Autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo e a percepção de fonoaudiólogos sobre suas habilidades de leitura e escrita

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Academia Brasileira de Audiologia
Citação
AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH, v.24, p.e2140, 2019
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT Purpose this study aimed to investigate the self-perception of children with autism spectrum disorder regarding their reading and writing skills and to compare these with the perceptions of their therapists. Methods Ten children with a diagnosis of autism spectrum disorder and their respective therapists participated in this study. An individual questionnaire with eight multiple-choice questions was applied orally to both groups. Results The answers presented by the two groups diverged in some questions. Some therapists reported that working on self-perception is a part of the therapeutic planning. Conclusion The results suggest that children with autism spectrum disorder do not always have a realistic self-perception about their reading and writing skills. Researching children's self-perception can be important to enable parents and professionals to help these students to engage in their difficulties.
RESUMO Objetivo o presente estudo buscou investigar a autopercepção de crianças com distúrbio do espectro do autismo, no que se refere às suas habilidades de leitura e escrita, e comparar com a percepção de seus terapeutas. Métodos participaram desta pesquisa dez crianças com diagnóstico de distúrbio do espectro do autismo e seus respectivos terapeutas. Foi aplicado, oralmente, um questionário individual para ambos os grupos, composto por oito perguntas de múltipla escolha. Resultados as respostas apresentadas pelos dois grupos foram divergentes em algumas questões. Alguns terapeutas registraram que o trabalho da autopercepção faz parte do planejamento terapêutico de seus pacientes. Conclusão nem sempre as crianças com distúrbio do espectro do autismo possuem autopercepção realista sobre suas habilidades de leitura e escrita. A pesquisa da autopercepção das crianças pode ser importante para que pais e profissionais possam auxiliar os escolares a se engajarem e trabalharem suas dificuldades.
Palavras-chave
Autistic disorder, Language development disorders, Child psychiatry, School health services, Asperger Syndrome, Transtorno autístico, Transtornos do desenvolvimento da linguagem, Psiquiatria infantil, Serviços de saúde escolar, Síndrome de Asperger
Referências
  1. Boyer JC, 2015, PROCD SOC BEHV, V174, P1434, DOI 10.1016/j.sbspro.2015.01.772
  2. Brown HM, 2013, J AUTISM DEV DISORD, V43, P932, DOI 10.1007/s10803-012-1638-1
  3. Davidson MM, 2015, J Autism Dev Disord, V44, P828
  4. ECCLES J, 1993, CHILD DEV, V64, P830, DOI 10.2307/1131221
  5. Johnson SA, 2009, J AUTISM DEV DISORD, V39, P1706, DOI 10.1007/s10803-009-0809-1
  6. Jones CRG, 2009, NEUROPSYCHOLOGY, V23, P718, DOI 10.1037/a0016360
  7. Locke KD, 2016, RES AUTISM SPECT DIS, V31, P19, DOI 10.1016/j.rasd.2016.07.006
  8. McCauley JB, 2018, J AUTISM DEV DISORD, V48, P1825, DOI 10.1007/s10803-017-3403-y
  9. Pereira C. P., 2017, Rev. Bras. Educ. Prof. Tecnol., V2, P48
  10. Rezende A, 2017, Rev Paul Pediatr, V35, P415
  11. Souza Silva BRV, 2018, Arq Ciênc Saúde UNIPAR, V22, P193
  12. Thaler H, 2018, AUTISM, V22, P751, DOI 10.1177/1362361317701269
  13. Westerveld M. F., 2015, J SPEC EDUC, V50, P37