Sequential bilateral cochlear implant: results in children and adolescents

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
10
Tipo de produção
article
Data de publicação
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
ASSOC BRASILEIRA OTORRINOLARINGOLOGIA & CIRURGIA CERVICOFACIAL
Autores
MARTINS, Marcella Ferrari
COSTA, Lucas Bevilacqua Alves da
COSTA, Orozimbo Alves da
Citação
BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY, v.85, n.6, p.774-779, 2019
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Introduction: The use of the bilateral cochlear implants can promote the symmetrical development of the central auditory pathways, thus benefiting the development of auditory abilities and improving sound localization and the ability of auditory speech perception in situations of competitive noise. Objective: To evaluate the ability of speech perception in children and adolescents using sequential bilateral cochlear implants, considering the association of these variables: age at surgery, time of device use and interval between surgeries. Methods: A total of 14 individuals between 10 and 16 years of age, who demonstrated surgical indication for the use of sequential bilateral cochlear implants as intervention in the auditory habilitation process, were assessed. The speech perception ability was assessed through sentence lists constructed in the Portuguese language, presented in two situations: in silence, with fixed intensity of 60 dB SPL, and in competitive noise, with a signal-to-noise ratio of +15 dB. The evaluation was performed under the following conditions: unilateral with the first activated cochlear implant, unilateral with the second activated cochlear implant and bilateral with both devices activated. Results: The results of the speech perception tests showed better performance in both silence and in noise for the bilateral cochlear implant condition when compared to the 1st cochlear implant and the 2nd cochlear implant alone. A worse result of speech perception was found using the 2nd cochlear implant atone. No statistically significant correlation was found between age at the surgical procedure, interval between surgeries and the time of use of the 2nd cochlear implant, and the auditory speech perception performance for all assessed conditions. The use of a hearing aid prior to the 2nd cochlear implant resulted in benefits for auditory speech perception with the 2nd cochlear implant, both in silence and in noise. Conclusion: The bilateral cochlear implant provided better speech perception in silence and in noise situations when compared to the unilateral cochlear implant, regardless of the interval between surgeries, age at the surgical procedure and the time of use of the 2nd cochlear implant. Speech perception with the 1st cochlear implant was significantly better than with the 2nd cochlear implant, both in silence and in noise. The use of the hearing aid prior to the 2nd cochlear implant influenced speech perception performance with the 2nd cochlear implant, both in silence and in noise. (C) 2018 Associacao Brasileira de Otorrinotaringologia e Cirurgia Cervico-Facial.
Resumo Introdução: A utilização do implante coclear bilateral pode promover o desenvolvimento das vias auditivas centrais de maneira simétrica, beneficiando, assim, o desenvolvimento das habilidades auditivas e melhorando a localização sonora e a habilidade de percepção auditiva da fala em situações de ruído competitivo. Objetivo: Avaliar a habilidade de reconhecimento de fala em crianças e adolescentes usuários do implante coclear bilateral sequencial, considerando a relação das variáveis: idade cirúrgica, tempo de uso do dispositivo e intervalo entre as cirurgias. Método: Foram avaliados 14 indivíduos entre 10 e 16 anos, que receberam indicação cirúrgica para implante coclear bilateral sequencial como forma de intervenção no processo de habilitação auditiva. A habilidade de reconhecimento de fala foi avaliada por meio de listas de sentenças construídas na língua portuguesa, apresentadas em duas situações: no silêncio, com intensidade fixa de 60 dB NPS, e no ruído competitivo, com a relação sinal/ruído de + 15 dB. A avaliação foi feita nas seguintes condições: unilateral com o 1° implante coclear ativado, unilateral com o 2° implante coclear ativado e bilateral com ambos os dispositivos ativados. Resultado: Os resultados dos testes de reconhecimento de fala demonstraram melhor desempenho tanto no silêncio quanto no ruído para a condição implante coclear bilateral, quando comparado ao 1° implante coclear e 2° implante coclear isoladamente. Um pior resultado de reconhecimento de fala foi encontrado com o uso do 2° implante coclear isoladamente. Não foi encontrada correlação estatisticamente significante entre idade cirúrgica, intervalo entre as cirurgias e tempo de uso do 2° implante coclear e o desempenho de percepção auditiva da fala para todas as condições avaliadas. O uso do aparelho de amplificação sonora individual anterior ao 2° implante coclear beneficiou os resultados de percepção auditiva da fala com o 2° implante coclear, tanto no silêncio quanto no ruído. Conclusão: O implante coclear bilateral proporcionou melhor reconhecimento de fala em situações de silêncio e de ruído, quando comparado com o implante coclear unilateral, independentemente do intervalo entre as cirurgias, da idade cirúrgica e do tempo de uso do 2° implante coclear. O reconhecimento de fala com o 1° implante coclear foi significativamente melhor do que com o 2° implante coclear, tanto no silêncio quanto no ruído. O uso do aparelho de amplificação sonora individual anterior ao 2° implante coclear influenciou o desempenho de reconhecimento de fala com o 2° implante coclear, tanto no silêncio quanto no ruído.
