Relação entre pausas silentes e classe gramatical em narrativas de crianças com distúrbio específico de linguagem

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dc.contributor Sistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSP
dc.contributor.author BEFI-LOPES, Debora Maria FMUSP-HC
PEDOTT, Paula Renata FMUSP-HC
BACCHIN, Letícia Bondezan
CÁCERES, Ana Manhani FMUSP-HC
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation CODAS, v.25, n.1, p.64-69, 2013
dc.identifier.issn 2317-1782
dc.identifier.uri http://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/5666
dc.description.abstract PURPOSE: To determine whether word class has any influence on the mean duration of silent pauses in the spoken narratives of children with specific language impairment (SLI) and in those with typical language development (TLD). METHODS: The study sample consisted of 60 children in the age range from 7 to 10 years: 20 with SLI; and 40 with TLD. Each child produced 15 narratives, each based on a set of four pictures (scenes) and each set of pictures being more complex than the last. The narratives were analyzed, and nouns, adjectives, verbs, conjunctions, prepositions, and pronouns were identified. A computer program was used in order to determine the duration (in milliseconds) of the silent pauses preceding words of each class. RESULTS: In both groups, silent pauses were shortest before nouns and longest before conjunctions. For all word classes, the mean duration of silent pauses was longer in the SLI group than in the TLD group. CONCLUSION: Word class influences the duration of silent pauses, which are shorter before nouns and longer before conjunctions. Children with SLI produce longer silent pauses, possibly because of their language processing difficulties.
dc.description.abstract OBJETIVO: Verificar se há influência das classes gramaticais no tempo médio de pausas silentes durante a produção de narrativas em crianças em desenvolvimento típico de linguagem e em crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL). MÉTODOS: Participaram da pesquisa 20 crianças com DEL e 40 em desenvolvimento típico de linguagem com idade variando entre 7 e 10 anos. Cada sujeito elaborou 15 narrativas, baseadas em uma sequência de quatro cenas cada, com aumento gradual de complexidade. Após as análises das amostras foram identificados os substantivos, adjetivos, verbos, conjunções, preposições e pronomes. Num segundo momento, as amostras foram submetidas a um software para análise das pausas silentes (tempo em milissegundos), que permitiu o levantamento do tempo das pausas imediatamente anteriores a cada uma dessas categorias gramaticais. RESULTADOS: Ambos os grupos apresentaram menor duração da pausa silente quando esta precedia os substantivos e maior quando esta precedia as conjunções. A análise estatística evidenciou que os grupos diferem em todas as classes de palavras, com média de pausas silentes maiores nas crianças com DEL. CONCLUSÃO: A classe gramatical influencia a duração da pausa silente, sendo esta menor quando precede substantivos e maior quando precede conjunções. Além disso, os indivíduos com DEL possuem pausas silentes mais longas possivelmente em decorrência de suas dificuldades com o processamento da linguagem.
dc.description.sponsorship · Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processos número2009/14045-0, 2010/07613-0 e 2010/07637-6
dc.language.iso por
dc.language.iso eng
dc.publisher Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartof CoDAS
dc.rights openAccess
dc.subject Child language; Language development disorders; Narration; Speech, language and hearing sciences; Language development; Linguagem infantil; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Narração; Fonoaudiologia; Desenvolvimento da linguagem
dc.title Relação entre pausas silentes e classe gramatical em narrativas de crianças com distúrbio específico de linguagem
dc.title.alternative Word class and silent pauses in spoken narratives of children with specific language impairment
dc.type article
dc.rights.holder Copyright Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.description.group LIM/34
dc.identifier.doi 10.1590/S2317-17822013000100012
dc.identifier.pmid 24408173
dc.type.category original article
dc.type.version publishedVersion
hcfmusp.author BEFI-LOPES, Debora Maria:FM:MFT
hcfmusp.author PEDOTT, Paula Renata:FM:
hcfmusp.author CÁCERES, Ana Manhani:FM:MFT
hcfmusp.author.external · BACCHIN, Letícia Bondezan:Universidade de São Paulo, São Paulo, BRAZIL
hcfmusp.origem.id SCIELO:S2317-17822013000100012
hcfmusp.origem.id 2-s2.0-84899703189
hcfmusp.publisher.city SÃO PAULO
hcfmusp.publisher.country BRAZIL
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dc.description.index MEDLINE
hcfmusp.citation.scopus 3
hcfmusp.affiliation.country Brasil


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