Importance of development opportunities and institutional support in nurses' academic satisfaction

dc.contributorSistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSP
dc.contributor.authorALVES, F. C.
dc.contributor.authorAPOSTóLICO, M. R.
dc.contributor.authorPINA-OLIVEIRA, A. A.
dc.contributor.authorPUGGINA, A. C. G.
dc.date.accessioned2019-03-13T17:12:52Z
dc.date.available2019-03-13T17:12:52Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractObjectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses' sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students' Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p < 0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p < 0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master's program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers' availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered. © 2018 Rev baiana enferm.eng
dc.description.abstractObjetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p < 0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p < 0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido. © 2018 Rev baiana enferm.
dc.description.abstractObjetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, con enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p < 0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p < 0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido. © 2018 Rev baiana enferm.
dc.description.indexScopuseng
dc.identifier.citationREVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM, v.32, article ID e25470, p, 2018
dc.identifier.doi10.18471/rbe.v32.25470
dc.identifier.issn0102-5430
dc.identifier.urihttps://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/31058
dc.language.isoeng
dc.language.isopor
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAeng
dc.relation.ispartofRevista Baiana de Enfermagem
dc.rightsopenAccesseng
dc.rights.holderCopyright UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAeng
dc.subjectEducación en enfermeríaeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducação em enfermagemeng
dc.subjectEnfermagemeng
dc.subjectEnfermeríaeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectPersonal satisfactioneng
dc.subjectSatisfacción personaleng
dc.subjectSatisfação pessoaleng
dc.titleImportance of development opportunities and institutional support in nurses' academic satisfactioneng
dc.typearticleeng
dc.type.categoryoriginal articleeng
dc.type.versionpublishedVersioneng
dspace.entity.typePublication
hcfmusp.author.externalALVES, F. C.:Research Group on Communication in Health, Universidade Guarulhos, Brazil, Senac São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
hcfmusp.author.externalAPOSTóLICO, M. R.:Graduate Nursing Program, Universidade Univeritas, Guarulhos, São Paulo, Brazil
hcfmusp.author.externalPUGGINA, A. C. G.:Graduate Nursing Program, Universidade Univeritas, Guarulhos, São Paulo, Brazil, Coma Science Group, Liege University, Belgium, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Brazil
hcfmusp.citation.scopus2
hcfmusp.contributor.author-fmusphcALFREDO ALMEIDA PINA DE OLIVEIRA
hcfmusp.description.articlenumbere25470
hcfmusp.description.volume32
hcfmusp.origemSCOPUS
hcfmusp.origem.scopus2-s2.0-85060016535
hcfmusp.relation.referencePorto, M.A.S., Soares, A.B., Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento (2017) Anál Psicol [Internet], 31 (1), pp. 13-24. , http://dx.doi.org/10.14417/ap.1170, [cited 2017 June 23]eng
hcfmusp.relation.referenceLopes Neto, D., Teixeira, E., Vale, E.G., Cunha, F.S., Xavier, I.M., Fernandes, J.D., Aderência dos cursos de graduação em enfermagem as diretrizes curriculares nacionais (2007) Rev bras enferm [Internet], 60 (6), pp. 627-634. , http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003, [cited 2017 June 23]eng
hcfmusp.relation.referenceCarvalho, G., Lopes, S., Satisfação profissional do enfermeiro em uma unidade de emergência de hospital geral (2006) Arq Ciênc Saúde [Internet], 13 (4), pp. 215-219. , http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-13-4/Famerp%2013(4)%20ID%20210%20-%2017.pdf, [cited 2015 Dec 20]eng
hcfmusp.relation.referenceSchleich, A.L.G., Polydoro, S.A.J., Santos, A.A.A., Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior (2006) Aval Psicol [Internet], 5 (1), pp. 11-20. , http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v5n1/v5n1a03.pdf, [cited 2015 Dec 6]eng
hcfmusp.relation.referenceVieira, M.A., Souto, L.E.S., Souza, S.M., Lima, C.A., Ohara, C.V.S., Domenico, E.B.L., Diretrizes curriculares nacionais para a área da enfermagem: o papel das competências na formação do enfermeiro (2016) Renome [Internet], 5 (1), pp. 105-121. , http://www.renome.unimontes.br/index.php/renome/article/view/102/148, [cited 2017 June 23]eng
hcfmusp.relation.referenceBranquinho, N.C.S.S., (2012) Satisfação dos egressos do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública [dissertação], , Goiânia: Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiáseng
hcfmusp.relation.referenceBackers, D.S., Erdmann, A.L., Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social (2009) Rev Gaúcha Enferm [Internet], 30 (2), pp. 242-248. , http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/7252/6681, [cited 2017 June 23]eng
