Vocabulário expressivo em crianças usuárias de implante coclear
Carregando...
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2017
Editora
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Indexadores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Autor de Grupo de pesquisa
Editores
Coordenadores
Organizadores
Citação
REVISTA CEFAC, v.19, n.3, p.308-319, 2017
Resumo
ABSTRACT Objective: to verify whether children with cochlear implants (CI) acquire vocabulary at the same pace as normally hearing children, and which factors influence their acquisition. Methods: the vocabulary test of the ABFW was performed on 20 children who had been using the cochlear implant for at least three years. Historical information, such as age at time of implant, hearing age (i.e., at time of implant use), and family participation in the rehabilitation process, was gathered from patients’ files. Correlation statistical analysis was then performed. Results: it was observed that children with CI may acquire vocabulary similar to that of hearing children, depending on many aspects. The age at time of implantation and hearing age did not significantly correlate to the vocabulary results. The factor that demonstrated statistical significance was family participation, which showed a positive correlation: the more the family was involved in the rehabilitation process, the better the children’s results on the vocabulary test. Conclusion: it was, thus, possible to conclude that children with CI develop their vocabulary in a similar manner as hearing children, depending on factors that transcend the child’s age at time of implantation and hearing age. Family participation, in the rehabilitation process, was shown to be of critical importance in the child’s vocabulary development.
RESUMO Objetivo: verificar a aquisição de vocabulário em crianças surdas, usuárias de implante coclear, bem como os fatores que influenciam esse desenvolvimento. Métodos: foi aplicada a parte de vocabulário do teste de linguagem infantil ABFW em 20 crianças usuárias de implante coclear por no mínimo três anos. Além disso, foi avaliada a participação familiar no desenvolvimento dessas crianças. Resultados: foi observado que as crianças implantadas apresentam possibilidade de alcançar o desenvolvimento normal de vocabulário, quando comparadas às crianças ouvintes, a depender de diversos fatores. O fator que apresentou influência estatisticamente significante no vocabulário foi a participação familiar, sendo que quanto maior o envolvimento da família no processo terapêutico, melhores os resultados no teste de vocabulário. Conclusão: as crianças implantadas podem apresentar desempenho similar às crianças ouvintes no teste de vocabulário, a depender das variáveis que transcendem a idade à implantação ou mesmo o tempo de uso do implante coclear. A estimulação/ participação familiar no desenvolvimento das crianças se mostrou de extrema importância no desenvolvimento da linguagem oral.
RESUMO Objetivo: verificar a aquisição de vocabulário em crianças surdas, usuárias de implante coclear, bem como os fatores que influenciam esse desenvolvimento. Métodos: foi aplicada a parte de vocabulário do teste de linguagem infantil ABFW em 20 crianças usuárias de implante coclear por no mínimo três anos. Além disso, foi avaliada a participação familiar no desenvolvimento dessas crianças. Resultados: foi observado que as crianças implantadas apresentam possibilidade de alcançar o desenvolvimento normal de vocabulário, quando comparadas às crianças ouvintes, a depender de diversos fatores. O fator que apresentou influência estatisticamente significante no vocabulário foi a participação familiar, sendo que quanto maior o envolvimento da família no processo terapêutico, melhores os resultados no teste de vocabulário. Conclusão: as crianças implantadas podem apresentar desempenho similar às crianças ouvintes no teste de vocabulário, a depender das variáveis que transcendem a idade à implantação ou mesmo o tempo de uso do implante coclear. A estimulação/ participação familiar no desenvolvimento das crianças se mostrou de extrema importância no desenvolvimento da linguagem oral.
