Aquisição de vocábulos em crianças usuárias de implante coclear

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
CEFAC Saúde e Educação
Citação
REVISTA CEFAC, v.16, n.5, p.1504-1511, 2014
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
PURPOSE: to analyze word acquisition in early oral language development of a group of children with cochlear implants. METHODS: this consisted on a clinical, prospective and longitudinal study. Five mothers of children with cochlear implants participated. The mothers reported the words that were spontaneously produced by their children. The Language Development Survey adapted to Brazilian Portuguese was administered once a month, totaling six moments per child. The paired t-test was used on the longitudinal data analysis. RESULTS: the mean number of words spontaneously produced by the group of children gradually increased from the first to the sixth month: 38 to 58.8 words. There were significant differences in the number of words produced on Moment 1 and Moment 5 (p = 0.016) and between Moment 1 and Moment 6 (p = 0.010). The categories with the greatest number of words produced by children were other, people, modifiers and actions. The categories with the greatest increase were modifiers, body parts and other. CONCLUSIONS: the group of children with cochlear implants showed a gradual increase in the number of words spontaneously (mainly other, modifiers, people and actions) produced over a period of six months, being significant after the fifth month of Speech-Language therapy. The number of words produced increased with higher significance with longer intervention periods. It is suggested that Speech-Language Pathologists apply the formulary on a six-month interval as this is an ideal period to evidence lexical acquisition.
OBJETIVO: analisar a aquisição de vocábulos em um grupo de crianças usuárias de implante coclear, na fase inicial do desenvolvimento da língua oral. MÉTODOS: estudo do tipo clínico, prospectivo e longitudinal. Participaram cinco mães de crianças usuárias de implante coclear. As mães assinalaram os vocábulos produzidos espontaneamente pelas crianças, em situação natural, na Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo, adaptado do Language Development Survey. Esse instrumento foi administrado uma vez por mês, totalizando seis momentos por criança. Utilizou-se o teste-t pareado para realizar as comparações entre os momentos. RESULTADOS: a média dos vocábulos produzidos espontaneamente pelo grupo de crianças do primeiro para o sexto momento aumentou gradativamente: de 38,0 para 58,8 vocábulos. Houve diferença significante no número de vocábulos produzidos entre os Momento 1 e Momento 5 (p=0,016) e, entre Momento 1 e Momento 6 (p=0,010). As categorias mais produzidas pelas crianças foram: outros, pessoas, modificadores e ações. E, as categorias que mais se expandiram no período foram modificadores, partes de corpo e outros. CONCLUSÕES: o grupo de crianças usuárias de implante coclear que participaram deste estudo apresentou um aumento gradativo do número de vocábulos produzidos espontaneamente (principalmente outro, modificadores, pessoas e ações), num período de seis meses, sendo significativo após o quinto mês da intervenção fonoaudiológica e, conforme aumentou o tempo do programa de intervenção, o número de vocábulos aumentou com maior significância. Sugere-se aos fonoaudiólogos que administrem o formulário num intervalo de seis meses, por ser o ideal para evidenciar a aquisição lexical.
Palavras-chave
Vocabulary, Child, Cochlear Implantation, Language Development, Vocabulário, Criança, Implante Coclear, Desenvolvimento de Linguagem
Referências
  1. BEFI-LOPES D. M., 2000, Pró-Fono R. Atual. Cient., V12, P31
  2. Befi-Lopes DM, 2007, Rev Soc Bras Fonoaudiol, V12, P265, DOI 10.1590/S1516-80342007000400003
  3. BEVILACQUA M. C., 2005, Deficiência auditiva: Conversando com familiares e profissionais de saúde, P179
  4. Capovilla FC, 1997, CIENCIA COGNITIVA, V1, P353
  5. Costa Marianni Christina Moreira, 2006, Pró-Fono R. Atual. Cient., V18, P189, DOI 10.1590/S0104-56872006000200008
  6. Couto Maria Inês Vieira, 2007, Pró-Fono R. Atual. Cient., V19, P75, DOI 10.1590/S0104-56872007000100009
  7. Crosson J, 2000, Ann Otol Rhinol Laryngol Suppl, V185, P118
  8. Fensen L, 1994, MONOGR SOC RES CHILD, V59, P174
  9. Gandara JP, 2010, REV SOC BRAS FONOAUD, V15, P297, DOI 10.1590/S1516-80342010000200024
  10. Geers AE, 2009, J DEAF STUD DEAF EDU, V14, P371, DOI 10.1093/deafed/enn046
  11. Houston DM, 2012, DEVELOPMENTAL SCI, V15, P448, DOI 10.1111/j.1467-7687.2012.01140.x
  12. Houston DM, 2010, OTOL NEUROTOL, V31, P1248, DOI 10.1097/MAO.0b013e3181f1cc6a
  13. MOGFORD K., 2002, Desenvolvimento da linguagem em circunstâncias especiais, P145
  14. Moret Adriane Lima Mortari, 2007, Pró-Fono R. Atual. Cient., V19, P295, DOI 10.1590/S0104-56872007000300008
  15. Mota Juzzie de Melo, 2011, Arquivos Int. Otorrinolaringol., V15, P54, DOI 10.1590/S1809-48722011000100008
  16. O´Neill C, 2002, Otol. Neurotol, V1, P44
  17. PADOVANI C. M., 2004, Pro-Fono R. Atual. Cient., V6, P217
  18. RESCORLA L, 1989, J SPEECH HEAR DISORD, V54, P587
  19. Rescorla L, 2005, American Journal of Speech-Language Pathology, P156
  20. Robbins AM, 2000, COCHLEAR IMPLANTS, P323
  21. Stuchi Raquel Franco, 2007, Pró-Fono R. Atual. Cient., V19, P167, DOI 10.1590/S0104-56872007000200005
  22. Tye-Murray N, 2009, Foundations of Aural Rehabilitation: children, adults and their family members
  23. Yoshinaga-Itano C, 2010, OTOL NEUROTOL, V31, P1268, DOI 10.1097/MAO.0b013e3181f1ce07
  24. Young A, 2009, J DEAF STUD DEAF EDU, V14, P422, DOI 10.1093/deafed/enp016