StaticPageTitle

Sobre o OPI

O Observatório da Produção Intelectual do Sistema FMUSP-HC foi lançado em 24 de outubro de 2014 com o objetivo de reunir e dar visibilidade a um trabalho conjunto e de relevância nacional e internacional, fruto da pesquisa desenvolvida em prol da melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Consolidado este primeiro momento, parte agora para se debruçar e observar esta mesma produção, mostrando indicadores e tendências.

Compreendendo a exigência de um ritmo de vida cada vez mais acelerado dos atores envolvidos nessas comunidades científicas, o OPI procura fornecer os dados da produção científica mais relevante de forma automatizada, cabendo à equipe da Biblioteca o trabalho de consistência e organização da informação. Caso queira sugerir a inclusão de um trabalho de sua autoria, que por algum motivo não está aparecendo, entre em contato conosco.

Seguindo a tendência internacional de dar visibilidade às pesquisas financiadas com recursos públicos, o OPI procura facilitar o acesso ao texto completo, por outro lado, atento à legislação de direitos autorais e ao copyright, restringe ou veta o acesso ao que não é permitido. Lembramos que todos os documentos sujeitos a assinaturas só podem ser consultados nos IPs (Internet Protocol) da Universidade de São Paulo ou via VPN (Virtual Private Network). Mesmo assim, caso identifique a necessidade de exclusão de algum documento, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para que a situação seja esclarecida.

A pesquisa no OPI é feita de forma intuitiva pela navegação no menu do lado esquerdo. A cada clique, sua busca vai sendo filtrada e o resultado aparece na tela central. Para retornar, basta clicar na barra azul logo abaixo do logotipo.

As análises sobre a produção científica contida no OPI são quantitativas e qualitativas. Atualizadas mensalmente, fornecem dados que podem ser comparados com outras instituições de excelência.

Para mais informações, consulte as perguntas frequentes.

São Paulo, 29 de junho de 2018.

Equipe do OPI.

Buscar no OPI