Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/1453
Título: Um novo escore para dependência a nicotina e uma nova escala de conforto do paciente durante o tratamento do tabagismo
Autor(es): ISSA, Jaqueline Scholz
Parte de: JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA, v.38, n.6, p.761-765, 2012
Resumo: Smoking is considered the leading preventable cause of morbidity and mortality. The pharmacological management of nicotine withdrawal syndrome enables better cessation rates. In our smoking cessation program, we have developed a data collection system, which includes two new instruments: a score that assesses nicotine dependence in smokers of <= 10 cigarettes/day; and a patient comfort scale to be used during smoking cessation treatment. Here, we describe the two instruments, both of which are still undergoing validation.

O tabagismo é considerado a maior causa evitável de morbidade e mortalidade. O manuseio farmacológico da síndrome de abstinência de nicotina possibilita melhores taxas de cessação. Desenvolvemos um sistema de coleta de dados em nosso programa de assistência ao fumante, que inclui dois instrumentos novos: um escore para dependência de nicotina em fumantes de ≤10 cigarros/dia e uma escala de conforto do paciente durante o tratamento do tabagismo. Descrevemos aqui os dois instrumentos, que estão em processo de validação.
Aparece nas coleções:

Artigos e Materiais de Revistas Científicas - HC/InCor
Instituto do Coração - HC/InCor


Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_ISSA_A_new_nicotine_dependence_score_and_a_new_2012_eng.PDFpublishedVersion (English)147.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
art_ISSA_A_new_nicotine_dependence_score_and_a_new_2012_por.PDFpublishedVersion (Portuguese)148.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.