Empatia em estudantes de Medicina: efeitos de um programa de gerenciamento do estresse

dc.contributorSistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSP
dc.contributor.authorCATARUCCI, Fernanda Martin
dc.contributor.authorCARVALHO, Thays Herbst
dc.contributor.authorANDREWS, Susan
dc.contributor.authorBURDMANN, Emmanuel A.
dc.contributor.authorPATRÍCIO, Karina Pavão
dc.date.accessioned2022-07-08T13:29:36Z
dc.date.available2022-07-08T13:29:36Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractAbstract: Introduction: The undergraduate medical course exposes students to a significant amount of stress, which can have negative consequences for learning, motivation and contact with patients. Lack of empathy in the doctor-patient relationship can hinder adherence and treatment results. Some techniques and practices of integrative medicine (mind and body) have been indicated as aiding the management and reduction of stress. These interventions that involve meditation practices, and which are already used in medical schools, can help in the development of empathy and in the vision of comprehensive care. Objective: Investigate the effect of the Stress Reduction and Empathy Development in Medicine Program (REDEMED©) on empathy levels in undergraduate medical students. Method: The program consisted of eight 2-hour sessions with practices involving meditation, yoga postures, and group activities aimed at improving interpersonal interactions. The intervention group consisted of 47 students and the control group 40 students. Empathy was evaluated before and after intervention using the Jefferson Scale of Empathy - version for medical students (JSE-S). Result: Empathy level significantly increased in the group who received intervention compared to the control group (p: 0.000). Conclusion: Participation in the REDEMED© program showed an increase in empathy in undergraduate medical students.eng
dc.description.abstractResumo: Introdução: O curso de graduação em Medicina expõe os alunos a uma quantidade significativa de estresse, o que pode gerar consequências negativas para o aprendizado, a motivação e o contato com os pacientes. A falta de empatia na relação médico-paciente pode dificultar a adesão ao tratamento e os resultados nele. Algumas técnicas e práticas de medicina integrativa (mente e corpo) têm sido indicadas para auxiliar no manejo e na redução do estresse. Essas intervenções que envolvem práticas de meditação e que já são utilizadas em escolas médicas podem auxiliar no desenvolvimento da empatia e na visão da integralidade do cuidado. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o efeito de um programa de Redução de Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina (Redemed©) no nível de empatia de estudantes de graduação em Medicina. Método: O programa foi composto por oito encontros de duas horas cada, envolvendo práticas de meditação, posturas de ioga e atividades de grupo direcionadas ao aperfeiçoamento de interações interpessoais. O grupo intervenção foi composto por 47 alunos, e o grupo controle, por 40 estudantes. Utilizou-se a Escala Jefferson de Empatia Médica, versão para estudantes (JSPE-S), para avaliar o nível de empatia antes e depois da intervenção. Resultado: O aumento do nível de empatia no grupo que recebeu a intervenção foi significativo quando comparado ao grupo controle (p: 0,000). Conclusão: A participação no programa Redemed© se mostrou eficaz no aumento da empatia entre estudantes de graduação de um curso de Medicina.por
dc.description.indexPubMedeng
dc.identifier.citationREVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO MéDICA, v.46, n.2, p.e056, 2022
dc.identifier.doi10.1590/1981-5271v46.2-20210290
dc.identifier.issn1981-5271
dc.identifier.urihttps://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/47495
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicaeng
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rightsopenAccesseng
dc.rights.holderCopyright Associação Brasileira de Educação Médicaeng
dc.subjectEmpathyeng
dc.subjectMedical Educationeng
dc.subjectMeditationeng
dc.subjectIntegrative Medicineeng
dc.subjectMedical Studentseng
dc.subjectEmpatiaeng
dc.subjectEducação Médicaeng
dc.subjectMeditaçãoeng
dc.subjectMedicina Integrativaeng
dc.subjectEstudantes de Medicinaeng
dc.subject.wosHealth Care Sciences & Serviceseng
dc.titleEmpatia em estudantes de Medicina: efeitos de um programa de gerenciamento do estresseeng
dc.title.alternativeEmpathy in medical students: effects of a stress management programeng
dc.typearticleeng
dc.type.categoryoriginal articleeng
dc.type.versionpublishedVersioneng
dspace.entity.typePublication
hcfmusp.author.externalCATARUCCI, Fernanda Martin:Faculdade de Medicina de Botucatu, Brasil
hcfmusp.author.externalCARVALHO, Thays Herbst:Faculdade de Medicina de Botucatu, Brasil
