Semantic memory for actions as assessed by the Kissing and Dancing Test: Education and age effects in cognitively healthy individuals

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
4
Tipo de produção
article
Data de publicação
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Associação de Neurologia Cognitiva e do Comportamento
Autores
BARADEL, Roberta Roque
SILVA, Henrique Salmazo da
ESTEQUI, Jaqueline Geraldin
PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta
SATO, João Ricardo
Citação
DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA, v.8, n.3, p.216-222, 2014
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Action semantics is a relevant part of cognitive-linguistic assessment and the ""Kissing and Dancing Test"" (KDT) has been used extensively for this purpose, evidencing clinical distinctions among brain-damaged patients. To enhance its use, reference values are necessary, especially for populations with heterogeneous educational levels and socioeconomic backgrounds.OBJECTIVE: To analyze the effects of schooling and age on the KDT in cognitively unimpaired individualMETHODS: The KDT was applied to seventy-four healthy subjects. Sociodemographic factors were investigated through correlational and between-group analyses. Reference values according to age and schooling were provided.RESULTSKDT performance correlated significantly with schooling (r=0.757, p<0.01), age (r=-0.496, p<0.01) and socioeconomic status (r=0.418 p<0.01) but these variables were intercorrelated. Correlation with schooling and age remained signifi when controlling for age and socioeconomic status (r=0.530, p<0.01), and for schooling (-0.305,<0.01), respectively. When controlling for schooling, correlation between socioeconomic status and KDT was not significant (p=0.164). Between-group analyses revealed no age effects. Significant differences were found in performance according to educational level. Scores below 39/52 and below 47/52 (percentile 25) for individuals with 8 or less years of schooling and for individuals with 9 or more years of schooling, respectively, seem suggestive of an impairment in Action Semantics Processing and shall be further investigatedCONCLUSION KDT performance was influenced both by age and schooling, indicating the need to consider these demographic features as covariates when analyzing performance on the test and to adjust cut-off scores according to these demographic characteristics in clinical practice.
Processamento semântico verbal é uma parte relevante da avaliação linguístico-cognitiva e o KDT tem sido amplamente utilizado para tal finalidade, evidenciando diferenças clínicas entre pacientes com danos cerebrais. Para aumentar sua utilização, valores de referência são necessários, especialmente para populações com origens socioeconômicas e níveis de escolaridade heterogêneos.OBJETIVO:Analisar efeitos da escolaridade e idade no KDT em indivíduos cognitivamente intactosMÉTODOS:O KDT foi aplicado em 74 indivíduos saudáveis. Fatores sociodemográficos foram investigados por correlação e análises entre grupos. Valores de referência foram fornecidos por idade e escolaridade.RESULTADOS:O desempenho do KDT correlaciona-se significativamente à escolaridade (r=0.757, p<0.01), à idade (r=-0.496, p<0.01) e ao nível socioeconômico (r=0.418, p<0.01 ), variáveis que se mostraram intercorrelacionadas. Correlações com a escolaridade e idade permaneceram significativas quando controladas a idade e nível socioeconômico (r=0.530, p<0.01) e a escolaridade (r=- 0.305,<0.01), respectivamente. Com controle do parâmetro da escolaridade, não houve correlação significativa entre o nível socioeconômico e o KDT (p=0.164). As análises entre grupos não revelaram os efeitos da idade. Encontraram-se diferenças significativas no desempenho de acordo com escolaridade. Escores abaixo do percentil 25 (39/52 - indivíduos com até 8 anos de escolaridade e 47/52- indivíduos com 9 ou mais anos de escolaridade) são sugestivos de dificuldades no processamento semântico de ações, que devem ser melhor investigadas.Conclusão:O desempenho do KDT foi influenciado por idade e escolaridade, o que reflete a necessidade de se considerar estes fatores como covariantes e, na prática clínica, usar diferentes pontos de corte, considerando essas características demográficas.
