Situation of ophthalmology education in Brazil: versus demand

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
0
Tipo de produção
article
Data de publicação
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
CONSEL BRASIL OFTALMOLOGIA
Autores
Citação
ARQUIVOS BRASILEIROS DE OFTALMOLOGIA, v.87, n.6, article ID e20210482, 5p, 2024
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Purpose: The number of medical schools in Brazil has increased in recentyears; however, vacancies for specialization in ophthalmology probably have not kept up with the growing demand. This study wants to estimate the increase in medical schools, the demand for ophthalmology specialization, and evaluate learning opportunities in ophthalmology. Methods: This was a retrospective study with research from the Ministry of Education and Brazilian Council of Ophthalmology database from 2002 to 2021. These data were checked through 120 notices published by the institutions in 2021. Results: The number of medical school vacancies increased by 370%, whereas the number of certified ophthalmology vacancies increased by 64%. There was an 11.4% misalignment between the Brazilian Council of Ophthalmology data in the Ministry of Education. Conclusion: The proportion of medical graduates has increased much more than opportunities for ophthalmology specialization. The effect on the search for unaccredited specialization positions is unknown, and policies for monitoring the specialization of ophthalmology vacancies should be established.
OBJETIVO: Nos últimos 20 anos, o número de escolas médicas no Brasil aumentou, mas as vagas para especialização em Oftalmologia não acompanharam a demanda crescente. Este estudo quer estimar a demanda por especialização e avaliar a oferta de oportunidades de aprendizado em Oftalmologia. MÉTODOS: Estudo epidemiológico com pesquisa em banco de dados provenientes do Ministério da Educação e Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Estes dados foram checados através de 120 editais publicados pelos serviços de Residência em 2021. RESULTADOS: De 2002 a 2021, o número de vagas em faculdades de Medicina aumentou 370%, enquanto o número de vagas certificadas de especialização em Oftalmologia aumentou 64%. Houve um desalinhamento de 11.4% entre os dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Ministério da Educação. CONCLUSÃO: A proporção de graduados em Medicina aumentou muito mais do que a oferta de oportunidades de especialização em Oftalmologia, o impacto disto na busca por vagas de especialização não acreditadas é desconhecido, políticas de monitoramento das vagas de especialização em Oftalmologia devem ser estabelecidas.
Palavras-chave
Ophthalmology, Teaching, Medical education, Specialization, Oftalmologia, Ensino, Educação médica, Especialização
Referências
  1. Berger C, 2017, Rev Bras Med Fam Comun, V12, P1, DOI [10.5712/rbmfc12(39)1399, DOI 10.5712/RBMFC12(39)1399]
  2. Brasil, Ministerio da Educacao-Comissao Nacional de Residencia Medica. Resolucao 02/2006
  3. Brasil. Ministerio da Educacao, Conselho Nacional de Residencias Medicas. Instituicoes vs. programas vs. vagas
  4. Conselho Federal de Medicina (CFM), 2016, Radiografia das escolas medicas do Brasil
  5. Franco Thais de Andrade Vidaurre, 2018, Trab. educ. saúde, V16, P1017, DOI 10.1590/1981-7746-sol00163
  6. Kara N, 2018, ARQ BRAS OFTALMOL, V81, pV, DOI 10.5935/0004-2749.20180036
  7. Lopes AC., 2018, Rev Educ Med., V19, P19
  8. Machado R., 2014, Um olhar sobre o Brasil
  9. Ministerio da Educacao, Legislacao quanto a formacao do medico residente
  10. Neto JB, 2021, Censo 2021
  11. portal.inep.gov, Microdados: Censo da Educacao Superior. Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)
  12. Resnikoff S, 2020, BRIT J OPHTHALMOL, V104, P588, DOI 10.1136/bjophthalmol-2019-314336
  13. Santos Junior CJ, 2021, RBEM Rev Bras Educ Med, V45, pe508
  14. Sao Paulo. Selecao Publica para Residencia Medica, 2018, Sistema Unico de Saude
  15. Scheffer M, 2020, Demografia Medica no Brasil 2020