A educação em saúde no cuidado de usuários do Programa Automonitoramento Glicêmico

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dc.contributor Sistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSP
dc.contributor.author MATSUMOTO, Pamela Miwa
BARRETO, Alessandra Rosa Biaggi
SAKATA, Karen Namie FMUSP-HC
SIQUEIRA, Yara Maria do Couto FMUSP-HC
ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone
FRACOLLI, Lislaine Aparecida
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP, v.46, n.3, p.761-765, 2012
dc.identifier.issn 0080-6234
dc.identifier.uri http://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/6148
dc.description.abstract This article reports, in a systemized and analytical way, the experience of an Outreach Program in the period between 2010 and 2011. The study focused on health education interventions as strategies to improve the adherence of individuals with insulin- dependent diabetes mellitus (IDDM), clients of a blood glucose self-Monitoring program. In addition, we intended to contribute to the reorganization of the program's working processes in the unit. Health education strategies were used in both educational groups and home visits, thus permitting the provision of care that was more individualized. Data regarding the clients were organized on a spreadsheet and in files for the Family Health teams, which made it easier to identify the patients, including those who were absent, helping to decentralize the care. By using health education strategies, we intended to contribute to a more comprehensive and emancipatory care of the clients, aimed at a continuous reflection of the workers regarding their practices.
dc.description.abstract El trabajo relata crítica y sistemáticamente la experiencia de un Proyecto de Extensión, efectuado entre 2010 y 2011. Enfocó acciones de educación en salud como estrategia para mejorar la adhesión de personas con diabetes mellitus e insulinodependientes de Unidad Básica de Salud del municipio de São Paulo al Programa Automonitoreo Glucémico. Además, se pretendió contribuir en la reorganización del proceso de trabajo relativo al Programa en la unidad. Fueron utilizadas estrategias de educación en salud en grupos educativos y visitas domiciliarias, posibilitándose cuidados más personalizados. Los datos de los pacientes se organizaron en planillas y carpetas para los equipo de Salud de la Familia, facilitando la identificación de pacientes, inclusive los ausentes, y ayudando a descentralizar la atención. Con las acciones de educación en salud se pretendió contribuir a una atención más integral y emancipatoria a los pacientes y a una reflexión permanente del trabajador respecto de sus prácticas.
dc.description.abstract O trabalho relata, de maneira sistematizada e crítica, a experiência de um Projeto de Extensão no período de 2010 a 2011. Teve como foco ações de educação em saúde como estratégia para melhorar a adesão das pessoas com diabetes mellitus e insulinodependentes, de uma Unidade Básica de Saúde do município de São Paulo, ao Programa Automonitoramento Glicêmico. Além disso, pretendeu-se contribuir na reorganização do processo de trabalho em relação ao Programa na unidade. Foram utilizadas estratégias de educação em saúde em grupos educativos e visitas domiciliares, assim, possibilitando cuidados mais singulares. Dados dos usuários foram organizados em planilha e em pastas para as equipes de Saúde da Família, facilitando na identificação dos usuários, inclusive os faltosos, e auxiliando na descentralização do cuidado. Com as ações de educação em saúde, pretendeu-se contribuir para um cuidado mais integral e emancipatório aos usuários, para um contínuo refletir dos trabalhadores quanto a suas práticas.
dc.language.iso por
dc.language.iso eng
dc.publisher Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.relation.ispartof Revista da Escola de Enfermagem da USP
dc.rights openAccess
dc.subject Health education; Family Health Program; Primary Health Care; Community health nursing; Diabetes mellitus; Educación en salud; Programa de Salud Familiar; Atención Primaria de Salud; Enfermería en salud comunitaria; Educação em saúde; Programa Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem em saúde comunitária
dc.title A educação em saúde no cuidado de usuários do Programa Automonitoramento Glicêmico
dc.title.alternative Health education in the care to clients of the blood Glucose Self-Monitoring Program
dc.title.alternative La educación en salud en el cuidado de pacientes del Programa Automonitoreo Glucémico
dc.type article
dc.rights.holder Copyright Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.identifier.doi 10.1590/S0080-62342012000300031
dc.identifier.pmid 22773500
dc.type.category original article
dc.type.version publishedVersion
hcfmusp.author SAKATA, Karen Namie:IMT:
hcfmusp.author SIQUEIRA, Yara Maria do Couto:HC:FFM
hcfmusp.author.external · ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone:Universidade de São Paulo, São Paulo, BRAZIL
· FRACOLLI, Lislaine Aparecida:Universidade de São Paulo, São Paulo, BRAZIL
hcfmusp.origem.id SCIELO:S0080-62342012000300031
hcfmusp.origem.id 2-s2.0-84866788376
hcfmusp.publisher.city SÃO PAULO
hcfmusp.publisher.country BRAZIL
hcfmusp.relation.reference · Brasil, 2007, Portaria GM n. 2.583, de 10 de outubro de 2007. Define elenco de medicamentos e insumos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, nos termos da Lei nº 11.347, de 2006, aos usuários portadores de diabetes mellitus
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dc.description.index MEDLINE
hcfmusp.citation.scopus 2
hcfmusp.affiliation.country Brasil


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