The role of phonological awareness in reading comprehension

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Citação
REVISTA CEFAC, v.19, n.5, p.590-600, 2017
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT Purpose: to characterize the performance of 4th grade-Elementary School students with and without signs of reading and writing disorders as for phonological awareness and reading comprehension, and also verify possible correlations between them. Methods: 60 children enrolled in the 4th grade of Elementary School from two public schools, whose parents signed the Informed Consent Form, participated in the present study. They were selected and organized in groups, with and without signs of reading and writing disorders. All students were individually assessed regarding their phonological awareness and reading comprehension of sentences and texts through standardized tests. The data underwent statistical analysis. Results: those with signs of reading and writing disorders showed the lowest performance in the reading comprehension of sentences and texts. A correlation was found between phonological awareness and reading comprehension of sentences and texts in both groups. Conclusion: students with no signs of reading and writing disorders had a higher performance in the skills assessed. The correlation found between phonological awareness and reading comprehension of sentences and texts shows not only the importance of metaphonological skills for a proficient reading, but also for a comprehensive one.
RESUMO Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares de 4º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura e verificar possíveis correlações entre tais habilidades. Métodos: participaram deste estudo 60 crianças do quarto ano do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas, cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os escolares foram selecionados e organizados em grupos com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Todos foram avaliados individualmente em relação à consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e textos por meio de testes padronizados. Os dados passaram por análise estatística. Resultados: os escolares com indicativos de alterações de leitura e escrita tiveram pior desempenho em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e textos. Houve correlação entre a consciência fonológica e compreensão de leitura de textos nos dois grupos. Conclusão: os escolares sem indicativos de alterações apresentaram melhor desempenho nas habilidades avaliadas. A presença de correlação entre a consciência fonológica e a compreensão de leitura de orações e de textos, evidencia a importância das habilidades metafonológicas, não apenas para consolidação de uma leitura proficiente, mas também para a compreensão leitora.
Palavras-chave
Evaluation, Reading, Comprehension, Education, Learning, Avaliação, Leitura, Compreensão, Educação, Aprendizagem
Referências
  1. Aksan N, 2009, PROCD SOC BEHV, V1, P834, DOI 10.1016/j.sbspro.2009.01.149
  2. Andrade Maria Waleska Camboim Lopes de, 2006, Psicol. estud., V11, P147, DOI 10.1590/S1413-73722006000100017
  3. Ávila CRB, 2004, Tratado de Fonoaudiologia, P815
  4. Berninger VW, 2010, LANG SPEECH HEAR SER, V41, P179, DOI 10.1044/0161-1461(2009/08-0002)
  5. Brandão S, 2009, Promoção da compreensão leitora: avaliação dos resultados de um programa, P3376
  6. Campos AMG, 2012, Rev. Psicopedag, V29, P194
  7. Capellini SA, 2010, Adaptação para o português
  8. Capellini S. A., 2000, TEMAS DESENVOLVIMENT, V8, P17
  9. Capellini Simone Aparecida, 2011, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V16, P189, DOI 10.1590/S1516-80342011000200013
  10. Capovilla A. G. S., 2007, PSICOLOGIA REV, V13, P363
  11. Cavalheiro Laura Giotto, 2010, Rev. CEFAC, V12, P1009, DOI 10.1590/s1516-18462010005000063
  12. Erdogan T, 2010, PROCD SOC BEHV, V2, P532, DOI 10.1016/j.sbspro.2010.03.058
  13. Guedes MCR, 2010, Cadernos de Letras da UFF - Dossiê Letras e Cognição, V41, P263
  14. Moojen S, 2003, Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS)
  15. Mousinho R, 2010, Psicopedag, V27, P27
  16. Nalom Ana Flávia de Oliveira, 2015, CoDAS, V27, P333, DOI 10.1590/2317-1782/20152015016
  17. Navas Ana Luiza Gomes Pinto, 2009, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V14, P553, DOI 10.1590/S1516-80342009000400021
  18. Novaes CB, 2013, Rev. Psicopedag, V30, P189
  19. Oliveira Adriana Marques de, 2012, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V17, P201, DOI 10.1590/S1516-80342012000200017
  20. Oliveira Adriana Marques de, 2013, Psicol. estud., V18, P293, DOI 10.1590/S1413-73722013000200010
  21. Reynolds MR, 2012, J. Sch. Psychol, P841
  22. Rothou KM, 2013, PROCD SOC BEHV, V93, P1504, DOI 10.1016/j.sbspro.2013.10.072
  23. Santos Maria Thereza Mazorra dos, 2012, J. Soc. Bras. Fonoaudiol., V24, P269, DOI 10.1590/S2179-64912012000300013
  24. Silva Monique Cantelli da, 2013, Audiol., Commun. Res., V18, P203, DOI 10.1590/S2317-64312013000300010
  25. Soares Aparecido José Couto, 2012, J. Soc. Bras. Fonoaudiol., V24, P69, DOI 10.1590/S2179-64912012000100012
  26. Stein LM, 1994, Teste de Desempenho Escolar (TDE)
  27. Tenório Sabrina Mª Pimentel da Cunha Pinto, 2012, Rev. CEFAC, V14, P30, DOI 10.1590/s1516-18462011005000099
  28. Ukrainetz TA, 2011, EARLY CHILD RES Q, V26, P50, DOI 10.1016/j.ecresq.2010.04.006
  29. Williams GJ, 2013, LEARN INDIVID DIFFER, V28, P142, DOI 10.1016/j.lindif.2012.08.003