Fatores que influenciam na participação dos pais de crianças usuárias de implante coclear na (re)habilitação oral: revisão sistemática

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Tipo de produção
article
Data de publicação
2013
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Editora
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Citação
CODAS, v.25, n.1, p.84-91, 2013
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Resumo
PURPOSE: To identify and analyze factors that influence the participation of parents in the rehabilitation process of children with cochlear implants (CI). RESEARCH STRATEGY: Question formulation and articles selection in three databases using the following keywords: cochlear implant (implante coclear) and parents (pais). SELECTION CRITERIA: Complete original articles published in Brazilian Portuguese or English, with direct participation of parents of children with CI. DATA ANALYSIS: Articles were fully read. Data regarding characterization of the centers, research methodology and content were analyzed. RESULTS: Thirteen articles were selected based on the established criteria. The types of studies were cross-sectional and case-control (interview technique). The following influential factors were identified: pre-CI surgery factors (knowledge about CI, quality and quantity of information, specialist's advices, ethical and biomedical aspects, rehabilitation engagement, contact with experienced families, social service support and overall costs); rehabilitation aspects (CI use, oral communication modality, regular school, other disabilities, social and demographic aspects and rehabilitation program's effectiveness); other important influential processes (communication modality, auditory and language development, second oral language learning, as well as parent's behavior and satisfaction). CONCLUSION: The engagement of parents in the rehabilitation process of children with CI depends on several distinct influential factors which audiologists should understand and consider when elaborating a rehabilitation program.
OBJETIVO: Identificar e analisar os fatores que interferem na participação dos pais de crianças usuárias de implante coclear (IC) no processo (re)habilitação aurioral. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Formulação da pergunta da pesquisa, levantamento e seleção dos estudos em bases de dados, com os descritores cochlear implant (implante coclear) e parents (pais). CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Artigos originais e completos publicados na língua portuguesa brasileira ou inglesa, pais de crianças usuárias de IC como participantes diretos da pesquisa. ANÁLISE DOS DADOS: Leitura dos artigos na íntegra e extração de dados para a caracterização dos centros, da metodologia e conteúdo das pesquisas. RESULTADOS: Treze artigos foram selecionados, dos tipos transversal e caso-controle (técnica de entrevista). Foram identificados os fatores sobre a tomada de decisão em realizar ou não a cirurgia (conhecimento prévio sobre IC, expectativas dos resultados, qualidade e quantidade de informações, encaminhamentos realizados, aspectos biomédicos e éticos, inserção na reabilitação, contato com outros pais, apoio social e custos); os fatores preditivos relacionados aos resultados da reabilitação (tempo de uso diário do IC, modalidade aurioral, escola regular, comprometimentos associados, aspectos sócio-demográficos e efetividade do programa); os fatores relacionados aos benefícios e limitações do IC (modalidade comunicativa, evolução das habilidades auditivas e linguísticas, o aprendizado de uma segunda língua oral), bem como o grau de satisfação dos pais. CONCLUSÃO: O engajamento dos pais de crianças usuárias de IC na (re)habilitação aurioral depende de fatores relacionados a diferentes domínios, os quais os fonoaudiólogos devem compreender e considerar na elaboração do programa de intervenção.
Palavras-chave
Rehabilitation, Cochlear implantation, Parents, Parent-child relations, Child, Reabilitação, Implante coclear, Pais, Relações pais-filho, Criança
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