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Title: Gestão da humanização das práticas de saúde: o caso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Authors: RIOS, Izabel CristinaBATTISTELLA, Linamara Rizzo
Citation: SAUDE E SOCIEDADE, v.22, n.3, p.853-865, 2013
Abstract: Objective: to show and discuss, in conceptual and methodological terms, the development of the humanization of health practices as institutional policy (guidelines for actions that promoves institutional culture based on humanistic values). Method: we defined the ""Hospital das Clinicas, School of Medicine, Sao Paulo University"" as a case for being a public institution of reference in teaching, research and assistance in health. We did documentary survey on the humanization since 2005 until 2012, and descriptive analysis of scenarios and processes involved in this case, as well as interpretive analysis based on theoretical references adopted. Results: to developing the humanization in the Complex, they structured a collaborative network consisting of 16 groups and coordination. Among the various actions of building the network, the highlight was the training course for coordinators to the methodology of humanization, which consists in: by tools and techniques of organizational assessment and planning to identify critical situations in interactions with users, employees or teams, so to define actions in the problem areas and to monitor indicators such actions. The projects articulated with Network in 2010 amounted 120, and in 2012, 411 projects. The model of the Network ""Humaniza FMUSPHC"" is a management strategy of humanization in healthcare that surpasses punctual actions on institutional life, by adopting a systemic and organized vision technically supported to implement policy that aims the humanization culture.

OBJETIVO: apresentar e discutir em termos conceituais e metodológicos o desenvolvimento da humanização das práticas de saúde enquanto política institucional, ou conjunto de diretrizes norteadoras de ações para uma cultura institucional de valores humanísticos, em um serviço-escola do SUS. MÉTODO: na modalidade de estudo de caso, o Complexo "Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo" apresentou-se como objeto de estudo por ser uma organização pública de saúde referência de ensino, pesquisa e assistência. Fez-se levantamento documental relativo à humanização no período 2005 a 2012, e procedeu-se à análise descritiva de cenários e processos, assim como análise interpretativa à luz das referências teóricas adotadas. RESULTADOS: para desenvolver a humanização no Complexo, estruturou-se uma rede colaborativa constituída por coordenação e 16 grupos do Complexo. Entre as várias ações de construção da Rede, destacou-se o curso de capacitação de coordenadores para a metodologia da humanização que consiste em: por meio de ferramentas e técnicas de avaliação organizacional e de planejamento, identificar situações críticas nas interações com usuários, colaboradores ou equipes, definir ações junto às áreas-problema, e monitorar tais ações com indicadores. Os trabalhos articulados às diretrizes da Rede, em 2010, somavam 120 e em 2012, 411 ações. O modelo da Rede Humaniza FMUSPHC apresenta-se como estratégia de gestão em humanização na área da Saúde que permite ultrapassar o estado de ações pontuais na vida institucional por adotar uma visão sistêmica e organizada, tecnicamente amparada para a implantação de política que almeja desenvolver a cultura da humanização
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