Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
3
Tipo de produção
article
Data de publicação
2015
Editora
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Indexadores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Autor de Grupo de pesquisa
Editores
Coordenadores
Organizadores
Citação
CODAS, v.27, n.5, p.458-463, 2015
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT Objectives: To characterize and compare the performance of students at the beginning and at the end of the elementary school in Short-Term Phonological Memory (STPM) and Phonological Awareness (PA). Methods: We assessed 80 students of both the genders who showed adequate linguistic and academic performance. The sample comprised 40 students in 1st grade and 40 in 5th grade from a public state school with mean age of 6.2 and 9.8 years, respectively. The STPM was assessed using a standardized test of Pseudoword Repetition. PA was assessed through a Sequential Assessment Test (CONFIAS). Results: No difference was found between the students of 1st and 5th years in STPM both in total score and concerning the similarity of the pseudowords. Regarding PA, there was a significant difference among the percentage distribution of correct answers in syllabic and phonemic tasks, and the students from 5th grade presented better performance. Conclusion: At the beginning and at the end of the elementary school, there is no difference in STPM performance. On the other hand, there is difference in PA, which highlights the influence of schooling on PA development. The correlation between STPM and PA only in 5th-year students suggests that, at the beginning of literacy, STPM cannot be considered as a predictor to children's performance in PA. Nevertheless, as the schooling advances, there is influence of PA on STPM.
RESUMO Objetivos: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares no início e término (1° e 5° ano) do Ensino Fundamental I, nas habilidades de Memória de Curto Prazo Fonológica e Consciência Fonológica. Métodos: Foram avaliados 80 escolares, de ambos gêneros, com bom desempenho escolar e linguístico, sendo 40 do 1º ano e 40 do 5º ano de uma escola estadual com média de idade, respectivamente, de 6,2 e 9,8 anos. Para a avaliação da Memória de Curto Prazo Fonológica (MCPF) foi utilizado um teste padronizado de repetição de pseudopalavras. A Consciência Fonológica (CF) foi avaliada por meio de um Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS. Resultados: Não houve diferença entre os escolares do 1º e do 5º ano no desempenho em MCPF, tanto na pontuação total quanto em relação à similaridade das pseudopalavras. Quanto à CF, houve diferença significativa entre as distribuições das porcentagens de acertos, tanto no subteste de consciência silábica quanto no de consciência fonêmica nos dois anos escolares, com desempenho superior dos escolares do 5º ano. Conclusão: No início e no término do Ensino Fundamental I, as habilidades de MCPF são semelhantes. O mesmo não acontece para a CF, evidenciando a influência da escolaridade sobre o desenvolvimento da CF. O fato de existir correlação entre MCPF e CF apenas para os escolares do 5º ano sugere que ao início da alfabetização a MCPF não pode ser considerada um preditor para o desempenho das crianças em CF. Entretanto, com o avanço da escolaridade existe influência da CF na MCPF.
Palavras-chave
Evaluation, Language, Memory, Learning, Education, Avaliação, Linguagem, Memória, Aprendizagem, Escolaridade
Referências
  1. HULME C, 1991, J MEM LANG, V30, P685, DOI 10.1016/0749-596X(91)90032-F
  2. Baddeley A, 2000, TRENDS COGN SCI, V4, P417, DOI 10.1016/S1364-6613(00)01538-2
  3. Furnes B, 2011, LEARN INDIVID DIFFER, V21, P85, DOI 10.1016/j.lindif.2010.10.005
  4. Ukrainetz TA, 2011, EARLY CHILD RES Q, V26, P50, DOI 10.1016/j.ecresq.2010.04.006
  5. Baddeley A, 2003, J COMMUN DISORD, V36, P189, DOI 10.1016/S0021-9924(03)00019-4
  6. Wocadlo C, 2007, EARLY HUM DEV, V83, P367, DOI 10.1016/j.earlhumdev.2006.08.001
  7. Alloway TP, 2004, J EXP CHILD PSYCHOL, V87, P85, DOI 10.1016/j.jecp.2003.10.002
  8. Capellini Simone Aparecida, 2009, Rev. CEFAC, V11, P183, DOI 10.1590/s1516-18462009005000002
  9. Cárnio Maria Sílvia, 2005, Pró-Fono R. Atual. Cient., V17, P195, DOI 10.1590/S0104-56872005000200008
  10. Cunha Vera Lúcia Orlandi, 2009, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V14, P56, DOI 10.1590/S1516-80342009000100011
  11. Gindri Gigiane, 2007, Pró-Fono R. Atual. Cient., V19, P313, DOI 10.1590/S0104-56872007000300010
  12. Grivol Marcia Aparecida, 2011, J. Soc. Bras. Fonoaudiol., V23, P245, DOI 10.1590/S2179-64912011000300010
  13. Mayer M., 1969, FROG WHERE ARE YOU
  14. Moojen S, 2003, Consciência fonológica: instrumento de avaliação sequencial
  15. Nunes Cristiane, 2009, Rev. CEFAC, V11, P207, DOI 10.1590/S1516-18462009000200005
  16. Rodrigues Amalia, 2009, Pró-Fono R. Atual. Cient., V21, P63, DOI 10.1590/S0104-56872009000100011
  17. Santos F.H., 2003, Braz J Med Biol Res, V36, P1533, DOI 10.1590/S0100-879X2003001100012
  18. Soares Aparecido José Couto, 2012, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V17, P447, DOI 10.1590/S1516-80342012000400014
  19. Stein LM, 1994, Teste de Desempenho Escolar (TDE)
  20. Tenório Sabrina Mª Pimentel da Cunha Pinto, 2012, Rev. CEFAC, V14, P30, DOI 10.1590/s1516-18462011005000099
  21. Vaz Ivanilde Aparecida, 2010, Pró-Fono R. Atual. Cient., V22, P95, DOI 10.1590/S0104-56872010000200005
  22. Wertzner HF, 2000, ABFW: Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática
  23. 2011, Rev Soc Bras Fonoaudiol, V16, P189
  24. Rodrigues Amalia, 2013, CoDAS, V25, P422, DOI 10.1590/S2317-17822013000500005
  25. 2005, R Soc Bras Fonoaudiol, V10, P201
  26. 1993, Cognitive Psychol, V50, P133
  27. 2011, Sci Stud Read, V15, P244
  28. Cardoso Andreia Martins de Souza, 2013, CoDAS, V25, P110, DOI 10.1590/S2317-17822013000200004
  29. 2013, Rev. Psicopedag, V30, P3
  30. Soares Aparecido José Couto, 2012, J. Soc. Bras. Fonoaudiol., V24, P69, DOI 10.1590/S2179-64912012000100012