JULIANA CARVALHO FERREIRA

(Fonte: Lattes)
Índice h a partir de 2011
18
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Departamento de Cardio-Pneumologia, Faculdade de Medicina - Docente
Instituto do Coração, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina - Médico
Instituto Central, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina - Médico
LIM/09 - Laboratório de Pneumologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina

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    Predictors of Significant Patient-Ventilator Asynchrony During Invasive Mechanical Ventilation
    (2018) SOUSA, M. L.; NICIEZA, R. M.; ISENSEE, L. P.; HAYASHI, F. K.; BLANCH, L.; KACMAREK, R. M.; FERREIRA, J. C.
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    Patient-ventilator asynchrony
    (2018) HOLANDA, Marcelo Alcantara; VASCONCELOS, Renata dos Santos; FERREIRA, Juliana Carvalho; PINHEIRO, Bruno Valle
    A assincronia pacie nte-ventilador (APV) é um desacoplamento entre o paciente, em relação a demandas de tempo, fluxo, volume e/ou pressão de seu sistema respiratório, e o ventilador, que as oferta durante a ventilação mecânica (VM). É um fenômeno comum, com taxas de incidência entre 10% e 85%. A APV pode ser devida a fatores relacionados ao paciente, ao ventilador ou a ambos. Os tipos de APV mais comuns são as de disparo, como esforço ineficaz; autodisparo e duplo disparo; as de ciclagem (tanto prematura quanto tardia); e as de fluxo (insuficiente ou excessivo). Cada um desses tipos pode ser detectado pela inspeção visual das curvas de volume-tempo, fluxo-tempo e pressãotempo na tela do ventilador mecânico. Estratégias ventilatórias específicas podem ser adotadas, em combinação com a abordagem clínica do paciente, como controle de dor, ansiedade, febre, etc. Níveis profundos de sedação devem ser evitados sempre que possível. A APV se associa a desfechos indesejados, tais como desconforto, dispneia, piora da troca gasosa, aumento do trabalho da respiração, lesão muscular diafragmática, prejuízo do sono, aumento da necessidade de sedação e/ou de bloqueio neuromuscular, assim como aumento do tempo de VM, de desmame e de mortalidade. A ventilação proporcional assistida e a ventilação assistida com ajuste neural são modalidades de suporte ventilatório parcial que reduzem a APV e têm se mostrado promissoras. Este artigo revisa a literatura acerca da APV abordando seus tipos, causas, métodos de avaliação, suas potenciais implicações no processo de recuperação de pacientes críticos e estratégias para sua resolução.
  • article 107 Citação(ões) na Scopus
    Inclusion and exclusion criteria in research studies: definitions and why they matter
    (2018) PATINO, Cecilia Maria; FERREIRA, Juliana Carvalho
  • article 10 Citação(ões) na Scopus
    Understanding diagnostic tests. Part 3
    (2018) FERREIRA, Juliana Carvalho; PATINO, Cecilia Maria
  • article 1 Citação(ões) na Scopus
    Critical evaluation of the literature. Why do we care?
    (2018) FERREIRA, Juliana Carvalho; PATINO, Cecilia Maria
  • article 2 Citação(ões) na Scopus
  • article 3 Citação(ões) na Scopus
    Twelve tips for writing a summary for a conference: advice for beginners and experienced researchers
    (2018) FERREIRA, Juliana Carvalho; PATINO, Cecilia Maria
  • article 0 Citação(ões) na Scopus
    Building the Future of Trial Design in PAH on Solid Ground
    (2018) SOUZA, Rogerio; FERREIRA, Juliana C.
  • article 10 Citação(ões) na Scopus
    Practical Tips for ICU Bedside Teaching
    (2018) SANTHOSH, Lekshmi; BROWN, Wade; FERREIRA, Juliana; NIROULA, Abesh; CARLOS, W. Graham
    Excellent clinical teaching is a skill that can be studied, refined, and continuously improved, just as any other procedure. Teaching in the ICU comes with unique challenges given the medical complexity of the patients, the time pressure, the diverse levels and professions of learners, and the challenges of communication at the end of life. Trainees, clinician-educators, and junior faculty can particularly benefit from learning how to optimize teaching in the ICU because being a good ICU clinician does not automatically translate to being able to transmit the knowledge and skills effectively. Moreover, ICUs have the benefit of also being staffed by interdisciplinary team members and learners such as nurse practitioners and nurse practitioner students, as well as physician assistants and physician assistant students, in addition to medical students, residents, and fellows. In the present article, teaching tips transcend professional barriers: we use the term ""learner"" broadly to encompass all the aforementioned types of interdisciplinary learners. This article presents the latest evidence on ICU bedside teaching and incorporates practical tips and best practices for ICU teaching.