Applicability of the Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes in Brazilian elderly

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
11
Tipo de produção
article
Data de publicação
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Citação
EINSTEIN-SAO PAULO, v.14, n.4, p.513-519, 2016
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT Objective To translate, adapt and evaluate the properties of a Brazilian Portuguese version of the Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes, which is a questionnaire that evaluate diabetes knowledge. Methods A cross-sectional study with type 2 diabetes patients aged ≥60 years, seen at a public healthcare organization in the city of Sao Paulo (SP). After the development of the Portuguese version, we evaluated the psychometrics properties and the association with sociodemographic and clinical variables. The regression models were adjusted for sociodemographic data, functional health literacy, duration of disease, use of insulin, and glycemic control. Results We evaluated 129 type 2 diabetic patients, with mean age of 75.9 (±6.2) years, mean scholling of 5.2 (±4.4) years, mean glycosylated hemoglobin of 7.2% (±1.4), and mean score on Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes of 42.1% (±25.8). In the regression model, the variables independently associated to Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes were schooling (B=0.193; p=0.003), use of insulin (B=1.326; p=0.004), duration of diabetes (B=0.053; p=0.022) and health literacy (B=0.108; p=0.021). The determination coefficient was 0.273. The Cronbach a was 0.75, demonstrating appropriate internal consistency. Conclusion This translated version of the Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes showed to be adequate to evaluate diabetes knowledge in elderly patients with low schooling levels. It presented normal distribution, adequate internal consistency, with no ceiling or floor effect. The tool is easy to be used, can be quickly applied and does not depend on reading skills.
RESUMO Objetivo Traduzir, adaptar e avaliar as propriedades de uma versão, em português do Brasil, do Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes, um questionário que avalia conhecimento em diabetes. Métodos Estudo transversal, em diabéticos tipo 2, com idade ≥60 anos de uma instituição pública de saúde, em São Paulo (SP). Após o desenvolvimento da versão na língua portuguesa, foram avaliadas suas propriedades psicométricas e associação com variáveis sociodemográficas e clínicas. Os modelos de regressão foram ajustados para dados sociodemográficos, alfabetismo funcional em saúde, tempo de doença, uso de insulina e controle glicêmico. Resultados Foram avaliados 129 diabéticos, com média de idade de 75,9 (±6,2) anos, escolaridade média de 5,2 (±4,4) anos, hemoglobina glicada média de 7,2% (±1,4) e valor médio do Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes de 42,1% (±25,8). No modelo de regressão, as variáveis associadas de forma independente ao Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes foram escolaridade (B=0,193; p=0,003), uso de insulina (B=1,326; p=0,004), tempo de doença (B=0,053; p=0,022) e alfabetismo em saúde (B=0,108; p=0,021). O coeficiente de determinação foi de 0,273. O a de Cronbach apresentou valor de 0,75, revelando consistência interna adequada. Conclusão Esta versão traduzida do Spoken Knowledge in Low LiteraFcy Patients with Diabetes mostrou-se adequada para avaliar conhecimentos em diabetes em idosos de baixa escolaridade, apresentando distribuição normal, consistência interna adequada, sem a presença de efeito teto ou chão. O instrumento teve boa aplicabilidade, já que pôde ser administrado de maneira rápida e não depende da capacidade de leitura.
Palavras-chave
Diabetes mellitus, Blood glucose, Survey and questionnaires, Health knowledge, attitudes, practice, Aged, Diabetes mellitus, Glicemia, Inquéritos e questionários, Conhecimentos, atitudes e prática em saúde, Idoso
Referências
  1. Amer Diabet Assoc, 2016, DIABETES CARE, V39, pS52, DOI 10.2337/dc16-S010
  2. Apolinario Daniel, 2012, Rev. Saúde Pública, V46, P702, DOI 10.1590/S0034-89102012000400015
  3. Carthery-Goulart Maria Teresa, 2009, Rev. Saúde Pública, V43, P631, DOI 10.1590/S0034-89102009005000031
  4. Cegelka A, 2013, J AM GERIATR SOC, V61, P2020, DOI 10.1111/jgs.12514
  5. DUNN SM, 1984, DIABETES CARE, V7, P36, DOI 10.2337/diacare.7.1.36
  6. Ensrud KE, 2008, ARCH INTERN MED, V168, P382, DOI 10.1001/archinternmed.2007.113
  7. Ford ES, 2011, J DIABETES, V3, P67, DOI 10.1111/j.1753-0407.2010.00100.x
  8. Gerstein HC, 2008, NEW ENGL J MED, V358, P2545
  9. Guillausseau Pierre-Jean, 2005, Treat Endocrinol, V4, P167, DOI 10.2165/00024677-200504030-00005
  10. Guler N, 2011, DIABETES RES CLIN PR, V92, P238, DOI 10.1016/j.diabres.2011.02.008
  11. Holman RR, 2008, NEW ENGL J MED, V359, P1577, DOI 10.1056/NEJMoa0806470
  12. Kim MK, 2010, DIABETES CARE, V33, P2546, DOI [10.2337/dc10-0988, 10.2337/dc10.0988]
  13. Kirkman MS, 2012, J AM GERIATR SOC, V60, P2342, DOI 10.1111/jgs.12035
  14. Papelbaum M, 2011, Diabetol Metab Syndr, V3
  15. Paradela Emylucy Martins Paiva, 2005, Rev. Saúde Pública, V39, P918, DOI 10.1590/s0034-89102005000600008
  16. Pesquisa ABdEd, 2008, CRIT CLASS EC BRAS
  17. Rothman RL, 2005, DIABETES EDUCATOR, V31, P215, DOI 10.1177/0145721705275002
  18. Schillinger D, 2002, JAMA-J AM MED ASSOC, V288, P475, DOI 10.1001/jama.288.4.475
  19. Sharif A, 2010, J AM SOC NEPHROL, V21, P383, DOI 10.1681/ASN.2010010031
  20. Souza JG, 2014, BMJ Open, V4
  21. Speight J, 2001, DIABETIC MED, V18, P626, DOI 10.1046/j.1464-5491.2001.00537.x
  22. Torres Heloisa C, 2005, Rev. Saúde Pública, V39, P906, DOI 10.1590/s0034-89102005000600006
  23. Turner RC, 1998, LANCET, V352, P837
  24. Wild S, 2004, DIABETES CARE, V27, P1047, DOI 10.2337/diacare.27.5.1047
  25. 2013, Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios