Treatment of agrammatism in oral and written production in patients with Broca’s aphasia The use of implicit and explicit learning

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
3
Tipo de produção
article
Data de publicação
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Associação de Neurologia Cognitiva e do Comportamento
Citação
DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA, v.14, n.2, p.103-109, 2020
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Abstract. Several approaches to the rehabilitation of agrammatism use implicit and explicit learning methods. Objective: To verify the effect of adapted Mapping Therapy and ORLA methods (explicit versus implicit learning) on the oral and written production in spontaneous language among agrammatic patients with Broca’s aphasia. Methods: Six individuals were submitted to Mapping Therapy and ORLA (Oral Reading for Language in Aphasia) treatments. Samples of oral and written production from a picture description task were compared pre and post-treatment. Results: In Mapping Therapy, the patients presented better performance after the training for the variables related to written production: number of words, nouns, verbs, closed-class words, and number of complete sentences. Regarding oral output, the patients had similar performance before and after the therapeutic process. In ORLA, the patients presented a significant difference before and after the therapeutic process in the variables related to oral production, increasing the number of words, number of verbs, and speech rate. There was no difference in pre and post-treatment performance in written production. Conclusion: Both implicit and explicit learning can be used in the treatment of agrammatism. Mapping Therapy was more effective for the treatment of agrammatism in written production, while ORLA was more effective for the agrammatism in oral production.
Resumo. Várias abordagens terapêuticas para a reabilitação do agramatismo utilizam métodos implícitos e explícitos de aprendizado. Objetivo: Verificar o efeito dos métodos adaptados Mapping Therapy e ORLA (aprendizagem explícita versus implícita) na produção oral e escrita de discurso em pacientes agramáticos com afasia de Broca. Métodos: Seis indivíduos foram submetidos aos tratamentos Mapping Therapy e ORLA. Amostras das produções oral e escrita na tarefa de descrição da prancha foram comparadas antes e após o tratamento. Resultados: No método Mapping Therapy, os pacientes apresentaram melhor desempenho após o tratamento nas seguintes variáveis relacionadas à produção escrita: número de palavras, substantivos, verbos, palavras de classe fechada e número de frases completas. Em relação à emissão oral, os pacientes mantiveram desempenho semelhante pré e pós processo terapêutico. No método ORLA, os pacientes apresentaram diferença significativa antes e após o processo terapêutico nas variáveis relacionadas à produção oral, com aumento no número de palavras, número de verbos e velocidade de fala. Não houve diferença no desempenho pré e pós tratamento na produção escrita. Conclusão: Tanto a aprendizagem implícita como a explícita têm o potencial de serem usadas no tratamento do agramatismo. A Mapping Therapy foi mais eficaz no tratamento do agramatismo na produção escrita, enquanto o ORLA foi mais eficaz para o agramatismo na produção oral.
Palavras-chave
aphasia, agrammatism, rehabilitation, explicit learning, implicit learning, afasia, agramatismo, reabilitação, aprendizado explícito, aprendizado implícito
Referências
  1. Almeida IJ, 2016, Adaptation of Northwestern Assessment of Verbs and Sentences - verb naming and verb comprehension subtests - to Brazilian Portuguese
  2. Behrns I, 2008, CLIN LINGUIST PHONET, V22, P95, DOI 10.1080/02699200701699603
  3. Cherney Leora R., 2010, Seminars in Speech and Language, V31, P42, DOI 10.1055/s-0029-1244952
  4. DRONKERS N, 1992, J CLIN EXPT NEUROPSY, V14, P52
  5. Fillingham J, 1998, Int J Lang Commun Disord, V33 Suppl, P196
  6. Goodglass H, 2011, The assessment of aphasia and related disorders
  7. Helm-Estabrooks N, 2000, Sentence production program for aphasia.
  8. Katz RC, 1997, J SPEECH LANG HEAR R, V40, P493, DOI 10.1044/jslhr.4003.493
  9. Kertesz A, 2007, Western Aphasia Battery-revised
  10. OLDFIELD RC, 1971, NEUROPSYCHOLOGIA, V9, P97, DOI 10.1016/0028-3932(71)90067-4
  11. Orjada SA, 2005, APHASIOLOGY, V19, P341, DOI 10.1080/02687030444000796
  12. Radanovic M., 2004, Braz J Med Biol Res, V37, P1731, DOI 10.1590/S0100-879X2004001100019
  13. Robey RR, 1998, J SPEECH LANG HEAR R, V41, P172, DOI 10.1044/jslhr.4101.172
  14. Rochon E, 2005, NEUROPSYCHOL REHABIL, V15, P1, DOI 10.1080/09602010343000327
  15. Rochon E, 2000, BRAIN LANG, V72, P193, DOI 10.1006/brln.1999.2285
  16. SAFFRAN EM, 1989, BRAIN LANG, V37, P440, DOI 10.1016/0093-934X(89)90030-8
  17. Schuchard J, 2014, J PSYCHOLINGUIST RES, V43, P209, DOI 10.1007/s10936-013-9248-4
  18. Schwartz M, 2007, Aphasiology, V8, P19
  19. Silagi Marcela Lima, 2014, Dement. neuropsychol., V8, P297, DOI 10.1590/S1980-57642014DN83000015
  20. Singh P, 2017, J Neurol Neurosci, V8
  21. Squire LR, 1996, P NATL ACAD SCI USA, V93, P13515, DOI 10.1073/pnas.93.24.13515
  22. Thompson CK, 2005, APHASIOLOGY, V19, P1021, DOI 10.1080/02687030544000227
  23. Thompson CK, 2003, J SPEECH LANG HEAR R, V46, P591, DOI 10.1044/1092-4388(2003/047)
  24. Thompson CK, 2011, Northwestern Assessment of Verbs and Sentences (NAVS)
  25. Thompson CK, 2013, CORTEX, V49, P2358, DOI 10.1016/j.cortex.2013.02.003