Formação médica e assistência aos processos de abortamento: a perspectiva de residentes de duas universidades públicas em São Paulo, Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
1
Tipo de produção
article
Data de publicação
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
UNIV ESTADUAL PAULISTA-UNESP
Citação
INTERFACE-COMUNICACAO SAUDE EDUCACAO, v.23, article ID UNSP e180370, 15p, 2019
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Abortion is a major public health issue that cuts across various specialities. This study focused on abortion care and its relatioship with the training received in Gynecology and Obstetrics and Family and Community Medicine by residents of two public Colleges in Sao Paulo. A qualitative research design was adopted consisting of the administration of in-depth interviews with 13 residents. The obstetrics and gynaecology residents reported that they relied on practical experience to provide abortion care, while the family and community medicine residents recounted that they discussed the theme and its connection with gender isssues. Clinical knowledge, the devlopment of skills and techniques, and adopting a gender-sensitive approach in training were revealed to be vital components of comprehensive abortion care.
O aborto é um importante tema sob a perspectiva da saúde pública e permeia a prática de diversas especialidades. Enfocamos a assistência a processos de abortamento e sua relação com a formação recebida em Ginecologia e Obstetrícia (GO) e Medicina de Família e Comunidade (MFC) por residentes de duas faculdades públicas paulistas. A pesquisa seguiu a metodologia qualitativa, e a produção dos dados empíricos se norteou pela técnica de entrevista em profundidade (13 residentes). Os residentes em GO relatam pautar-se nas experiências práticas para condução dos casos de abortamento. Os residentes em MFC relatam discussões sobre o tema e suas conexões com questões de gênero. O conhecimento clínico, o desenvolvimento de habilidades e técnicas e a maior inserção da abordagem de gênero na formação se revelam fundamentais para o exercício do cuidado integral às mulheres em processo de abortamento.
Palavras-chave
Medical education, Abortion, Obstetrics and gynaecology, Family and community medicine, Gender, Formação médica, Abortamento, Ginecologia e obstetrícia, Medicina de familia e comunidade, Gênero
Referências
  1. Almeida Margareth Aparecida Santini de, 2012, Rev. bras. educ. med., V36, P243, DOI 10.1590/S0100-55022012000400013
  2. Barbosa ASSF, 2012, REV SPAGEST RIBEIRAO, V13, P44
  3. Fontanella BJ, 2008, CAD SAUDE PUBLICA, V24, P17, DOI 10.1590/S0102-311X2008000100003
  4. Becker H., 1994, METODOS PESQUISA CIE
  5. Bickel J, 2001, J WOMEN HEALTH GEN-B, V10, P261, DOI 10.1089/152460901300140013
  6. Bleakley A, 2013, MED EDUC, V47, P59, DOI 10.1111/j.1365-2923.2012.04351.x
  7. Coast E, 2018, SOC SCI MED, V200, P199, DOI 10.1016/j.socscimed.2018.01.035
  8. Dewes J., 2013, AMOSTRAGEM BOLA NEVE
  9. Diniz D, 2017, CIENC SAUDE COLETIVA, V22, P653, DOI 10.1590/1413-81232017222.23812016
  10. Diniz D, 2010, CIENC SAUDE COLETIVA, V15, P959, DOI 10.1590/S1413-81232010000700002
  11. Faundes A, 2015, INT J GYNECOL OBSTET, V131, pS56, DOI 10.1016/j.ijgo.2015.03.018
  12. Faúndes Anibal, 2007, Rev. bras. epidemiol., V10, P6, DOI 10.1590/S1415-790X2007000100002
  13. Giglio-Jacquemot A., 2005, URGENCIAS EMERGENCIA
  14. Machin R, 2009, CIENC SAUDE COLETIVA, V14, P1741, DOI 10.1590/S1413-81232009000500015
  15. Ministerio da Educacao, 2001, DIR CURR NAC
  16. Ministerio da Saude. Departamento de Acoes Programaticas Estrategicas, 2011, AT HUM AB NORM TECN
  17. Ministerio da Saude. Secretaria de Atencao a Saude. Nucleo Tecnico da Politica Nacional de Humanizacao, 2006, NUCL TECN POL NAC HU
  18. Monteiro GFM, 2015, REPROD CLIM, V30, P11
  19. NEVES C. A. B., 2010, ESTUDOS E PESQUISAS, V10, P151
  20. Organizacao Mundial da Saude, 2013, AB SEG OR TECN POL S
  21. Darze OISP, 2014, REV BRAS GINECOL OBS, V36, P5, DOI 10.1590/S0100-72032014000100003
  22. Sedgh G, 2016, LANCET, V388, P258, DOI 10.1016/S0140-6736(16)30380-4
  23. Silveira P, 2016, CAD SAUDE PUBLICA, V32, DOI [10.1590/0102-311X00004815, 10.1590/0102-311x00004815]
  24. Silverman D., 2009, INTERPRETACAO DADOS
  25. Verdonk P, 2009, ADV HEALTH SCI EDUC, V14, P135, DOI 10.1007/s10459-008-9100-z