Tradução e adaptação de um software de treinamento da escuta no ruído para o português brasileiro
Carregando...
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2018
Editora
Academia Brasileira de Audiologia
Indexadores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Autores
Autor de Grupo de pesquisa
Editores
Coordenadores
Organizadores
Citação
AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH, v.23, n.0, p.e1935, 2018
Resumo
ABSTRACT Purpose To translate and to adapt the software “LEB”, verify its effectiveness and playability in a group of students without hearing and / or learning complaints. Methods (I) Effectiveness was investigated by analyzing the performance of two paired groups before and after training in the compressed speech test. The trained group (TG), composed by 22 students aged 9 to 10 years old, received training with the software and the control group (CG), composed by 20 students of the same age, did not receive any type of stimulation; (II) after the training, the subjects of the TG responded to a qualitative evaluation about the software. Results The commands were understood and executed easily and effectively. The questionnaire revealed that LEB was well accepted and stimulating, providing new learning. The GT presented significant evolutions in comparison to the control group. Conclusions The success in the software’s translation, adaptation and gameplay process is evidenced by the observed changes in the auditory closure ability, suggesting its effectiveness for training speech perception in the noise.
RESUMO Objetivo Traduzir e adaptar o software Logiciel d’Écoute dans le Bruit - LEB, verificar sua efetividade e jogabilidade em um grupo de escolares sem queixas auditivas e/ou de aprendizagem. Métodos A efetividade foi investigada por meio da análise do desempenho de dois grupos pareados, antes e depois do treinamento, no teste de fala comprimida. O grupo treinado (GT), constituído por 22 escolares, entre 9 a 10 anos de idade, recebeu treinamento com o software e o grupo controle (GC), composto por 20 escolares da mesma faixa etária, não recebeu nenhum tipo de estimulação. Após o treinamento, os sujeitos do GT responderam a uma avaliação qualitativa sobre o software. Resultados Os comandos foram compreendidos e executados com facilidade e eficácia. O questionário revelou que o LEB foi bem aceito e estimulante, proporcionando novos aprendizados. O GT apresentou evoluções significativas, em comparação ao GC. Conclusão O êxito na tradução, adaptação e jogabilidade do software fica evidenciado pelas mudanças observadas na habilidade de fechamento auditivo, sugerindo sua efetividade para treinamento da percepção da fala no ruído.
RESUMO Objetivo Traduzir e adaptar o software Logiciel d’Écoute dans le Bruit - LEB, verificar sua efetividade e jogabilidade em um grupo de escolares sem queixas auditivas e/ou de aprendizagem. Métodos A efetividade foi investigada por meio da análise do desempenho de dois grupos pareados, antes e depois do treinamento, no teste de fala comprimida. O grupo treinado (GT), constituído por 22 escolares, entre 9 a 10 anos de idade, recebeu treinamento com o software e o grupo controle (GC), composto por 20 escolares da mesma faixa etária, não recebeu nenhum tipo de estimulação. Após o treinamento, os sujeitos do GT responderam a uma avaliação qualitativa sobre o software. Resultados Os comandos foram compreendidos e executados com facilidade e eficácia. O questionário revelou que o LEB foi bem aceito e estimulante, proporcionando novos aprendizados. O GT apresentou evoluções significativas, em comparação ao GC. Conclusão O êxito na tradução, adaptação e jogabilidade do software fica evidenciado pelas mudanças observadas na habilidade de fechamento auditivo, sugerindo sua efetividade para treinamento da percepção da fala no ruído.
Palavras-chave
Hearing, Auditory perceptual disorders, Rehabilitation, Software, Acoustic stimulation, Child, Audição, Transtornos da percepção auditiva, Reabilitação, Estimulação auditiva, Criança
Referências
- Anderson S, 2013, FRONT SYST NEUROSCI, V7, DOI 10.3389/fnsys.2013.00097
- Anderson S, 2013, P NATL ACAD SCI USA, V110, P4357, DOI 10.1073/pnas.1213555110
- Balen AS, 2015, Tratado de audiologia, P523
- Banai K, 2012, PLOS ONE, V7, DOI 10.1371/journal.pone.0047099
- Beaton DE, 2000, SPINE, V25, P3186, DOI 10.1097/00007632-200012150-00014
- BERGLUND B, 1999, GUID COMM NOIS
- Brasil PD, 2017, Eficácia do treinamento auditivo utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar
- Eisenberg LS, 2000, J ACOUST SOC AM, V107, P2704, DOI 10.1121/1.428656
- Fallon M, 2000, J ACOUST SOC AM, V108, P3023, DOI 10.1121/1.1323233
- Jerger J, 2000, J Am Acad Audiol, V11, P467
- Karawani H, 2016, FRONT PSYCHOL, V6, DOI 10.3389/fpsyg.2015.02066
- Keith RW, 1999, LANG SPEECH HEAR SER, V30, P339, DOI 10.1044/0161-1461.3004.339
- Keith RW, 1982, CENTRAL AUDITORY LAN, P61
- Merzenich MM, 1996, SCIENCE, V271, P77, DOI 10.1126/science.271.5245.77
- Murphy CFB, 2011, FOLIA PHONIATR LOGO, V63, P147, DOI 10.1159/000316327
- Murphy CFB, 2015, PLOS ONE, V10, DOI 10.1371/journal.pone.0135422
- Musiek FE, 2002, SEM HEAR, V23, P263, DOI 10.1055/S-2002-35862
- Musiek Frank E., 1998, Seminars in Hearing, V19, P357, DOI 10.1055/s-0028-1082983
- Patsula L., 1999, J APPL TESTING TECHN, V1, P1
- Pereira LD, 1992, ACTA AWHO, V11, P119
- Rabelo Camila Maia, 2007, Clinics, V62, P261, DOI 10.1590/S1807-59322007000300010
- Russo FA, 2008, EAR HEARING, V29, P746, DOI 10.1097/AUD.0b013e31817bdd1f
- Schochat E, 1994, Percepção de fala: presbiacusia e perda auditiva induzida por ruído
- Smith GE, 2009, J AM GERIATR SOC, V57, P594, DOI 10.1111/j.1532-5415.2008.02167.x
- Tallal P, 1996, SCIENCE, V271, P81, DOI 10.1126/science.271.5245.81
- Thibodeau LM, 2007, HDB AUDITORY PROCESS, P167
- Tremblay K, 2001, EAR HEARING, V22, P79, DOI 10.1097/00003446-200104000-00001
- Wilson RH, 2003, J REHABIL RES DEV, V40, P329, DOI 10.1682/JRRD.2003.07.0329
- Ziegler JC, 2009, DEVELOPMENTAL SCI, V12, P732, DOI 10.1111/j.1467-7687.2009.00817.x