hcfmusp.author.externalANDREWS, Susan:Instituto Visão Futuro, Brasil
hcfmusp.author.externalPATRÍCIO, Karina Pavão:Faculdade de Medicina de Botucatu, Brasil
hcfmusp.contributor.author-fmusphcEMMANUEL DE ALMEIDA BURDMANN
hcfmusp.description.beginpagee056
hcfmusp.description.issue2
hcfmusp.description.volume46
hcfmusp.origemsciELO
hcfmusp.origem.scieloSCIELO:S0100-55022022000200201
hcfmusp.relation.referenceAndrews S, 2003, Stress a seu favor: como gerenciar sua vida em tempos de criseeng
hcfmusp.relation.referenceBarbosa Peter, 2013, Educ Health (Abingdon), V26, P9, DOI 10.4103/1357-6283.112794eng
hcfmusp.relation.referenceBatt-Rawden SA, 2013, ACAD MED, V88, P1171, DOI 10.1097/ACM.0b013e318299f3e3eng
hcfmusp.relation.referenceBirnie K, 2010, STRESS HEALTH, V26, P359, DOI 10.1002/smi.1305eng
hcfmusp.relation.referenceCaires VV, 2019, Análise da empatia no estudante de medicina da Faculdade de Medicina - Unifenas-BH ao longo da graduaçãoeng
hcfmusp.relation.referenceCatarucci Fernanda Martin, 2019, Rev. bras. educ. med., V43, P79, DOI 10.1590/1981-52712015v43n2rb20180205eng
hcfmusp.relation.referenceCatarucci FM, 2020, Rev Bras Educ Med, V44eng
hcfmusp.relation.referenceDerksen F, 2013, BRIT J GEN PRACT, V63, DOI [10.3399/bjgpbjgp13X660814, 10.3399/bjgp13X660814]eng
hcfmusp.relation.referenceDourado RP, 2021, Rev Cient Esc Estadual Saúde Pública Goiás “Cândido Santiago”, V7eng
hcfmusp.relation.referenceFerreira ATF, 2019, Evolução da empatia em estudantes de medicina da Universidade da Beira Interioreng
hcfmusp.relation.referenceFrutuoso LR, 2019, MEET (Medical Education Empowered by Theater): um encontro sensível entre o teatro e a medicinaeng
hcfmusp.relation.referenceHaslam Nick, 2007, Med J Aust, V187, P381eng
hcfmusp.relation.referenceHojat M, 2001, EDUC PSYCHOL MEAS, V61, P349, DOI 10.1177/00131640121971158eng
hcfmusp.relation.referenceHojat M, 2016, Empathy in health professions education and patient careeng
hcfmusp.relation.referenceHojat M, 2015, INT J MED EDUC, V6, P12, DOI 10.5116/ijme.54c3.60cdeng
hcfmusp.relation.referenceHojat M, 2013, MED TEACH, V35, pE1267, DOI 10.3109/0142159X.2013.785654eng
hcfmusp.relation.referenceHojat M, 2009, ACAD MED, V84, P1182, DOI 10.1097/ACM.0b013e3181b17e55eng
hcfmusp.relation.referenceKim KJ, 2020, Med Educ Online, V25eng
hcfmusp.relation.referenceKrishnan A, 2014, BMC EVOL BIOL, V14, DOI 10.1186/s12862-014-0270-4eng
hcfmusp.relation.referenceHabimorad Pedro Henrique Leonetti, 2020, Ciênc. saúde coletiva, V25, P395, DOI 10.1590/1413-81232020252.11332018eng
hcfmusp.relation.referenceLeppma M, 2016, J COUNS DEV, V94, P297, DOI 10.1002/jcad.12086eng
hcfmusp.relation.referenceLiberali Rafaela, 2015, Interface (Botucatu), V19, P561, DOI 10.1590/1807-57622014.0524eng
hcfmusp.relation.referenceMagalhães ARV, 2019, A importância da empatia na comunicação clínica e avaliação do seu impacto terapêuticoeng
hcfmusp.relation.referenceMENEZES C. B., 2010, INTERAMERICAN J PSYC, V44, P140eng
hcfmusp.relation.referenceMoreira MCSS, 2018, Fatores impactantes na empatia médica nos estudantes de medicinaeng
hcfmusp.relation.referenceMoreto G, 2015, Avaliação da empatia de estudantes de medicina em uma universidade na cidade de São Paulo utilizando dois instrumentoseng
hcfmusp.relation.referenceMoreto G., 2018, EDUCACION MED, V19, P172, DOI 10.1016/j.edumed.2016.12.013eng
hcfmusp.relation.referenceMoura EP, 2021, Revista Eletrônica Acervo Saúde, V13eng
hcfmusp.relation.referenceMufato LF, 2019, Rev. Enferm. Cent-Oeste Min, V9eng
hcfmusp.relation.referenceNascimento Hugo César Filardi, 2018, Rev. bras. educ. med., V42, P152, DOI 10.1590/1981-52712018v42n1rb20170057eng
hcfmusp.relation.referenceSampaio LR, 2020, Cienc Psicol, V14eng
hcfmusp.relation.referenceSelltiz C., 1987, Métodos de pesquisa nas relações sociais: Delineamentos de pesquisa, V2eng
hcfmusp.relation.referenceSiegel D J, 2012, The developing mind: How relationships and the brain interact to shape who we are (2nd ed.)eng
hcfmusp.relation.referenceSilva HSM, 2017, Empatia no curso de Medicina e internato médicoeng
hcfmusp.relation.referenceSilveira LL, 2021, Rev Bras Educ Med, V45eng
hcfmusp.relation.referenceStepien KA, 2006, J GEN INTERN MED, V21, P524, DOI 10.1111/j.1525-1497.2006.00443.xeng
hcfmusp.relation.referenceThomazi Lívia, 2014, Rev. bras. educ. med., V38, P87, DOI 10.1590/S0100-55022014000100012eng
hcfmusp.relation.referenceWilkinson Helen, 2017, Burn Res, V6, P18, DOI 10.1016/j.burn.2017.06.003eng
relation.isAuthorOfPublication4a79752b-3d6b-44a6-b727-ff57285305f6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a79752b-3d6b-44a6-b727-ff57285305f6
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
art_CATARUCCI_Empatia_em_estudantes_de_Medicina_efeitos_de_um_2022.PDF
Tamanho:
270.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
publishedVersion (Portuguese)