Normative data for the Brief Cognitive Screening Battery stratified by age and education
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Tipo de produção
article
Data de publicação
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Associação de Neurologia Cognitiva e do Comportamento
Autores
SILVA, Henrique Salmazo da
CACHIONI, Meire
FALCÃO, Deusivania Vieira da Silva
LOPES, Andrea
BATISTONI, Samila Sathler Tavares
NERI, Anita Liberalesso
Citação
DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA, v.11, n.1, p.48-53, 2017
Resumo
ABSTRACT Introduction: Diagnosing neurocognitive disorders is challenging in low-educated individuals. Objective: To report normative data for the Brief Cognitive Screening Battery (BCSB) and to assess the association of age and education with performance on the BCSB in 240 community-dwelling elderly from Ermelino Matarazzo, São Paulo city. Methods: The inclusion criteria were scoring above the education-adjusted cut-off points on the Mini-Mental State Examination (MMSE) and below six points on the Geriatric Depression Scale (GDS). Results: Age was associated with performance on the Naming, Incidental Memory, Verbal Fluency, Clock Drawing Test, Delayed Recall and Recognition subtests. Education was associated with performance on Naming, Recognition, Verbal Fluency and the Clock Drawing Test. Conclusion: The normative values reported are relevant for diagnosing neurocognitive disorders in low-educated elderly.
RESUMO Introdução: O diagnóstico de transtornos neurocognitivos é desafiador na presença de baixa escolaridade. Objetivo: Relatar dados normativos para a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) e avaliar a associação da idade e da escolaridade com o desempenho na BBRC, em 240 idosos residentes na comunidade em Ermelino Matarazzo, município de São Paulo. Métodos: Os critérios de inclusão foram pontuação acima de pontos de corte ajustados para escolaridade no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e abaixo de seis pontos na Escala de Depressão Geriátrica (EDG) . Resultados: A idade esteve associada aos subtestes Nomeação, Memória Incidental, Fluência Verbal, Teste do Desenho do Relógio, Memória Tardia e Reconhecimento. A escolaridade associou-se à Nomeação e Reconhecimento, Fluência Verbal e Teste do Desenho do Relógio. Conclusão: As normas reportadas são relevantes para o diagnóstico de transtornos neurocognitivos em idosos com baixa escolaridade.
RESUMO Introdução: O diagnóstico de transtornos neurocognitivos é desafiador na presença de baixa escolaridade. Objetivo: Relatar dados normativos para a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) e avaliar a associação da idade e da escolaridade com o desempenho na BBRC, em 240 idosos residentes na comunidade em Ermelino Matarazzo, município de São Paulo. Métodos: Os critérios de inclusão foram pontuação acima de pontos de corte ajustados para escolaridade no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e abaixo de seis pontos na Escala de Depressão Geriátrica (EDG) . Resultados: A idade esteve associada aos subtestes Nomeação, Memória Incidental, Fluência Verbal, Teste do Desenho do Relógio, Memória Tardia e Reconhecimento. A escolaridade associou-se à Nomeação e Reconhecimento, Fluência Verbal e Teste do Desenho do Relógio. Conclusão: As normas reportadas são relevantes para o diagnóstico de transtornos neurocognitivos em idosos com baixa escolaridade.
Palavras-chave
elderly, cognition, neuropsychiatric battery, sociodemographic data, normative data, idoso, cognição, bateria neuropsiquiátrica, dados sociodemográficos, dados normativos
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