Methodological issues in qualitative research on HIV prevention: an integrative review
Carregando...
Citações na Scopus
1
Tipo de produção
article
Data de publicação
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
CADERNOS SAUDE PUBLICA
Autores
GOMES, Romeu
CASTELLANOS, Marcelo Eduardo Pfeiffer
ZUCCHI, Eliana Miura
Citação
CADERNOS DE SAUDE PUBLICA, v.39, n.11, article ID e00033123, 11p, 2023
Resumo
In view of the growing concern about the use of qualitative approach in health research, this article aims to analyze how the qualitative theoretical -method-ological framework of HIV prevention is presented in empirical research. We conducted an integrative literature review with the following guiding ques-tions: ""How is the qualitative theoretical-methodological framework expressed in empirical research on HIV prevention?""; ""What are the limits and poten-tials of the qualitative methodological designs employed?"". In the qualitative methodological discussion, five dimensions guided the methodological course and the presentation of findings, from the analysis of the characterization of qualitative studies to the contextualization of the studies and the methodologi-cal approaches used, highlighting the use of semi-structured interviews with thematic content analysis. We also examined social categories and analytical references, drawing attention to the plurality of these theoretical-conceptual references and to the authors' polyphony, and identified the limits and po-tentials of qualitative research. This study focuses on a scientific topic that is related to a wide variety of social groups and analyzes how they are af-fected by it, examining issues related to social inequality and other analytical possibilities surrounding HIV prevention, and providing resources for a com-prehensive methodological discussion. Hence, avoiding the risk of conducting qualitative research based on checklists that limit inventiveness and openness to different designs and forms of execution and analysis is as pivotal as ensur-ing that the research is consistent and detailed in publications.
Em vista da crescente preocupação com o uso da abordagem qualitativa na pesquisa em saúde, este artigo visa analisar como o referencial teórico-metodológico qualitativo da prevenção do HIV é apresentado na pesquisa empírica. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com as seguintes questões norteadoras: “Como o referencial teórico-metodológico qualitativo se expressa nas pesquisas empíricas de prevenção do HIV?”; “Quais são os limites e o potencial dos desenhos metodológicos qualitativos empregados?”. Cinco dimensões orientaram o fluxo metodológico e a apresentação dos resultados para a discussão metodológica qualitativa, desde a análise da caracterização dos estudos qualitativos até a contextualização destes e as abordagens metodológicas utilizadas, destacando o uso de entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo temático. Além disso, foram examinadas categorias sociais e referências analíticas, destacando-se a pluralidade destas referências teórico-conceituais e a polifonia dos autores, e foram identificados os limites e as possibilidades da pesquisa qualitativa. Assim, esse é um tema científico que articula o estudo com uma diversidade significativa de grupos sociais e como eles são afetados, assim como questões relacionadas à desigualdade social e outras possibilidades analíticas que envolvem a prevenção do HIV, fornecendo recursos para uma discussão metodológica abrangente. Portanto, evitar o risco de realizar pesquisas qualitativas com base em roteiros que limitam a inventividade e a abertura para diferentes desenhos e maneiras de executar e analisar a abordagem qualitativa é tão essencial quanto garantir que a pesquisa seja consistente e detalhada nas publicações.
Ante la creciente preocupación por el uso del enfoque cualitativo en la investigación en salud, este artículo tiene el objetivo de analizar cómo se presenta el marco teórico-metodológico cualitativo de la prevención del VIH en la investigación empírica. Se realizó una revisión integradora de la literatura con las siguientes preguntas orientadoras: “¿Cómo se expresa el marco teórico-metodológico cualitativo en las investigaciones empíricas de prevención del VIH?”; “¿Cuáles son los límites y el potencial de los diseños metodológicos cualitativos empleados?”. Cinco dimensiones han guiado el flujo metodológico y la presentación de los resultados para la discusión metodológica cualitativa, desde el análisis de la caracterización de los estudios cualitativos hasta su contextualización y los enfoques metodológicos utilizados, destacando el uso de entrevistas semiestructuradas con análisis de contenido temático. Además, se examinaron las categorías sociales y los referentes analíticos, destacando la pluralidad de estos referentes teórico-conceptuales y la polifonía de los autores, y se identificaron los límites y las posibilidades de la investigación cualitativa. Así, este es un tema científico que articula el estudio con una diversidad significativa de grupos sociales y cómo son afectados, así como cuestiones relacionadas con la desigualdad social y otras posibilidades analíticas que involucran la prevención del VIH, proporcionando recursos para una discusión metodológica completa. Por lo tanto, evitar el riesgo de realizar investigaciones cualitativas basadas en guiones que limitan la creatividad y la apertura a diferentes diseños y formas de ejecutar y analizar el enfoque cualitativo es tan esencial como asegurar una investigación consistente y minuciosa en las publicaciones.
Em vista da crescente preocupação com o uso da abordagem qualitativa na pesquisa em saúde, este artigo visa analisar como o referencial teórico-metodológico qualitativo da prevenção do HIV é apresentado na pesquisa empírica. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com as seguintes questões norteadoras: “Como o referencial teórico-metodológico qualitativo se expressa nas pesquisas empíricas de prevenção do HIV?”; “Quais são os limites e o potencial dos desenhos metodológicos qualitativos empregados?”. Cinco dimensões orientaram o fluxo metodológico e a apresentação dos resultados para a discussão metodológica qualitativa, desde a análise da caracterização dos estudos qualitativos até a contextualização destes e as abordagens metodológicas utilizadas, destacando o uso de entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo temático. Além disso, foram examinadas categorias sociais e referências analíticas, destacando-se a pluralidade destas referências teórico-conceituais e a polifonia dos autores, e foram identificados os limites e as possibilidades da pesquisa qualitativa. Assim, esse é um tema científico que articula o estudo com uma diversidade significativa de grupos sociais e como eles são afetados, assim como questões relacionadas à desigualdade social e outras possibilidades analíticas que envolvem a prevenção do HIV, fornecendo recursos para uma discussão metodológica abrangente. Portanto, evitar o risco de realizar pesquisas qualitativas com base em roteiros que limitam a inventividade e a abertura para diferentes desenhos e maneiras de executar e analisar a abordagem qualitativa é tão essencial quanto garantir que a pesquisa seja consistente e detalhada nas publicações.
Ante la creciente preocupación por el uso del enfoque cualitativo en la investigación en salud, este artículo tiene el objetivo de analizar cómo se presenta el marco teórico-metodológico cualitativo de la prevención del VIH en la investigación empírica. Se realizó una revisión integradora de la literatura con las siguientes preguntas orientadoras: “¿Cómo se expresa el marco teórico-metodológico cualitativo en las investigaciones empíricas de prevención del VIH?”; “¿Cuáles son los límites y el potencial de los diseños metodológicos cualitativos empleados?”. Cinco dimensiones han guiado el flujo metodológico y la presentación de los resultados para la discusión metodológica cualitativa, desde el análisis de la caracterización de los estudios cualitativos hasta su contextualización y los enfoques metodológicos utilizados, destacando el uso de entrevistas semiestructuradas con análisis de contenido temático. Además, se examinaron las categorías sociales y los referentes analíticos, destacando la pluralidad de estos referentes teórico-conceptuales y la polifonía de los autores, y se identificaron los límites y las posibilidades de la investigación cualitativa. Así, este es un tema científico que articula el estudio con una diversidad significativa de grupos sociales y cómo son afectados, así como cuestiones relacionadas con la desigualdad social y otras posibilidades analíticas que involucran la prevención del VIH, proporcionando recursos para una discusión metodológica completa. Por lo tanto, evitar el riesgo de realizar investigaciones cualitativas basadas en guiones que limitan la creatividad y la apertura a diferentes diseños y formas de ejecutar y analizar el enfoque cualitativo es tan esencial como asegurar una investigación consistente y minuciosa en las publicaciones.
Palavras-chave
Qualitative Research, Prevention, HIV, Pesquisa Qualitativa, Prevenção, HIV, Investigación Cualitativa, Prevención, VIH
Referências
- Aldridge J, 2014, QUAL RES, V14, P112, DOI 10.1177/1468794112455041
- Baruch R, 2020, SEX HEALTH, V17, P22, DOI 10.1071/SH18193
- Bistoquet M, 2021, AIDS RES THER, V18, DOI 10.1186/s12981-020-00327-7
- Bjertrup PJ, 2021, BMC PUBLIC HEALTH, V21, DOI 10.1186/s12889-021-10766-0
- Cahill SR, 2021, J PEDIATR HEALTH CAR, V35, P500, DOI 10.1016/j.pedhc.2021.04.008
- Camlin CS, 2020, AIDS BEHAV, V24, P2149, DOI 10.1007/s10461-020-02780-x
- Cronin MA, 2023, ORGAN RES METHODS, V26, P168, DOI 10.1177/1094428120935507
- Denzin N. K., 2018, The Sage handbook of qualitative research, V5th ed, DOI 10.1017/CBO9781107415324.004
- dos Santos LA, 2019, Salud Colect, V15, P2144
- Easton D, 2007, AIDS EDUC PREV, V19, P465, DOI 10.1521/aeap.2007.19.6.465