Palavras-chave
Hearing Loss, Cochlear Implants, Vocabulary, Perda Auditiva, Implantes Cocleares, Vocabulário
Referências
- Andrade CRF, 2004, ABFW - Teste de linguagem infantil: nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática
- Bento Ricardo Ferreira, 2004, Rev. Bras. Otorrinolaringol., V70, P632, DOI 10.1590/S0034-72992004000500009
- BEVILACQUA MC, 2005, DEFICIENCIA AUDITIVA, P179
- Bevilacqua MC, 2009, Tratado de Fonoaudiologia, P220
- Boons T, 2013, RES DEV DISABIL, V34, P2008, DOI 10.1016/j.ridd.2013.03.003
- BOOTHROYD A, 1984, J SPEECH HEAR RES, V27, P134
- Costa Marianni Christina Moreira, 2006, Pró-Fono R. Atual. Cient., V18, P189, DOI 10.1590/S0104-56872006000200008
- DOWELL RC, 1997, COCHLEAR IMPLANTATIO, P205
- Fagan Mary K, 2015, Cochlear Implants Int, V16, P24, DOI 10.1179/1754762814Y.0000000075
- Figueiredo Carolina Calsolari, 2013, Audiol., Commun. Res., V18, P303, DOI 10.1590/S2317-64312013000400011
- GEERS A, 1994, VOLTA REV, V96, P85
- Geers AE, 2013, J SPEECH LANG HEAR R, V56, P643, DOI 10.1044/1092-4388(2012/11-0347)
- Geers Ann E, 2011, Ear Hear, V32, p39S, DOI 10.1097/AUD.0b013e3181fa41dc
- Geers AE, 2009, J DEAF STUD DEAF EDU, V14, P371, DOI 10.1093/deafed/enn046
- Geers Ann E, 2007, Audiol Med, V5, P262, DOI 10.1080/16513860701659404
- Houston DM, 2011, Otol Neurotol, V31, P1248
- Li YL, 2004, INT J PEDIATR OTORHI, V68, P1027, DOI 10.1016/j.ijporl.2004.03.010
- May-Mederake B, 2013, Case Rep Otolaryngol
- May-Mederake B, 2012, INT J PEDIATR OTORHI, V76, P939, DOI 10.1016/j.ijporl.2012.02.051
- Mesquita ST, 2002, J Bras Fonoaudiol, V3, P207
- Miguel Juliana Habiro de Souza, 2013, Audiol., Commun. Res., V18, P171, DOI 10.1590/S2317-64312013000300006
- Moeller MP, 2000, PEDIATRICS, V106, P1, DOI 10.1542/PEDS.106.3.E43
- Moret Adriane Lima Mortari, 2007, Pró-Fono R. Atual. Cient., V19, P295, DOI 10.1590/S0104-56872007000300008
- Nicholas JG, 2008, AM J SPEECH-LANG PAT, V17, P121, DOI 10.1044/1058-0360(2008/013)
- Novaes BCAC, 2009, Tratado de Fonoaudiologia, P202
- Percy-Smith L, 2013, INT J PEDIATR OTORHI, V77, P184, DOI 10.1016/j.ijporl.2012.10.014
- Quittner AL, 2004, ARCH OTOLARYNGOL, V130, P547, DOI 10.1001/archotol.130.5.547
- Reynell JK, 1990, Reynell developmental language scales
- Rodríguez VMA, 1999, Dificultades de lenguaje en ambiente educativos - del retraso al transtorno específico de lenguaje
- Schramm B, 2010, INT J PEDIATR OTORHI, V74, P812, DOI 10.1016/j.ijporl.2010.04.008
- Stuchi Raquel Franco, 2007, Pró-Fono R. Atual. Cient., V19, P167, DOI 10.1590/S0104-56872007000200005
- Yanbay Ennur, 2014, Cochlear Implants Int, V15, P121, DOI 10.1179/1754762813Y.0000000062
- Ying E., 2008, PEDIAT AUDIOLOGY DIA, P240
- Yoshinaga-Itano C, 2010, Otol Neurotol, V31, P268
- Young GA, 2002, ANN OTO RHINOL LARYN, V111, P802
- 2003, Protocolo Latino Americano para Implantes Cocleares