O uso da comunicação suplementar e/ou alternativa no trabalho com a morfossintaxe em adolescentes com Síndrome de Down

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
CEFAC Saúde e Educação
Citação
REVISTA CEFAC, v.16, n.3, p.863-873, 2014
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Purpose to present and to discuss the use of augmentative and alternative communication as a therapeutic tool with the morphosyntax with adolescents with Down syndrome. Methods this pilot study monitored during 12 months four adolescents chronologically aged between 13 and 15 years and mentally aged between 5 and 6 years. It were analyzed the initial and the final assessments, situations of free interaction between the participant and the caregiver videotaped during 30 minutes. The speech samples were analyzed as MLU values considering morphemes and words, comparing both the two situations. All of the participants were submitted to the same procedures during the therapeutic interventions. Picture Communication Symbols (PCS) has been used and the symbols were organized according to a simple syntactic structure (substantive + verb + complement) with a gradual extension, and the elements were rated at the following order: articles, prepositions, pronouns (personals, possessives and demonstratives), and conjunctions. Each therapeutic session was recorded in specific protocol. It was used the Wilcoxon test and the p value considered was 5%. Results spites there were no statistical significant differences, increase in number of morphemes and words used between the both assessments was observed. This improve was represented by the worked elements, including prepositions and conjunctions beyond substantives and verbs. For personal pronouns there was tendency to significance (p=0,068). Conclusion the communication system showed to be a therapeutic tool to improve the use of syntactic elements in statement structures, as articles, prepositions and conjunctions, which use for individuals with Down syndrome are difficult.
Objetivo apresentar e discutir o uso de comunicação suplementar e/ou alternativa como instrumento terapêutico no trabalho com a morfossintaxe em adolescentes com síndrome de Down. Métodos estudo piloto que acompanhou longitudinalmente (doze meses) quatro adolescentes com idade cronológica entre 13 e 15 anos e idade mental entre cinco e seis anos. Foram consideradas as avaliações inicial e final, filmadas durante 30 minutos em situação de interação livre entre participante e cuidador. As amostras de fala foram analisadas a partir do cálculo da EME, quanto morfemas e palavras, para comparação entre as avaliações. Durante a intervenção terapêutica, todos os participantes foram submetidos ao mesmo procedimento. Foi utilizado o Picture Communication Symbols (PCS), com os símbolos ordenados seguindo uma estrutura sintática simples (substantivo + verbo + complemento), ampliada gradativamente,na seguinte ordem de elementos: artigos, preposições, pronomes (pessoais, possessivos e demonstrativos) e conjunções. Cada sessão terapêutica foi registrada em protocolo específico. Foi realizado o teste de Wilcoxon e o nível de significância adotado foi de 5%. Resultados apesar de não ter sido obtida diferença estatisticamente significante, houve aumento do número de morfemas e de palavras entre as duas avaliações, representados pelos elementos trabalhados, incluindo preposições e conjunções, além de substantivos e verbos. Para pronomes pessoais foi verificada tendência à significância (p=0,068). Conclusão o sistema de comunicação adotado mostrou-se uma ferramenta apropriada ao favorecimento do emprego de estruturas frasais com o uso de elementos com função sintática, como artigos, preposições e conjunções, de difícil utilização por indivíduos com síndrome de Down.
Palavras-chave
Down Syndrome, Language Development, Linguistics, Language Disorders, Adolescent, Síndrome de Down, Desenvolvimento de Linguagem, Linguística, Alterações de Linguagem, Adolescente
Referências
  1. Conners FA, 2008, J INTELL DISABIL RES, V52, P244, DOI 10.1111/j.1365-2788.2007.01015.x
  2. Soto G, 2006, J COMMUN DISORD, V39, P456, DOI 10.1016/j.jcomdis.2006.04.005
  3. Moore ME, 2001, J COMMUN DISORD, V34, P207, DOI 10.1016/S0021-9924(00)00050-2
  4. Bassano D, 2000, J CHILD LANG, V27, P521, DOI 10.1017/S0305000900004396
  5. Granlund M, 2008, AUGMENT ALTERN COMM, V24, P207, DOI 10.1080/08990220802387935
  6. Martin GE, 2009, TOP LANG DISORD, V29, P112
  7. Purser HRM, 2005, J EXP CHILD PSYCHOL, V91, P1, DOI 10.1016/j.jecp.2005.01.002
  8. Millar DC, 2006, J SPEECH LANG HEAR R, V49, P248, DOI 10.1044/1092-4388(2006/021)
  9. Snowling MJ, 2012, INT J LANG COMM DIS, V47, P27, DOI 10.1111/j.1460-6984.2011.00081.x
  10. Zampini L, 2011, INT J LANG COMM DIS, V46, P386, DOI 10.3109/13682822.2010.508764
  11. Miolo G, 2005, J SPEECH LANG HEAR R, V48, P172, DOI 10.1044/1092-4388(2005/013)
  12. Kent-Walsh J, 2010, AM J SPEECH-LANG PAT, V19, P97, DOI 10.1044/1058-0360(2010/09-0014)
  13. Lanfranchi S, 2010, J INTELL DISABIL RES, V54, P308, DOI 10.1111/j.1365-2788.2010.01262.x
  14. ARAÚJO K., 2003, Aspectos do desempenho gramatical de crianças pré-escolares em desenvolvimento normal de linguagem
  15. Balason DV, 2002, J SPEECH LANG HEAR R, V45, P961, DOI 10.1044/1092-4388(2002/078)
  16. Balkom H, 2012, Int J Lang Comm Disord, V45, P295
  17. Befi-Lopes Debora Maria, 2010, Pró-Fono R. Atual. Cient., V22, P3, DOI 10.1590/S0104-56872010000100002
  18. Brock J, 2005, J CHILD PSYCHOL PSYC, V46, P304, DOI 10.1111/j.1469-7610.2004.00352.x
  19. Brorson Kent, 2005, FIRST LANG, V25, P365, DOI 10.1177/0142723705059114
  20. Brown R, 1973, A first language:the early stages. Cambridge,
  21. Bruno J, 2006, AUGMENT ALTERN COMM, V22, P300, DOI 10.1080/07434610600768318
  22. Carvalho AMA, 2012, Extensão media do enunciado em crianças com síndrome de Down
  23. Caselli MC, 2008, NEUROPSYCHOLOGY, V22, P27, DOI 10.1037/0894-4105.22.1.27
  24. Childers JB, 2009, MONOGR SOC RES CHILD, V74, P133, DOI 10.1111/j.1540-5834.2009.00524.x
  25. Cleland J, 2011, Int. J. Lang. Comm. Dis., V45, P83
  26. Ehrler DJ, 2008, Primary Test of Nonverbal Intelligence - PTONI
  27. Hick RF, 2005, DEV MED CHILD NEUROL, V47, P532, DOI 10.1017/S0012162205001040
  28. Kemp N, 2005, J SPEECH LANG HEAR R, V48, P592, DOI 10.1044/1092-4388(2005/041)
  29. Kover ST, 2012, J Speech Lang Hear Res, V55, P1002
  30. Drager Kathryn, 2010, J Pediatr Rehabil Med, V3, P303, DOI 10.3233/PRM-2010-0141
  31. Light J, 2011, Assist Technol, V42, P34
  32. Limongi SCO, 2006, Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, V11, P135
  33. Marques Suelen Fernanda, 2011, J. Soc. Bras. Fonoaudiol., V23, P152, DOI 10.1590/S2179-64912011000200012
  34. McDuffie AS, 2007, J SPEECH LANG HEAR R, V50, P1546, DOI 10.1044/1092-4388(2007/105)
  35. Pires SCF, 2008, Comunicação Suplementar e/ou Alternativa e ganho lexical na criança com síndrome de Down: estudo piloto
  36. Price JR, 2008, J SPEECH LANG HEAR R, V51, P3, DOI 10.1044/1092-4388(2008/001)
  37. RODRIGO M. J., 2004, 1 LANGUAGE, V24, P71, DOI 10.1177/0142723704041040
  38. Rondal J. A., 2009, INT J EARLY CHILDHOO, V1, P138
  39. van der Schuit M, 2010, AUGMENT ALTERN COMM, V26, P203, DOI 10.3109/07434618.2010.505609
  40. Vicari S, 2000, NEUROPSYCHOLOGIA, V38, P634, DOI 10.1016/S0028-3932(99)00110-4