Applicability of the ""An Object and Action Naming Battery"" in Brazilian Portuguese
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Tipo de produção
article
Data de publicação
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Citação
CODAS, v.25, n.5, p.437-443, 2013
Resumo
PURPOSE: To verify the performance of a sample of Brazilian subjects in the ""An Object and Action Naming Battery"" (OANB), according to schooling; and to describe the main error types in nouns and verbs naming. METHODS: The OANB was applied in 100 healthy subjects, divided in two groups (GI: four to eight years of schooling; and GII: above nine years). RESULTS: There were correct answers for 97.6% for nouns and 98.0% for verbs. There were statistically significant differences between the groups in the number of correct answers for nouns and verbs (p<0.0001) and in the proportion of semantic errors for verbs (p=0.0160), with less educated subjects performing poorer than higher educated ones. CONCLUSION: The OANB may be used in adult Brazilian Portuguese native speakers. The group with higher education had higher scores; both groups had a higher proportion of ""semantic errors"" for verbs and nouns.
OBJETIVO: Verificar o desempenho de sujeitos brasileiros na Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos (BNOV), de acordo com a escolaridade; e descrever os principais tipos de erro na nomeação de verbos e substantivos. MÉTODOS: A BNOV foi aplicada em 100 sujeitos normais, divididos em dois grupos (GI: quatro a oito anos de escolaridade; e GII: acima de nove anos). RESULTADOS: Houve índice total de acertos de 97,6% para os substantivos e 98,0% para verbos. Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos no número de acertos para substantivos e verbos (p<0,0001) e na proporção de ocorrência de erros semânticos para verbos (p=0,0160), registrando-se pior desempenho entre os sujeitos menos escolarizados. CONCLUSÃO: A BNOV é adequada para uso em adultos falantes do Português Brasileiro. O grupo com maior escolaridade apresentou maior número de ""acertos""; ambos os grupos tiveram maior proporção de ""erros semânticos"" para verbos e substantivos.
OBJETIVO: Verificar o desempenho de sujeitos brasileiros na Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos (BNOV), de acordo com a escolaridade; e descrever os principais tipos de erro na nomeação de verbos e substantivos. MÉTODOS: A BNOV foi aplicada em 100 sujeitos normais, divididos em dois grupos (GI: quatro a oito anos de escolaridade; e GII: acima de nove anos). RESULTADOS: Houve índice total de acertos de 97,6% para os substantivos e 98,0% para verbos. Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos no número de acertos para substantivos e verbos (p<0,0001) e na proporção de ocorrência de erros semânticos para verbos (p=0,0160), registrando-se pior desempenho entre os sujeitos menos escolarizados. CONCLUSÃO: A BNOV é adequada para uso em adultos falantes do Português Brasileiro. O grupo com maior escolaridade apresentou maior número de ""acertos""; ambos os grupos tiveram maior proporção de ""erros semânticos"" para verbos e substantivos.
Palavras-chave
Evaluation, Speech, language and hearing sciences, Language tests, Names, Adult, Avaliacao, Fonoaudiologia, Testes de linguagem, Nomes, Adulto
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