Palavras-chave
cognition, language, memory, neuropsychological tests, age, schooling, cognição, linguagem, memória, testes neuropsicológicos, idade, escolaridade
Referências
  1. NITRINI R, 1994, ARQ NEURO-PSIQUIAT, V52, P457
  2. DAMASIO AR, 1993, P NATL ACAD SCI USA, V90, P4957, DOI 10.1073/pnas.90.11.4957
  3. Radanovic M., 2004, Braz J Med Biol Res, V37, P1731, DOI 10.1590/S0100-879X2004001100019
  4. Crepaldi D, 2011, BRAIN LANG, V116, P33, DOI 10.1016/j.bandl.2010.09.005
  5. Pulvermuller F, 2005, J COGNITIVE NEUROSCI, V17, P884, DOI 10.1162/0898929054021111
  6. Bak TH, 2003, J NEUROLINGUIST, V16, P169, DOI 10.1016/S0911-6044(02)00011-8
  7. Kemmerer D, 2008, BRAIN LANG, V107, P16, DOI 10.1016/j.bandl.2007.09.003
  8. Brucki Sonia M.D., 2003, Arq. Neuro-Psiquiatr., V61, P777, DOI 10.1590/S0004-282X2003000500014
  9. Verhaegen C, 2013, J INT NEUROPSYCH SOC, V19, P119, DOI 10.1017/S1355617712001178
  10. Salthouse TA, 1996, PSYCHOL REV, V103, P403, DOI 10.1037/0033-295X.103.3.403
  11. Carthery-Goulart MT, 2012, ALZ DIS ASSOC DIS, V26, P36, DOI 10.1097/WAD.0b013e318218206e
  12. Matzig S, 2009, CORTEX, V45, P738, DOI 10.1016/j.cortex.2008.10.003
  13. CARAMAZZA A, 1991, NATURE, V349, P788, DOI 10.1038/349788a0
  14. DANIELE A, 1994, NEUROPSYCHOLOGIA, V32, P1325, DOI 10.1016/0028-3932(94)00066-2
  15. Gorno-Tempini ML, 2004, ANN NEUROL, V55, P335, DOI 10.1002/ana.10825
  16. BERTOLUCCI PHF, 1994, ARQ NEURO-PSIQUIAT, V52, P1
  17. Carvalho SD, 2009, PREV MED, V49, P541, DOI 10.1016/j.ypmed.2009.09.017
  18. Fonseca RP, 2012, Métodos em psicobiologia, neurociências e comportamento
  19. Gamboz N, 2009, NEUROL SCI, V30, P453, DOI 10.1007/s10072-009-0130-y
  20. Gudayol-Ferre E, 2008, J INT NEUROPSYCH SOC, V14, P148, DOI 10.1017/S1355617708080168
  21. Hiliis A, 2008, Language intervention strategies in aphasia and related neurogenic communication disorders, P235
  22. Howard D, 1992, The Pyramids and Palm Trees Test: A test for semantic accessory from words and pictures
  23. Novaes-Pinto R, 1999, A contribuição do estudo discursivo para uma análise crítica das categorias clínicas
  24. Parente MAMP, 2006, Cognição e envelhecimento, P153
  25. Santaella l, 1997, Imagem, cognição, semiótica, mídia
  26. Spezzano LC, 2012, Study skill naming objects and verbs - analysis of error types
  27. SUNDERLAND T, 1989, J AM GERIATR SOC, V37, P725
  28. TULVING Endel, 1972, ORG MEMORY, P381
  29. 2011, Neuroscience and Biobehavioral Reviews., V35, P407
  30. 2003, Critério de classificação econômica - Brasil
  31. 2013, Appl Psycholing, V3, P1
  32. 2014, Behav Neurol, V2014, P875960
  33. 2005, São Paulo: Casa do Psicólogo;, P15
  34. 2006, Brain, V129, P321
  35. 2013, Dement Neuropsychol, V7, P48
  36. 2004, Brain Lang, V89, P354
  37. 2014, Dement Neuropsychol, V8, P3
  38. PAWLOWSKI JOSIANE, 2013, Av. Psicol. Latinoam., V31, P33