Sistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSPBARROZO, Tatiane FariaPAGAN-NEVES, Luciana de OliveiraVILELA, NadiaCARVALLO, Renata Mota MamedeWERTZNER, Haydee Fiszbein2016-07-042016-07-042016BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY, v.82, n.1, p.56-64, 20161808-8694https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/13915Introduction: Considering the importance of auditory information for the acquisition and organization of phonological rules, the assessment of (central) auditory processing contributes to both the diagnosis and targeting of speech therapy in children with speech sound disorders. Objective: To study phonological measures and (central) auditory processing of children with speech sound disorder. Methods: Clinical and experimental study, with 21 subjects with speech sound disorder aged between 7.0 and 9.11 years, divided into two groups according to their (central) auditory processing disorder. The assessment comprised tests of phonology, speech inconsistency, and metalinguistic abilities. Results: The group with (central) auditory processing disorder demonstrated greater severity of speech sound disorder. The cutoff value obtained for the process density index was the one that best characterized the occurrence of phonological processes for children above 7 years of age. Conclusion: The comparison among the tests evaluated between the two groups showed differences in some phonological and metalinguistic abilities. Children with an index value above 0.54 demonstrated strong tendencies towards presenting a (central) auditory processing disorder, and this measure was effective to indicate the need for evaluation in children with speech sound disorder.Introdução Considerando a importância das informações recebidas auditivamente para a aquisição e organização das regras fonológicas, a avaliação do processamento auditivo (central) traz contribuições significativas para o diagnóstico e direcionamento da intervenção fonoaudiologia das crianças com transtorno fonológico. Objetivo Estudar as medidas fonológicas e o processamento auditivo (central) de crianças com transtorno fonológico. Método Estudo clínico e experimental com 21 sujeitos com transtorno fonológico, entre 7,0 e 9,11 anos, separados em dois grupos: com e sem transtorno do processamento auditivo (central). Foram avaliadas as provas de fonologia, inconsistência de fala e habilidades metalinguísticas. Resultados O grupo com transtorno do processamento auditivo (central) apresentou maior gravidade do transtorno fonológico. O valor de corte obtido para o process density index foi o que melhor caracterizou a ocorrência dos processos fonológicos para crianças acima de sete anos. Conclusão A comparação do desempenho das provas avaliadas nos dois grupos mostrou diferenças quanto a alguns aspectos fonológicos e metalinguísticas. As crianças com valor do índice acima de 0,54 demonstraram uma forte tendência a apresentar alteração no processamento auditivo (central), sendo que esta medida foi efetiva para indicar a necessidade de avaliação de crianças com transtorno fonológico.engopenAccessArticulation disordersAuditory perceptionSpeech perceptionEvaluationTranstornos da articulaçãoPercepção auditivaPercepção da falaAvaliaçãolanguageextensionschildrenThe influence of (central) auditory processing disorder in speech sound disordersInfluência do transtorno do processamento auditivo (central) no transtorno fonológicoarticleCopyright ASSOC BRASILEIRA OTORRINOLARINGOLOGIA & CIRURGIA CERVICOFACIAL10.1016/j.bjorl.2015.01.008Otorhinolaryngology1808-8686