2016, QUAL HEALTH RES, V26, P294, DOI 10.1177/1049732315616624
  26. Lesser Janna, 2003, Health Care Women Int, V24, P513, DOI 10.1080/07399330303972
  27. Löfgren J, 2009, AJAR-AFR J AIDS RES, V8, P193, DOI 10.2989/AJAR.2009.8.2.7.859
  28. Logie CH, 2021, TROP MED INT HEALTH, V26, P572, DOI 10.1111/tmi.13560
  29. Magno L, 2016, REV SAUDE PUBL, V50, DOI [10.1590/S1518-8787.2016050006185, 10.1590/s1518-8787.2016050006185]
  30. Maibvise C, 2014, AJAR-AFR J AIDS RES, V13, P281, DOI 10.2989/16085906.2014.952652
  31. Maina G, 2018, J ASSOC NURSE AIDS C, V29, P70, DOI 10.1016/j.jana.2017.07.005
  32. Marques JS, 2012, CIENC SAUDE COLETIVA, V17, P511, DOI 10.1590/S1413-81232012000200024
  33. Marques SC, 2013, REME Rev Min Enferm, V17, P538
  34. Meylakhs P, 2017, HARM REDUCT J, V14, DOI 10.1186/s12954-017-0162-1
  35. Mizuno Y, 2022, HEALTH PROMOT PRACT, V23, P999, DOI 10.1177/15248399211038364
  36. Monteiro SS, 2013, GLOB PUBLIC HEALTH, V8, P519, DOI 10.1080/17441692.2013.779738
  37. Morse J, 2021, QUAL HEALTH RES, V31, P819, DOI 10.1177/1049732321994114
  38. Mujugira A, 2021, J INT AIDS SOC, V24, DOI 10.1002/jia2.25782
  39. Mutchler MG, 2000, AIDS EDUC PREV, V12, P1
  40. Muwanguzi PA, 2021, BMC HEALTH SERV RES, V21, DOI 10.1186/s12913-021-07259-6
  41. Owens C, 2020, AIDS CARE, V32, P1581, DOI 10.1080/09540121.2020.1757021
  42. Paicheler G, 1999, Cad Saude Publica, V15 Suppl 2, P93
  43. Patias Naiana Dapieve, 2019, Psicol. Estud., V24, pe43536, DOI 10.4025/psicolestud.v24i0.43536
  44. Paxton Keisha C, 2013, J AIDS Clin Res, V4, P221
  45. Philbin MM, 2021, AIDS BEHAV, V25, P667, DOI 10.1007/s10461-020-03023-9
  46. Prusa A., 2019, A Snapshot of the Status of Women in Brazil: 2019, Woodrow Wilson International Center for Scholars, acessed 03 December 2021
  47. Przybyla SM, 2020, SUBST ABUSE TREAT PR, V15, DOI 10.1186/s13011-020-00331-0
  48. Robinson G, 2021, WESTERN J NURS RES, V43, P409, DOI 10.1177/0193945920965878
  49. Rodrigues Daniela Angelo de Lima, 2010, Rev. Gaúcha Enferm., V31, P321, DOI 10.1590/S1983-14472010000200017
  50. Rubincam C, 2016, EXPERT REV VACCINES, V15, P331, DOI 10.1586/14760584.2016.1118349
  51. Sahay S, 2021, BMC INFECT DIS, V21, DOI 10.1186/s12879-021-06612-8
  52. Santos Couto PL, 2018, Invest Educ Enferm, V36, P06
  53. Shambley-Ebron DZ, 2009, J TRANSCULT NURS, V20, P28, DOI 10.1177/1043659608325850
  54. Singer M, 2011, SUBST USE MISUSE, V46, P511, DOI 10.3109/10826081003720881
  55. Ssekamatte T, 2020, BMC INFECT DIS, V20, DOI 10.1186/s12879-020-05649-5
  56. Teitelman AM, 2022, AIDS CARE, V34, P273, DOI 10.1080/09540121.2021.1894319
  57. Tong A, 2012, BMC MED RES METHODOL, V12, DOI 10.1186/1471-2288-12-181
  58. Valente PK, 2022, AIDS BEHAV, V26, P3422, DOI 10.1007/s10461-022-03665-x
  59. Wirtz AL, 2014, AIDS CARE, V26, P387, DOI 10.1080/09540121.2013.819407