Vocabulário expressivo em crianças usuárias de implante coclear

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2017
Editora
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Indexadores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Autor de Grupo de pesquisa
Editores
Coordenadores
Organizadores
Citação
REVISTA CEFAC, v.19, n.3, p.308-319, 2017
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT Objective: to verify whether children with cochlear implants (CI) acquire vocabulary at the same pace as normally hearing children, and which factors influence their acquisition. Methods: the vocabulary test of the ABFW was performed on 20 children who had been using the cochlear implant for at least three years. Historical information, such as age at time of implant, hearing age (i.e., at time of implant use), and family participation in the rehabilitation process, was gathered from patients’ files. Correlation statistical analysis was then performed. Results: it was observed that children with CI may acquire vocabulary similar to that of hearing children, depending on many aspects. The age at time of implantation and hearing age did not significantly correlate to the vocabulary results. The factor that demonstrated statistical significance was family participation, which showed a positive correlation: the more the family was involved in the rehabilitation process, the better the children’s results on the vocabulary test. Conclusion: it was, thus, possible to conclude that children with CI develop their vocabulary in a similar manner as hearing children, depending on factors that transcend the child’s age at time of implantation and hearing age. Family participation, in the rehabilitation process, was shown to be of critical importance in the child’s vocabulary development.
RESUMO Objetivo: verificar a aquisição de vocabulário em crianças surdas, usuárias de implante coclear, bem como os fatores que influenciam esse desenvolvimento. Métodos: foi aplicada a parte de vocabulário do teste de linguagem infantil ABFW em 20 crianças usuárias de implante coclear por no mínimo três anos. Além disso, foi avaliada a participação familiar no desenvolvimento dessas crianças. Resultados: foi observado que as crianças implantadas apresentam possibilidade de alcançar o desenvolvimento normal de vocabulário, quando comparadas às crianças ouvintes, a depender de diversos fatores. O fator que apresentou influência estatisticamente significante no vocabulário foi a participação familiar, sendo que quanto maior o envolvimento da família no processo terapêutico, melhores os resultados no teste de vocabulário. Conclusão: as crianças implantadas podem apresentar desempenho similar às crianças ouvintes no teste de vocabulário, a depender das variáveis que transcendem a idade à implantação ou mesmo o tempo de uso do implante coclear. A estimulação/ participação familiar no desenvolvimento das crianças se mostrou de extrema importância no desenvolvimento da linguagem oral.
Palavras-chave
Hearing Loss, Cochlear Implants, Vocabulary, Perda Auditiva, Implantes Cocleares, Vocabulário
Referências
  1. Andrade CRF, 2004, ABFW - Teste de linguagem infantil: nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática
  2. Bento Ricardo Ferreira, 2004, Rev. Bras. Otorrinolaringol., V70, P632, DOI 10.1590/S0034-72992004000500009
  3. BEVILACQUA MC, 2005, DEFICIENCIA AUDITIVA, P179
  4. Bevilacqua MC, 2009, Tratado de Fonoaudiologia, P220
  5. Boons T, 2013, RES DEV DISABIL, V34, P2008, DOI 10.1016/j.ridd.2013.03.003
  6. BOOTHROYD A, 1984, J SPEECH HEAR RES, V27, P134
  7. Costa Marianni Christina Moreira, 2006, Pró-Fono R. Atual. Cient., V18, P189, DOI 10.1590/S0104-56872006000200008
  8. DOWELL RC, 1997, COCHLEAR IMPLANTATIO, P205
  9. Fagan Mary K, 2015, Cochlear Implants Int, V16, P24, DOI 10.1179/1754762814Y.0000000075
  10. Figueiredo Carolina Calsolari, 2013, Audiol., Commun. Res., V18, P303, DOI 10.1590/S2317-64312013000400011
  11. GEERS A, 1994, VOLTA REV, V96, P85
  12. Geers AE, 2013, J SPEECH LANG HEAR R, V56, P643, DOI 10.1044/1092-4388(2012/11-0347)
  13. Geers Ann E, 2011, Ear Hear, V32, p39S, DOI 10.1097/AUD.0b013e3181fa41dc
  14. Geers AE, 2009, J DEAF STUD DEAF EDU, V14, P371, DOI 10.1093/deafed/enn046
  15. Geers Ann E, 2007, Audiol Med, V5, P262, DOI 10.1080/16513860701659404
  16. Houston DM, 2011, Otol Neurotol, V31, P1248
  17. Li YL, 2004, INT J PEDIATR OTORHI, V68, P1027, DOI 10.1016/j.ijporl.2004.03.010
  18. May-Mederake B, 2013, Case Rep Otolaryngol
  19. May-Mederake B, 2012, INT J PEDIATR OTORHI, V76, P939, DOI 10.1016/j.ijporl.2012.02.051
  20. Mesquita ST, 2002, J Bras Fonoaudiol, V3, P207
  21. Miguel Juliana Habiro de Souza, 2013, Audiol., Commun. Res., V18, P171, DOI 10.1590/S2317-64312013000300006
  22. Moeller MP, 2000, PEDIATRICS, V106, P1, DOI 10.1542/PEDS.106.3.E43
  23. Moret Adriane Lima Mortari, 2007, Pró-Fono R. Atual. Cient., V19, P295, DOI 10.1590/S0104-56872007000300008
  24. Nicholas JG, 2008, AM J SPEECH-LANG PAT, V17, P121, DOI 10.1044/1058-0360(2008/013)
  25. Novaes BCAC, 2009, Tratado de Fonoaudiologia, P202
  26. Percy-Smith L, 2013, INT J PEDIATR OTORHI, V77, P184, DOI 10.1016/j.ijporl.2012.10.014
  27. Quittner AL, 2004, ARCH OTOLARYNGOL, V130, P547, DOI 10.1001/archotol.130.5.547
  28. Reynell JK, 1990, Reynell developmental language scales
  29. Rodríguez VMA, 1999, Dificultades de lenguaje en ambiente educativos - del retraso al transtorno específico de lenguaje
  30. Schramm B, 2010, INT J PEDIATR OTORHI, V74, P812, DOI 10.1016/j.ijporl.2010.04.008
  31. Stuchi Raquel Franco, 2007, Pró-Fono R. Atual. Cient., V19, P167, DOI 10.1590/S0104-56872007000200005
  32. Yanbay Ennur, 2014, Cochlear Implants Int, V15, P121, DOI 10.1179/1754762813Y.0000000062
  33. Ying E., 2008, PEDIAT AUDIOLOGY DIA, P240
  34. Yoshinaga-Itano C, 2010, Otol Neurotol, V31, P268
  35. Young GA, 2002, ANN OTO RHINOL LARYN, V111, P802
  36. 2003, Protocolo Latino Americano para Implantes Cocleares