Análise vocal acústica: efeito do treinamento auditivo-visual para graduandos de Fonoaudiologia

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2015
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Academia Brasileira de Audiologia
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AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH, v.20, n.2, p.123-129, 2015
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Resumo
Purpose To verify the effectiveness of a training for acoustic voice assessment with undergraduate students of Speech-Language Pathology. Methods Study conducted with 14 undergraduate students of Speech-Language Pathology who participated in six theoretical/practical weekly encounters, whose total duration was four hours and a half. Basic concepts of acoustic voice assessment was performed; we used spectrographic analysis to each parameter, visually and auditory. In order to verify the proposal’s effectiveness, the undergraduate students assessed before and after de training, the measures of automatic extraction of the evaluation measures and also aspects of narrowband spectrograph of 15 voices, normal and disordered in varying degrees. We considered the performance of students, before and after the training comparing their mistakes and correct scores to a previous analysis performed by a specialist with Kappa index >0.70. To compare the results obtained by the undergraduate students in the two instances McNemar test was performed. Results For all parameters analyzed the average of correct scores was higher after the training, as well as the overall average (24.2% before and 93.0% after). Conclusion The developed training was effective for the learning of undergraduate students, and may be included into subjects which involve concepts of voice assessment and also might be transformed into teaching material available to other groups.
Objetivo Verificar a efetividade de treino para avaliação acústica da voz com graduandos de Fonoaudiologia. Métodos Estudo realizado com 14 estudantes de curso de graduação em Fonoaudiologia, que participaram de seis encontros semanais teóricos e práticos, com duração total de quatro horas e meia. Foram abordados os conceitos básicos para avaliação vocal acústica perceptivo-auditiva e foi praticada a análise espectrográfica de cada parâmetro, visualmente e auditivamente. Para verificar a efetividade da proposta, os graduandos realizaram, antes e ao final do treino, a avaliação das medidas de extração automáticas e de aspectos da espectrografia de banda estreita de uma amostra de 15 vozes, normais e alteradas em variados graus. O desempenho dos alunos foi considerado nos dois momentos, comparando-se os erros e acertos em relação à análise prévia realizada por especialista, com índice Kappa >0,70. Para comparação entre os resultados obtidos pelos graduandos, nos dois momentos, utilizou-se o teste de McNemar. Resultados Para todos os parâmetros analisados, as médias de acerto foram maiores no momento pós-treino, com maioria dos índices acima de 90%; o mesmo observou-se em relação à média geral (24,2% no momento pré-treino e 93,0% no momento pós-treino). Conclusão O treino mostrou-se efetivo para a aprendizagem dos graduandos, podendo ser incorporado às disciplinas que envolvem os conceitos de avaliação da voz e transformado em material didático disponível para outros grupos
Palavras-chave
Voice, Voice disorders, Speech acoustics, Sound spectrography, Observer variation, Training, Voz, Distúrbios da voz, Acústica da fala, Espectrografia do som, Variações dependentes do observador, Capacitação
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