Eficácia do treinamento auditivo utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
2
Tipo de produção
article
Data de publicação
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Citação
CODAS, v.30, n.5, p.e20170227, 2018
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT Purpose Investigate the efficacy of auditory training in students with auditory processing disorders and poor school performance using the software Programa de Escuta no Ruído (PER), which addresses auditory processing skills, specifically listening in noise. Methods Eighteen children aged 8-10 years, of both genders, participated in this study. All individuals participated in the following stages: pre-intervention assessment, intervention (consisting of placebo training, re-evaluation of auditory processing, and auditory training), and post-intervention assessment, so that the same individual is self-control. Results No statistically significant difference was observed between the pre-intervention assessment and the post-training auditory processing re-evaluation of the placebo, but statistically significant difference was found between the pre- and post-auditory training conditions. Conclusion The present study achieved its general objective. The PER software proved to be effective for the auditory training of students with auditory processing disorders and poor school performance.
RESUMO Objetivo investigar a eficácia do treinamento auditivo nessa população, utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER), que aborda, entre as habilidades de processamento auditivo, a escuta no ruído. Método participaram deste estudo 18 crianças com idades entre 8 e 10 anos, de ambos os gêneros. Todos os sujeitos participaram das seguintes etapas: avaliação pré-intervenção, intervenção constituída por treino placebo, reavaliação do processamento auditivo e treino auditivo e reavaliação pós-intervenção, de forma que o sujeito seja controle dele mesmo. Resultados não houve diferença estatisticamente significante entre a avaliação pré-intervenção e a reavaliação do processamento auditivo pós-treino placebo, mas houve diferença estatisticamente significante entre as condições pré e pós-treinamento auditivo. Conclusão o presente estudo alcançou seu objetivo geral. O software PER se mostrou eficaz para o treinamento auditivo em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar.
Palavras-chave
Software, Auditory Perceptual Disorders, Hearing, Learning, Acoustic Stimulation, Software, Transtornos da Percepção Auditiva, Audição, Aprendizagem, Estimulação Acústica
Referências
  1. Anderson S., 2013, FRONTIERS SYSTEMS NE, V7, P1
  2. Bamiou D. E., 2006, AUDIOL MED, V4, P46, DOI 10.1080/16513860600630498
  3. Bergeron AM, 1994, Girafe.Guide d’intervention en réadaptation auditive: formule de l’enfant Laval, P102
  4. Bishop DV, 1987, CHILD PSYCHOLOL PSYC, V28, P1
  5. Calarga KS, 2016, Tradução e adaptação de um software de treinamento auditivo para escolares
  6. Chermak GD, 2004, HEAR J, V57, P58
  7. Cherry R, 2006, LANG SPEECH HEAR SER, V37, P137, DOI 10.1044/0161-1461(2006/015)
  8. Ellis A, 2006, Rational emotive behavioral approaches to childhood disorders: theory, practice and research.
  9. Ellis AW, 1995, Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva.
  10. Erber N., 1982, AUDITORY TRAINING, P47
  11. Garcia JN, 1998, Manual de Dificuldades de aprendizagem.
  12. Hayes EA, 2003, CLIN NEUROPHYSIOL, V114, P673, DOI 10.1016/S1388-2457(02)00414-5
  13. Idiazábal-Aletxa MA, 2008, Rev Neurol, V46, P91
  14. Neves Ivone Ferreira, 2005, Pró-Fono R. Atual. Cient., V17, P311, DOI 10.1590/S0104-56872005000300005
  15. Knecht Heather A, 2002, Am J Audiol, V11, P65, DOI 10.1044/1059-0889(2002/009)
  16. Krishnamurti S, 2013, INT J PEDIATR OTORHI, V77, P594, DOI 10.1016/j.ijporl.2012.12.032
  17. Martins Juliana Schwambach, 2008, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V13, P398, DOI 10.1590/S1516-80342008000400016
  18. Merzenich MM, 1996, SCIENCE, V271, P77, DOI 10.1126/science.271.5245.77
  19. Morais AA, 2015, A eficácia do treinamento auditivo acusticamente controlado em idosos com transtorno do processamento auditivo
  20. Morrison S., 1998, CHILD LANG TEACH THE, V14, P279
  21. MUSIEK FE, 2002, SEMINARS HEARING, V23, P264
  22. Dreossi Raquel Cecília Fischer, 2005, Pró-Fono R. Atual. Cient., V17, P251, DOI 10.1590/S0104-56872005000200014
  23. Rebollo M. A., 2006, REV NEUROLOGIA, V42, P139
  24. Rodrigues Isabelle Ortigosa, 2016, Rev. CEFAC, V18, P864, DOI 10.1590/1982-0216201618421015
  25. Santos MFC, 1997, Processamento auditivo central: manual de avaliação.
  26. Siqueira Cláudia Machado, 2011, Rev. Assoc. Med. Bras., V57, P78, DOI 10.1590/S0104-42302011000100021
  27. Tallal P, 1996, SCIENCE, V271, P81, DOI 10.1126/science.271.5245.81
  28. TALLAL P, 1989, NEUROPSYCHOLOGIA, V27, P987, DOI 10.1016/0028-3932(89)90074-2
  29. Tonelotto J. M. F., 2005, AVALIACAO PSICOLOGIC, V4, P33