Questionário sobre dificuldades comunicativas percebidas por pais de crianças do espectro do autismo

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dc.contributor Sistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSP
dc.contributor.author BALESTRO, Juliana Izidro
FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda FMUSP-HC
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA, v.17, n.3, p.279-286, 2012
dc.identifier.issn 1982-0232
dc.identifier.uri http://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/13014
dc.description.abstract PURPOSE: To develop a questionnaire to the assessment of communicative difficulties perceived by parents and/or caregivers of children on the autism spectrum in relation to their children. METHODS: The specific aspects addressed by the questionnaire derived from the literature and from the author's clinical experience in specialized services. The questions were organized according to different domains and responses registered on a Likert-type scale. It was performed a pilot study with 40 parents, 20 parents of individuals with Autism Spectrum Disorder and 20 parents of children without complaints of language as a way to verify the applicability of the questionnaire construction and their usefulness in identifying the specific difficulties of the target population. Was calculated the level of agreement of the issues and the results of the groups were compared (Student T Test). RESULTS: The questionnaire was developed in order to cover the fundamental aspects of interpersonal relationships, both within the communicative and social domains. It was divided into 24 multiple choice questions covering four areas and an open question, with space to parents report something they consider important and that has not been asked. The study allowed testing the understanding of the instrument and the statistical analysis indicated that 19 questions showed difference. CONCLUSION: The questionnaire identified differences in perception and attitude of parents of children with autism spectrum disorders and children without complaints of language in relation to communication difficulties with their children. Thus, it was proved useful to assess these difficulties in a larger group of individuals.
dc.description.abstract OBJETIVO: Elaborar um questionário para o levantamento de dificuldades comunicativas percebidas por pais e/ou cuidadores de crianças do espectro do autismo em relação a seus filhos. MÉTODOS: Os aspectos específicos abordados no questionário foram identificados a partir da literatura e da experiência clínica das autoras em dois serviços especializados. As questões foram organizadas segundo diferentes domínios e as respostas registradas numa escala tipo Likert. Foi realizado um estudo piloto com 40 pais, 20 pais de crianças do espectro do autismo e 20 pais de crianças sem queixas de linguagem, como forma de verificar a aplicabilidade do questionário construído e sua utilidade na identificação de dificuldades específicas da população alvo. Foi calculado o nível de concordância das questões e os resultados dos grupos foram comparados entre si (teste t Student). RESULTADOS: O questionário foi desenvolvido de maneira a abranger aspectos fundamentais para o relacionamento interpessoal, tanto no âmbito comunicativo quanto social. Foi dividido em 24 questões fechadas que abrangem quatro domínios; e uma questão aberta, com espaço para que os pais relatassem algo relevante e que não tenha sido perguntado. O estudo possibilitou testar a compreensão do instrumento e a análise estatística indicou que 19 questões apresentaram diferença. CONCLUSÃO: O questionário elaborado identificou diferenças na percepção e atitude de pais de crianças do espectro do autismo e de crianças sem queixa de linguagem, em relação às dificuldades de comunicação com seus filhos. Dessa forma, mostrou-se útil para o levantamento dessas dificuldades em um grupo maior de indivíduos.
dc.language.iso por
dc.language.iso eng
dc.publisher Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartof Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights openAccess
dc.subject Autistic disorder; Speech language and hearing sciences; Communication; Language; Family; Transtorno autístico; Fonoaudiologia; Comunicação; Linguagem; Família
dc.title Questionário sobre dificuldades comunicativas percebidas por pais de crianças do espectro do autismo
dc.title.alternative Questionnaire about communicative difficulties perceived by parents of children of the autism spectrum
dc.type article
dc.rights.holder Copyright Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.description.group LIM/34
dc.identifier.doi 10.1590/S1516-80342012000300008
dc.type.category original article
dc.type.version publishedVersion
hcfmusp.author FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda:FM:MFT
hcfmusp.origem.id SCIELO:S1516-80342012000300008
hcfmusp.publisher.city São Paulo
hcfmusp.publisher.country BRAZIL
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