- Fernandes J C, 1994, Cad Saude Publica, V10, P171, DOI 10.1590/S0102-311X1994000200004
- Flick U., 2018, MANAGING QUALITY QUA
- Fontenot HB, 2020, PEDIATRICS, V145, DOI 10.1542/peds.2019-2204
- Gamarel KE, 2021, AIDS BEHAV, V25, P836, DOI 10.1007/s10461-020-03037-3
- Garcia S, 2010, SAUDE SOC-SAO PAULO, V19, P9, DOI 10.1590/S0104-12902010000600003
- Gois ARS, 2021, Research, Society and Development, V10
- Gomes R, 2021, CIENC SAUDE COLETIVA, V26, P2291, DOI 10.1590/1413-81232021266.21972019
- Hieftje K, 2012, GAMES HEALTH J, V1, P294, DOI 10.1089/g4h.2012.0025
- Hirano LFK, 2019, Marcadores sociais das diferencas: fluxos, transitos e interseccoes, P27
- Hussein J, 2020, SEX REPROD HLTH MATT, V28, DOI 10.1080/26410397.2020.1746065
- Jacques-Aviñó C, 2019, CIENC SAUDE COLETIVA, V24, P4707, DOI 10.1590/1413-812320182412.27842017
- Katz AWK, 2021, AIDS BEHAV, V25, P3955, DOI 10.1007/s10461-021-03338-1
- Kelly A, 2012, BMC PUBLIC HEALTH, V12, DOI 10.1186/1471-2458-12-67
- Kumar S, 2015, J INT AIDS SOC, V18, P17, DOI 10.7448/IAS.18.6.20290
- Leblanc NM, 2016, QUAL HEALTH RES, V26, P294, DOI 10.1177/1049732315616624
- Lesser Janna, 2003, Health Care Women Int, V24, P513, DOI 10.1080/07399330303972
- Löfgren J, 2009, AJAR-AFR J AIDS RES, V8, P193, DOI 10.2989/AJAR.2009.8.2.7.859
- Logie CH, 2021, TROP MED INT HEALTH, V26, P572, DOI 10.1111/tmi.13560
- Magno L, 2016, REV SAUDE PUBL, V50, DOI [10.1590/S1518-8787.2016050006185, 10.1590/s1518-8787.2016050006185]
- Maibvise C, 2014, AJAR-AFR J AIDS RES, V13, P281, DOI 10.2989/16085906.2014.952652
- Maina G, 2018, J ASSOC NURSE AIDS C, V29, P70, DOI 10.1016/j.jana.2017.07.005
- Marques JS, 2012, CIENC SAUDE COLETIVA, V17, P511, DOI 10.1590/S1413-81232012000200024
- Marques SC, 2013, REME Rev Min Enferm, V17, P538
- Meylakhs P, 2017, HARM REDUCT J, V14, DOI 10.1186/s12954-017-0162-1
- Mizuno Y, 2022, HEALTH PROMOT PRACT, V23, P999, DOI 10.1177/15248399211038364
- Monteiro SS, 2013, GLOB PUBLIC HEALTH, V8, P519, DOI 10.1080/17441692.2013.779738
- Morse J, 2021, QUAL HEALTH RES, V31, P819, DOI 10.1177/1049732321994114
- Mujugira A, 2021, J INT AIDS SOC, V24, DOI 10.1002/jia2.25782
- Mutchler MG, 2000, AIDS EDUC PREV, V12, P1
- Muwanguzi PA, 2021, BMC HEALTH SERV RES, V21, DOI 10.1186/s12913-021-07259-6
- Owens C, 2020, AIDS CARE, V32, P1581, DOI 10.1080/09540121.2020.1757021
- Paicheler G, 1999, Cad Saude Publica, V15 Suppl 2, P93
- Patias Naiana Dapieve, 2019, Psicol. Estud., V24, pe43536, DOI 10.4025/psicolestud.v24i0.43536
- Paxton Keisha C, 2013, J AIDS Clin Res, V4, P221
- Philbin MM, 2021, AIDS BEHAV, V25, P667, DOI 10.1007/s10461-020-03023-9
- Prusa A., 2019, A Snapshot of the Status of Women in Brazil: 2019, Woodrow Wilson International Center for Scholars, acessed 03 December 2021
- Przybyla SM, 2020, SUBST ABUSE TREAT PR, V15, DOI 10.1186/s13011-020-00331-0
- Robinson G, 2021, WESTERN J NURS RES, V43, P409, DOI 10.1177/0193945920965878
- Rodrigues Daniela Angelo de Lima, 2010, Rev. Gaúcha Enferm., V31, P321, DOI 10.1590/S1983-14472010000200017
- Rubincam C, 2016, EXPERT REV VACCINES, V15, P331, DOI 10.1586/14760584.2016.1118349
- Sahay S, 2021, BMC INFECT DIS, V21, DOI 10.1186/s12879-021-06612-8
- Santos Couto PL, 2018, Invest Educ Enferm, V36, P06
- Shambley-Ebron DZ, 2009, J TRANSCULT NURS, V20, P28, DOI 10.1177/1043659608325850
- Singer M, 2011, SUBST USE MISUSE, V46, P511, DOI 10.3109/10826081003720881
- Ssekamatte T, 2020, BMC INFECT DIS, V20, DOI 10.1186/s12879-020-05649-5
- Teitelman AM, 2022, AIDS CARE, V34, P273, DOI 10.1080/09540121.2021.1894319
- Tong A, 2012, BMC MED RES METHODOL, V12, DOI 10.1186/1471-2288-12-181
- Valente PK, 2022, AIDS BEHAV, V26, P3422, DOI 10.1007/s10461-022-03665-x
- Wirtz AL, 2014, AIDS CARE, V26, P387, DOI 10.1080/09540121.2013.819407
Coleções
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - FM/MPR
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - LIM/38
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - LIM/39
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - ODS/03
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - ODS/05
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - ODS/10
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - LIM/38
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - LIM/39
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - ODS/03
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - ODS/05
Artigos e Materiais de Revistas Científicas - ODS/10