Sobre o OPI

O Observatório da Produção Intelectual do Sistema FMUSP-HC é um repositório institucional e um observatório das métricas desta produção. Tem como objetivos reunir, coletar, organizar, analisar, preservar e disponibilizar a produção científica oriunda da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), do Hospital das Clínicas e demais instituições associadas, de modo a contribuir com a gestão do conhecimento relacionado à pesquisa científica na área das Ciências da Vida e da Saúde.

Lançado em 24 de outubro de 2014 a plataforma vem passando por melhorias e atualizações. Em junho de 2018 o repositório institucional transformou-se efetivamente em um observatório, permitindo a análise de indicadores e demonstrando tendências. Agora, neste momento, acrescenta novas funcionalidades, como as citações por ano de publicação, o gráfico de colaborações internacionais e a métrica Altmetrics, fornecendo dados do impacto nas mídias sociais.

Organizado por comunidades como a Faculdade de Medicina, o Hospital das Clínicas e os Laboratórios de Investigação Médica (LIM) e por subcomunidades (departamentos, institutos e laboratórios), de acordo com a estrutura do Sistema FMUSP-HC, passa a apresentar comunidades temáticas, como é o caso da COVID-19.

Compreendendo a exigência de um ritmo de vida cada vez mais acelerado dos atores envolvidos nessas comunidades científicas, o OPI procura fornecer os dados da produção científica mais relevante de forma automatizada, cabendo à equipe da Biblioteca o trabalho de consistência e organização da informação. Caso queira sugerir a inclusão de um trabalho de sua autoria, que por algum motivo não está aparecendo, entre em contato conosco.

Seguindo a tendência internacional procura dar visibilidade às pesquisas financiadas com recursos públicos, facilitando o acesso ao texto completo. Por outro lado, atento à legislação de direitos autorais e ao copyright, restringe ou veta o acesso ao que não é permitido. Lembramos que todos os documentos sujeitos a assinaturas só podem ser consultados nos IPs (Internet Protocol) da Universidade de São Paulo ou via VPN (Virtual Private Network). Mesmo assim, caso identifique a necessidade de exclusão de algum documento, pedimos que entre em contato conosco imediatamente para que a situação seja esclarecida.

A pesquisa no OPI é feita de forma intuitiva pela navegação no menu do lado direito. A cada clique, sua busca vai sendo filtrada e o resultado aparece na tela central. Para retornar, basta clicar na barra cinza logo abaixo do logotipo da Biblioteca.

As análises sobre a produção científica contida no OPI são quantitativas e qualitativas. Atualizadas mensalmente, fornecem dados que podem ser comparados com outras instituições de excelência.

Para mais informações, consulte as perguntas frequentes.

São Paulo, 16 de novembro de 2021.

Equipe do OPI.