Habilidades metafonológicas em crianças com transtorno fonológico: a interferência da idade e da gravidade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Academia Brasileira de Audiologia
Citação
AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH, v.19, n.3, p.243-251, 2014
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Purpose The objective of the present study is to assess the metaphonological skill levels of children with speech sound disorders as a function of age and disorder severity as assessed by the Lindamood Auditory Conceptualization Test (LAC-3 adapted to the Brazilian Portuguese language). Methods Fifty children with speech sound disorder between the ages of five years and seven years and 11 months were given three versions (I-A, I-B and II) of the Lindamood Auditory Conceptualization Test and then divided by age and speech sound disorder severity assessed by Percentage Consonants Correct-Revised (PCC-R) scores. Results The skills testing results indicate that younger children with 85% PCC-R or less experience greater difficulty than the other children with auditory perception and exhibit more disorganized phonological systems, as shown in their execution of simple metaphonological skills throughout testing, which involve discriminating between isolated phonemic units. The complex task results do not provide sufficient information to determine which cognitive-linguistic knowledge features among children with speech sound disorder are most heavily affected. Conclusion The skills testing results indicate that children with more severe speech sound disorder, who thus present higher degrees of phonological system disorganization, experience greater difficulty in the area of auditory perception. The results further indicate that regardless of the degree of disorder severity, children with phonological disorders struggle with more complex metaphonological skills, and those with greater degrees of disorder severity also struggle to master simpler metaphonological tasks.
Objetivo O presente trabalho teve como objetivo investigar o desempenho de crianças com Transtorno Fonológico nas habilidades metafonológicas avaliadas pelo teste Lindamood Auditory Conceptualization Test (LAC-adaptado para o Português-Brasileiro), de acordo com a idade e a gravidade do transtorno. Métodos Foram avaliadas 50 crianças com Transtorno Fonológico, idade entre 5 anos e 7 anos e 11 meses, submetidas à aplicação das três categorias (I-A; I-B; II) do Lindamood Auditory Conceptualization Test e, posteriormente, agrupadas por idade e pela gravidade, de acordo com a aplicação do Índice de gravidade de Porcentagem de Consoantes Corretas-Revisado. Resultados As habilidades avaliadas indicaram que as crianças, cujo valor do Índice de gravidade de Porcentagem de Consoantes Corretas-Revisado foi inferior a 85%, destacando-se a gravidade associada à idade (crianças de menor faixa etária), apresentaram maior dificuldade na percepção auditiva e sistema fonológico mais desorganizado, evidenciado nas habilidades metafonológicas mais simples do teste, que envolvem a discriminação de unidades fonêmicas isoladas. As tarefas complexas não acrescentam informações para determinar quais aspectos do conhecimento cognitivo-linguístico da criança com transtorno fonológico está mais alterado. Conclusão As habilidades avaliadas indicaram que as crianças que apresentaram maior gravidade do transtorno fonológico, e, portanto um sistema fonológico mais desorganizado, apresentaram maior dificuldade na percepção auditiva. Os resultados indicam ainda que crianças com transtorno fonológico, independentemente da gravidade, têm dificuldade em habilidades metafonológicas mais complexas, sendo que as mais graves também apresentam dificuldades naquelas mais simples.
Palavras-chave
Auditory perception, Speech, language and hearing sciences, Articulation disorders, Child, Evaluation, Percepção auditiva, Fonoaudiologia, Transtornos da articulação, Criança, Avaliação
Referências
  1. Andrade CRF, 2004, ABFW: teste de linguagem infantil: nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática
  2. Shriberg LD, 1997, J SPEECH LANG HEAR R, V40, P708
  3. Rvachew S, 2007, AM J SPEECH-LANG PAT, V16, P260, DOI 10.1044/1058-0360(2007/030)
  4. Nip ISB, 2009, J COMMUN DISORD, V42, P286, DOI 10.1016/j.jcomdis.2009.03.008
  5. Frost SJ, 2009, ANN DYSLEXIA, V59, P78, DOI 10.1007/s11881-009-0024-y
  6. Preston J, 2010, J SPEECH LANG HEAR R, V53, P44, DOI 10.1044/1092-4388(2009/09-0021)
  7. Carroll JM, 2003, DEV PSYCHOL, V39, P913, DOI 10.1037/0012-1649.39.5.913
  8. Peterson RL, 2009, J SPEECH LANG HEAR R, V52, P1175, DOI 10.1044/1092-4388(2009/08-0024)
  9. SHRIBERG LD, 1994, J SPEECH HEAR RES, V37, P1127
  10. Anthony JL, 2011, AM J SPEECH-LANG PAT, V20, P146, DOI 10.1044/1058-0360(2011/10-0053)
  11. Ávila CRB, 2004, Tratado de Fonoaudiologia, P815
  12. Capovilla AGS, 2000, Problemas de leitura e escrita-como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica, P10
  13. Cielo CA, 2003, J. Bras. Fonoaudiologia, V4, P163
  14. Crosbie S, 2005, INT J LANG COMM DIS, V40, P467, DOI 10.1080/13682820500126019
  15. Cunha Vera Lúcia Orlandi, 2009, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V14, P56, DOI 10.1590/S1516-80342009000100011
  16. Cunha Vera Lúcia Orlandi, 2010, Rev. CEFAC, V12, P772, DOI 10.1590/s1516-18462010005000017
  17. Gillam SL, 2012, CHILD LANG TEACH THE, V28, P297, DOI 10.1177/0265659012448087
  18. Lindamood CH, 1979, Lindamood auditory conceptualization test
  19. Dodd B, 2010, J CHILD LANG, V37, P1027, DOI 10.1017/S0305000909990171
  20. Moojen S, 2003, CONFIAS-Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial
  21. Nip ISB, 2011, J COMMUN DISORD, V44, P149, DOI 10.1016/j.jcomdis.2010.08.002
  22. Patah LK, 2011, Relações entre os desempenhos em nomeação rápida, consciência fonêmica, conhecimento de letras e leitura e escrita em 1º. e 2º. ano do ensino fundamental
  23. Rosal CAR, 2002, Habilidades de segmentação fonêmica em crianças normais de primeira, segunda e terceira séries do ensino fundamental
  24. Shiller DM, 2010, PLoS One, V5
  25. Shriberg LD, 1982, J Speech Hear Disord, V47, P226
  26. Wagner R. K., 1999, COMPR TEST PHON PROC
  27. Wertzner H. F., 2004, ABFW TESTE LINGUAGEM, P5
  28. Wertzner Haydée Fiszbein, 2013, Audiol., Commun. Res., V18, P213, DOI 10.1590/S2317-64312013000300011
  29. Wertzner Haydée Fiszbein, 2012, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V17, P422, DOI 10.1590/S1516-80342012000400010