Palavras-chave
Cochlear implant, Hearing, Hearing loss, Child, Speech perception, Implante coclear, Audição, Perda auditiva, Criança, Percepção da fala
Referências
  1. American National Standard Institute, 2010, S12602010 ANSI 1
  2. Bianchin G, 2017, INT J PEDIATR OTORHI, V102, P10, DOI 10.1016/j.ijporl.2017.08.025
  3. Brown Kevin D, 2007, Curr Opin Otolaryngol Head Neck Surg, V15, P315, DOI 10.1097/MOO.0b013e3282ef3d3e
  4. Crandell CC, 2000, LANG SPEECH HEAR SER, V31, P362, DOI 10.1044/0161-1461.3104.362
  5. Friedmann DR, 2015, LARYNGOSCOPE, V125, P1952, DOI 10.1002/lary.25293
  6. Fu QJ, 1998, J ACOUST SOC AM, V104, P3586, DOI 10.1121/1.423941
  7. Galvin KL, 2007, EAR HEARING, V28, p19S, DOI 10.1097/AUD.0b013e3180315409
  8. Gordon KA, 2011, COCHLEAR IMPLANTS S2, V12, P8
  9. Illg A, 2013, OTOL NEUROTOL, V34, P682, DOI 10.1097/MAO.0b013e31828bb75e
  10. Kim JS, 2013, INT J PEDIATR OTORHI, V77, P162, DOI 10.1016/j.ijporl.2012.10.010
  11. Litovsky RY, 2006, INT J AUDIOL, V45, pS78, DOI 10.1080/14992020600782956
  12. Lovett RES, 2010, ARCH DIS CHILD, V95, P107, DOI 10.1136/adc.2009.160325
  13. Moret ALM, 2016, PERCEPCAO AUDITIVA F
  14. Nelson PB, 2004, J ACOUST SOC AM, V115, P2286, DOI 10.1121/1.1703538
  15. Papsin BC, 2008, CURR OPIN OTOLARYNGO, V16, P69, DOI 10.1097/MOO.0b013e3282f5e97c
  16. Reeder RM, 2017, J SPEECH LANG HEAR R, V60, P276, DOI 10.1044/2016_JSLHR-H-16-0175
  17. Scherf FWAC, 2009, INT J PEDIATR OTORHI, V73, P723, DOI 10.1016/j.ijporl.2009.01.009
  18. Sharma A, 2004, ARCH OTOLARYNGOL, V130, P511, DOI 10.1001/archotol.130.5.511
  19. Sharma A, 2007, INT J AUDIOL, V46, P494, DOI 10.1080/14992020701524836
  20. Smulders YE, 2011, LARYNGOSCOPE, V121, P1942, DOI 10.1002/lary.21922
  21. Sparreboom M, 2010, OTOL NEUROTOL, V31, P1062, DOI 10.1097/MAO.0b013e3181e3d62c
  22. Steffens T, 2008, ACTA OTO-LARYNGOL, V128, P164, DOI 10.1080/00016480701411528
  23. Valente SLOL, 1998, THESIS