hcfmusp.relation.referenceAnsari, W.E., Student nurse satisfaction levels witch their courses: Part I-effects of demographic variables (2002) Nurse education Today [Internet], 22 (2), pp. 159-170. , http://dx.doi.org/10.1054/nedt.2001.0682, [cited 2017 Sept 25]eng
hcfmusp.relation.referenceFontenele, G.M., Cunha, R.C., Formação pedagógica dos docentes de enfermagem em uma instituição superior privada na cidade de Parnaíba (2014) Educ Linguagem [Internet], 3 (5), pp. 109-127. , http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/670/405, [cited 2017 Sept 19]eng
hcfmusp.relation.referenceBos, E., Alinaghizadeh, H., Saarikoski, M., Kaila, P., Factors associated with student learning processes in primary health care units: A questionnaire study (2015) Nurse Educ Today [Internet], 35 (1), pp. 170-175. , http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0260691714003335, [cited 2017 Oct 13]eng
hcfmusp.relation.referenceResende, J.C., Alves, R.B.S., Coutinho, M.S., Bragagnoli, G., Araujo, C.R.F., Importância da iniciação científica e projetos de extensão para graduação em medicina (2013) Rev bras ciênc saúde [Internet], 17 (1), pp. 11-18. , http://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/14029/940, [cited 2017 Sept 18]eng
hcfmusp.relation.referenceOliveira, C.T., Santos, A.S., Percepções de estudantes universitários sobre a realização de atividades extracurriculares na graduação (2016) Psicol ciênc prof [Internet], 36 (4), pp. 864-876. , http://www.redalyc.org/pdf/2820/282048758007.pdf, [cited 2017 Sept 25]eng
hcfmusp.relation.referencePereira, A.K., Koshino, M.F., Ferreira, T.R., Rocha, R.A., A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) Rev Gual [Internet], pp. 163-194. , http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp163, [cited 2017 Sept 23];ed especialeng
hcfmusp.relation.referenceCavalcanti, C.O., Costa, M.B.S., Formação acadêmica em enfermagem: Implicações nas competências gerenciais do enfermeiro (2013) Rev enferm UFPE [Internet], 7, pp. 7234-7241. , https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/12400, [cited 2017 Sept 18] espeng
hcfmusp.relation.referenceHernando, C.G., Martín, M.A.C., Ortega, F.L., Villamor, P.M., Aprendizaje basado en problemas y satisfacción de los estudiantes de Enfermería (2014) Enferm Glob [Internet], 13 (35), pp. 97-103. , http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412014000300006, [cited 2017 Sept 18]eng
hcfmusp.relation.referenceValbjorg, E., Oddny, I., Evaluation of students' satisfaction with nursing education in Norway (2003) J Adv Nurs [internet], 42 (3), pp. 226-236. , [cited 2017 Sept 19]eng
hcfmusp.relation.referencePuentes, R.V., Aquino, O.F., Quillici Neto, A., Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessárias à docência (2009) Educar [internet], 34, pp. 169-184. , http://www.scielo.br/pdf/er/n34/10.pdf, [cited 2017 June 10]eng
hcfmusp.relation.referencePereira, F.J.R., Santos, S.R., Silva, C.C., Política de formação inclusiva: percepção de gestores sobre processo de mudanças em Instituições de Ensino Superior (2011) Rev Bras Enferm [internet], 64 (4), pp. 711-716. , http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n4/a13v64n4.pdf, [cited 2017 June 10]eng
hcfmusp.relation.referenceErdmann, A.L., Fernandes, J.D., Texeira, G.A., Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação (2011) Enferm Foco [internet], 2, pp. 89-93. , http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea14.pdf, [cited 2017 June 10]eng
hcfmusp.relation.referenceDraganov, P.B., Sanna, M.C., Avaliação das competências de professores de enfermagem para desenvolver programas educativos para adultos (2013) Rev Bras Enferm [internet], 66 (4), pp. 543-549. , http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n4/v66n4a12.pdf, [cited 2017 June 10]eng
hcfmusp.relation.reference(2001) Ministério da Educação e Cultura, , http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/ CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes curriculares do curso de graduação em enfermagem [Internet]. Brasília [cited 2015 Dec 20]eng
hcfmusp.relation.referenceMartins, C.B., A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil (2009) Educ Soc [internet], 30 (106), pp. 15-35. , http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a02.pdf, [cited 2017 Oct 15]eng
hcfmusp.relation.referenceFranco, A.P., Ensino superior no Brasil: cenário, avanços e contradições (2008) J Políticas Educ [internet], 4, pp. 53-63. , http://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/15028, [cited 2017 Oct 16]eng
hcfmusp.scopus.lastupdate2024-05-10
relation.isAuthorOfPublication88f530cc-1507-43d7-852c-20caaf545595
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery88f530cc-1507-43d7-852c-20caaf545595
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
art_ALVES_Importance_of_development_opportunities_and_institutional_support_in_2018_por.PDF
Tamanho:
248.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
publishedVersion (Portuguese)
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
art_ALVES_Importance_of_development_opportunities_and_institutional_support_in_2018_eng.PDF
Tamanho:
1.3 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
publishedVersion (English)