Fatores socioculturais envolvidos no processo de aquisição da linguagem escrita

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
CEFAC Saúde e Educação
Autores
BITTENCOURT, Zélia Zilda Lourenço de Camargo
SILVA, Ivani Rodrigues
Citação
REVISTA CEFAC, v.17, n.2, p.492-501, 2015
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
PURPOSES: verifying the influence of social-familial factors in the children's process of written language acquisition while attending speech therapy, and learning about their families' sociocultural profile. METHODS: this qualitative research has, as subjects, parents or guardians of children enrolled in the reading/writing training of the Speech-Language Pathology course of a public university. For the demographic survey, consultations to the children's records were done, as also semi-structured interviews based on a guide that focused the cultural and family habits related to written language. RESULTS: the study showed that the interviewed families were mostly poor, with poor education, and came from cultural environments with little valorisation and encouragement for reading and writing, and this might have consequences in the academic performance of their children. CONCLUSION: the socioeconomic and cultural deficiency observed in the study can be minimized through the support of social community network and investments in culture and education, since there is interest and expectation of the families in the education of their children.
OBJETIVOS: verificar a influência do meio sociofamiliar no processo de aquisição da linguagem escrita de crianças em atendimento fonoaudiológico e conhecer o perfil sociocultural de seus familiares. MÉTODOS: a investigação, de caráter qualitativo, teve como participantes, pais ou responsáveis de crianças atendidas no Estágio de Leitura/Escrita do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. Para o levantamento sociodemográfico realizaram-se consultas a prontuários destas crianças além de entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro enfocando os hábitos culturais e familiares relativos à linguagem escrita. RESULTADOS: o estudo revelou que os familiares entrevistados eram na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, provenientes de ambientes culturais de pouca valorização e estímulo ao uso da leitura e escrita, podendo repercutir no desempenho escolar de seus filhos. CONCLUSÃO: a carência socioeconômica e cultural observada no estudo pode ser minimizada através do apoio de redes sociais comunitárias e de políticas publicas de cultura e educação, visto que há interesse e expectativa das famílias na melhoria da educação de seus filhos.
Palavras-chave
Language, Speech Language and Hearing Sciences, Learning, Socioeconomic Factors, Linguagem, Fonoaudiologia, Aprendizagem, Fatores Socioeconômicos
Referências
  1. Alexandre M, 2001, Rev Comum, V6, P111
  2. Andaki A, 2007, Revista Digital, V112
  3. Becker Karine Thaís, 2013, Rev. CEFAC, V15, P1148, DOI http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462013005000010
  4. Cavalcanti MC, 2007, Lingüística Aplicada, Suas Faces e Interfaces, P219
  5. Cavalheiro MTP, 1996, Tempo de Fonoaudiologia, P179
  6. Cruz A, 2011, Aquisição da linguagem
  7. Deuschle VP, 2009, Análise comparativa do desempenho textual estudantes de quarta e quinta série do ensino fundamental com e sem queixas de dificuldades na linguagem escrita
  8. Diniz Pollyane Kahelen da Costa, 2010, Paidéia (Ribeirão Preto), V20, P145, DOI 10.1590/S0103-863X2010000200002
  9. Goldani AM, 2002, Rev Brasileira de Estudos de População, V19, P30
  10. Lúcio Patrícia Silva, 2010, Psicol. Reflex. Crit., V23, P496, DOI 10.1590/S0102-79722010000300010
  11. Menezes D, 2008, Revista Nova Escola, V18
  12. SETTON M. D. G. J., 2002, REV BRASILEIRA EDUCA, P60
  13. Signor R, 2011, Revista Bakhtiniana, V1, P54
  14. Szymanski H, 2004, Rev Estudos de Psicologia, V21, P5
  15. Zorzi Jaime Luiz, 2008, Rev. CEFAC, V10, P321, DOI 10.1590/S1516-18462008000300007
  16. 2012, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa