Utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes

dc.contributorSistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSP
dc.contributor.authorLIMONGI, Suelly Cecilia Olivan
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Emilia de Faria
dc.contributor.authorIENNE, Livia Maria
dc.contributor.authorANDRADE, Rosangela Viana
dc.contributor.authorCARVALHO, Angela Maria de Amorim
dc.date.accessioned2014-07-03T20:38:04Z
dc.date.available2014-07-03T20:38:04Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractPURPOSE: To verify the use of nouns and verbs by children with Down syndrome and to compare this use between conditions of interaction with the mother and the Speech-language pathologist (SLP). METHODS: Participants were 21 children aged between 5 and 11 years, divided into three groups, according to chronological and mental age as established by the results of the Primary Tests of Nonverbal Intelligence. The speech sample was obtained through free interaction situations that were videotaped during session of 30 minutes and transcribed in specific protocols. The first 100 utterances from the first five minutes were used. The interval between each situation ranged from 7 to 15 days. T-test and analysis of variance were used for statistical analysis and the significance level adopted was of 5%. RESULTS: More verbs than nouns were used in both conditions; however, a higher number of nouns were observed during the interaction with the SLP. The between-group comparison in the interaction with the SLP shows significant differences for verbs and nouns, but during the interaction with the mother, there was tendency for difference only for the verbs. CONCLUSION: The data indicate the growing development on using of nouns and verbs according to the increase of age. There was a higher use of verbs when compared with nouns mainly in the condition of interaction with the SLP.
dc.description.abstractOBJETIVO: Verificar a utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down e comparar esse uso em situações de interação com o terapeuta e com a mãe. MÉTODOS: Participaram 21 crianças com idades entre 5 e 11 anos, divididas em 3 grupos igualitários com base nas idades cronológica e mental, a partir da aplicação do Primary Test of Nonverbal Intelligence. A coleta de fala foi feita a partir de situações de interação livre, gravadas em vídeo por período de 30 minutos e transcritas em protocolo específico, sendo utilizados os primeiros 100 enunciados, a partir dos 5 minutos iniciais. O tempo de intervalo entre cada situação foi de 7 a 15 dias. A análise estatística utilizou o teste-t pareado e a análise de variância (ANOVA). Foi adotado o valor de significância de 5%. RESULTADOS: Foram produzidos mais verbos do que substantivos nas duas situações de interação, sendo mais verbos e substantivos com o terapeuta do que com a mãe. A comparação entre os grupos na interação com o terapeuta mostrou diferença tanto para substantivos quanto para verbos e, com a mãe, apenas tendência à diferença para os verbos. CONCLUSÃO: Os dados apontam para crescente desenvolvimento no uso de substantivos e de verbos de acordo com o aumento da idade. Houve maior utilização de verbos que de substantivos, principalmente na situação de interação com o terapeuta.
dc.description.indexMEDLINE
dc.identifier.citationCODAS, v.25, n.3, p.262-267, 2013
dc.identifier.doi10.1590/S2317-17822013000300012
dc.identifier.issn2317-1782
dc.identifier.urihttps://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/5675
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartofCoDAS
dc.rightsopenAccess
dc.rights.holderCopyright Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.subjectDown syndrome
dc.subjectLanguage development
dc.subjectChild development
dc.subjectChild
dc.subjectLinguistics
dc.subjectLanguage arts
dc.subjectLanguage disorders
dc.subjectSíndrome de Down
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem
dc.subjectDesenvolvimento infantil
dc.subjectCriança
dc.subjectLinguística
dc.subjectEstudos de linguagem
dc.subjectTranstornos da linguagem
dc.subject.wosAudiology & Speech-Language Pathology
dc.subject.wosRehabilitation
dc.titleUtilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
dc.title.alternativeThe use of nouns and verbs by children with Down syndrome in two different situations
dc.typearticle
dc.type.categoryoriginal article
dc.type.versionpublishedVersion
dspace.entity.typePublication
hcfmusp.author.externalOLIVEIRA, Emilia de Faria:Universidade de São Paulo, São Paulo, BRAZIL
hcfmusp.citation.scopus0
hcfmusp.contributor.author-fmusphcSUELLY CECILIA OLIVAN LIMONGI
hcfmusp.contributor.author-fmusphcLIVIA MARIA IENNE
hcfmusp.contributor.author-fmusphcROSANGELA VIANA ANDRADE LUCAS
hcfmusp.contributor.author-fmusphcANGELA MARIA DE AMORIM CARVALHO
hcfmusp.description.beginpage262
hcfmusp.description.endpage267
hcfmusp.description.issue3
hcfmusp.description.volume25
hcfmusp.origemSciELO
hcfmusp.origem.pubmed24408338
hcfmusp.origem.scieloSCIELO:S2317-17822013000300012
hcfmusp.origem.scopus2-s2.0-84904245445
hcfmusp.publisher.citySÃO PAULO
hcfmusp.publisher.countryBRAZIL
hcfmusp.relation.referenceAbbeduto L, 2007, MENT RETARD DEV D R, V13, P247, DOI 10.1002/mrdd.20159
hcfmusp.relation.referenceAraujo K, 2003, Aspectos do desenvolvimento gramatical de crianças pré-escolares em desenvolvimento normal de linguagem
hcfmusp.relation.referenceBassano D, 2000, J CHILD LANG, V27, P521, DOI 10.1017/S0305000900004396
hcfmusp.relation.referenceBefi-Lopes Debora Maria, 2010, Pro Fono, V22, P3, DOI 10.1590/S0104-56872010000100002
hcfmusp.relation.referenceBefi-Lopes Debora Maria, 2007, Rev. CEFAC, V9, P444, DOI 10.1590/S1516-18462007000400003
hcfmusp.relation.referenceBird EKR, 2000, J COMMUN DISORD, V33, P241, DOI 10.1016/S0021-9924(00)00022-8
hcfmusp.relation.referenceBornstein MH, 2004, CHILD DEV, V75, P1115, DOI 10.1111/j.1467-8624.2004.00729.x
hcfmusp.relation.referenceChilders JB, 2009, MONOGR SOC RES CHILD, V74, P133, DOI 10.1111/j.1540-5834.2009.00524.x
hcfmusp.relation.referenceDixon JA, 2007, CHILD DEV, V78, P190, DOI 10.1111/j.1467-8624.2007.00992.x
hcfmusp.relation.referenceEhrler DJ, 2008, Primary Test of Nonverbal Intelligence - PTONI
hcfmusp.relation.referenceGertner Y, 2006, PSYCHOL SCI, V17, P684, DOI 10.1111/j.1467-9280.2006.01767.x
hcfmusp.relation.referenceGoodman JC, 2008, J CHILD LANG, V35, P515, DOI 10.1017/S0305000907008641
hcfmusp.relation.referenceHoff E, 2006, DEV REV, V26, P55, DOI 10.1016/j.dr.2005.11.002
hcfmusp.relation.referenceHorton S, 2004, INT J LANG COMM DIS, V39, P365, DOI 10.1080/13682820410001662019
hcfmusp.relation.referenceLany J, 2010, PSYCHOL SCI, V21, P284, DOI 10.1177/0956797609358570
hcfmusp.relation.referenceLaw J, 2004, FOLIA PHONIATR LOGO, V56, P199, DOI 10.1159/000078343
hcfmusp.relation.referenceLe Normand MT, 2008, CLIN LINGUIST PHONET, V22, P47, DOI 10.1080/02699200701669945
hcfmusp.relation.referenceMahoney Gerald, 2006, Downs Syndr Res Pract, V11, P18, DOI 10.3104/perspectives.311
hcfmusp.relation.referenceMarques Suelen Fernanda, 2011, J Soc Bras Fonoaudiol, V23, P152
hcfmusp.relation.referenceMarshall J, 2007, INT J LANG COMM DIS, V42, P533, DOI 10.1080/13682820601053753
hcfmusp.relation.referenceMartin GE, 2009, TOP LANG DISORD, V29, P112
hcfmusp.relation.referencePino O, 2000, RES DEV DISABIL, V21, P329, DOI 10.1016/S0891-4222(00)00046-9
hcfmusp.relation.referenceRoberts J, 2007, AM J MENT RETARD, V112, P177, DOI 10.1352/0895-8017(2007)112[177:RVEVAS]2.0.CO;2
hcfmusp.relation.referenceRuser TF, 2007, J AUTISM DEV DISORD, V37, P1323, DOI 10.1007/s10803-006-0274-z
hcfmusp.relation.referenceSpanoudis GC, 2011, RES DEV DISABIL, V32, P2916, DOI 10.1016/j.ridd.2011.05.011
hcfmusp.relation.referencevan Balkom H, 2010, INT J LANG COMM DIS, V45, P295, DOI 10.3109/13682820902994226
hcfmusp.relation.referenceVenuti P, 2012, RES DEV DISABIL, V33, P506, DOI 10.1016/j.ridd.2011.10.018
hcfmusp.relation.referenceVicari S, 2002, NEUROPSYCHOLOGIA, V40, P2461, DOI 10.1016/S0028-3932(02)00083-0
hcfmusp.relation.referenceWerner S, 2011, RES DEV DISABIL, V32, P2502, DOI 10.1016/j.ridd.2011.07.010
hcfmusp.relation.referenceYpsilanti A, 2005, J INTELL DISABIL RES, V49, P353, DOI 10.1111/j.1365-2788.2005.00654.x
hcfmusp.scopus.lastupdate2024-05-10
relation.isAuthorOfPublication9f2f6646-2efe-42ec-b7a6-8b2e08181526
relation.isAuthorOfPublication6177264b-9b1f-480c-9794-da461c219743
relation.isAuthorOfPublicationc355231c-aadb-4ae0-b003-2f265af041c9
relation.isAuthorOfPublicationeb6d080d-707b-4685-a543-eaec0772f00e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9f2f6646-2efe-42ec-b7a6-8b2e08181526
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
art_LIMONGI_Utilizacao_de_substantivos_e_verbos_por_criancas_com_por_2013.PDF
Tamanho:
484.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
publishedVersion (Portuguese)
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
art_LIMONGI_Utilizacao_de_substantivos_e_verbos_por_criancas_com_eng_2013.PDF
Tamanho:
480.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
publishedVersion (English)