Aplicação de medidas de gravidade e de inconsistência de fala em crianças com transtorno fonológico

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Academia Brasileira de Audiologia
Citação
AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH, v.18, n.3, p.213-219, 2013
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
PURPOSE: To describe the severity indexes PCC-R, IRS, IRO, IRD, PDI and SII in children with speech sound disorder with and without the phonological process of devoicing and verify its efficiency in identifying differences among children. METHODS: This is retrospective and cross-sectional study involving 20 children with speech sound disorder between 5 and 8 years-old. Two subgroups were created according to the presence of the phonological process of stops and fricatives devoicing. Phonology test from the infantile language test (ABFW) was used to calculate productivity of phonological processes, the number of different types of phonological processes and the indexes PDI, PCC-R, IRS, IRO and IRD. Speech inconsistency test was applied to calculate the speech inconsistency index. Data were statistically analyzed. RESULTS: The study demonstrated that children with speech sound disorder and the presence of fricative and/or stops devoicing were more severe and presented higher values of the speech inconsistency index, PDI, IRS, IRO and IRD. The articulatory error most observed for both groups was the substitution while distortion occurred more in the group of children without the phonological process of devoicing. CONCLUSION: The severity indexes used were efficient to differentiate children with from children without the presence of the phonological processes of devoicing. There is evidence that children who have the phonological process of devoicing have difficulty with the phonological representation of the sound.
OBJETIVO: Descrever os índices PCC-R, IRS, IRO e IRD, PDI e IIF em crianças com transtorno fonológico, com e sem os processos fonológicos de ensurdecimento, e verificar a eficiência desses índices na identificação de diferenças entre as crianças. MÉTODOS: Trata-se de pesquisa retrospectiva e transversal com 20 crianças com transtorno fonológico e idade entre 5 e 8 anos. Foram realizados dois agrupamentos, de acordo com a presença dos processos fonológicos de ensurdecimento de plosivas e de fricativas. Todos foram submetidos ao teste de fonologia ABFW, no qual foi verificada a produtividade dos processos fonológicos, o número de diferentes tipos de processos fonológicos e os índices PDI, PCC-R, IRS, IRO e IRD. A prova de inconsistência de fala foi aplicada para calcular o índice de inconsistência de fala. Os dados foram submetidos à análise estatística inferencial. RESULTADOS: O estudo indicou que crianças com transtorno fonológico e presença de ensurdecimento de fricativas e/ou plosivas têm maior comprometimento de fala e apresentam valores mais altos do índice de inconsistência de fala, PDI, IRS, IRO e IRD. O erro articulatório mais ocorrente em ambos os grupos foi a substituição, sendo que a distorção ocorreu mais no grupo sem os processos fonológicos de ensurdecimento. CONCLUSÃO: Os índices aplicados foram eficientes para diferenciar crianças com e sem a presença dos processos fonológicos de ensurdecimento. Há evidências de que as crianças que apresentam os processos fonológicos de ensurdecimento têm dificuldade na representação fonológica.
Palavras-chave
Speech, Language and Hearing Sciences, Child, Evaluation, Articulation disorders, Severity of illness index, Language tests, Fonoaudiologia, Criança, Avaliação, Transtornos da articulação, Índice de gravidade de doença, Testes de linguagem
Referências
  1. Andrade CRF, 2004, ABFW: Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática
  2. Broomfield J, 2004, CHILD LANG TEACH THE, V2, P135, DOI 10.1191/0265659004ct267oa
  3. Castro MM, 2011, Folia Phoniatr Logop., V63, P237
  4. Castro MM, 2007, 27th World Congress of the Internacional Association of Logopedics and Phoniatrics
  5. Crosbie S, 2009, CHILD LANG TEACH THE, V25, P250, DOI 10.1177/0265659009102990
  6. Dias Roberta Freitas, 2009, Rev. CEFAC, V11, P561, DOI 10.1590/S1516-18462009000800004
  7. Edwards M. L., 1992, LANG SPEECH HEAR SER, V23, P233
  8. Gurgueira AL, 2006, Estudo acústico do Voice Onset Time (VOT) e da duração da vogal na distinção da sonoridade dos sons plosivos em crianças com transtorno fonológico [tese]
  9. Holm A, 2007, INT J LANG COMM DIS, V42, P467, DOI 10.1080/13682820600988967
  10. Ingram D, 1976, Phonological disability in children: studies in language disability and a remediation
  11. Pagan-Neves LO, 2010, The São Paulo School of Advanced Studies in Speech Dynamics (SPSASSD)
  12. 2010. Jun 07-11
  13. Papp Ana Carolina Camargo Salvatti, 2006, Pro Fono, V18, P151, DOI 10.1590/S0104-56872006000200004
  14. Peña-Brooks A, 2000, Assessment and treatment of articulation and phonological disorders in children
  15. SHRIBERG LD, 1993, J SPEECH HEAR RES, V36, P105
  16. Shriberg LD, 1997, J SPEECH LANG HEAR R, V40, P708
  17. Shriberg LD, 2010, CLIN LINGUIST PHONET, V24, P795, DOI 10.3109/02699206.2010.503006
  18. Shriberg LD, 1997, J SPEECH LANG HEAR R, V40, P723
  19. Smith A, 2006, J COMMUN DISORD, V39, P331, DOI 10.1016/j.jcomdis.2006.06.017
  20. Wertzner HF, 2002, O distúrbio fonológico em crianças falantes do português: descrição e medidas de severidade. [tese] [Livre-Docência Junto ao Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional]
  21. Wertzner Haydée Fiszbein, 2006, Pro Fono, V18, P303, DOI 10.1590/S0104-56872006000300010
  22. Wertzner Haydée Fiszbein, 2007, Sao Paulo Med. J., V125, P309, DOI 10.1590/S1516-31802007000600002
  23. Wertzner HF, 2001, Pro-Fono, V13, P90
  24. Wertzner HF, 2012, Rev Soc Bras Fonoaudiol., V17, P469
  25. Wertzner HF, 2012, Rev Soc Bras Fonoaudiol., V17, P422
  26. Wertzner HF, 2002, Pro-Fono, V14, P143
  27. Wertzner HF, 2004, ABFW Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática
  28. Wertzner HF, 2013, Rev CEFAC
  29. Wertzner HF, 2012, Rev Soc Bras Fonoaudiol., V17, P299
  30. Yavas M, 2002, Avaliação fonológica da criança