Tradução e adaptação de um software de treinamento da escuta no ruído para o português brasileiro

dc.contributorSistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSP
dc.contributor.authorCALARGA, Karenina Santos
dc.contributor.authorROCHA-MUNIZ, Caroline
dc.contributor.authorJUTRAS, Benoît
dc.contributor.authorSCHOCHAT, Eliane
dc.date.accessioned2019-02-05T13:38:19Z
dc.date.available2019-02-05T13:38:19Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractABSTRACT Purpose To translate and to adapt the software “LEB”, verify its effectiveness and playability in a group of students without hearing and / or learning complaints. Methods (I) Effectiveness was investigated by analyzing the performance of two paired groups before and after training in the compressed speech test. The trained group (TG), composed by 22 students aged 9 to 10 years old, received training with the software and the control group (CG), composed by 20 students of the same age, did not receive any type of stimulation; (II) after the training, the subjects of the TG responded to a qualitative evaluation about the software. Results The commands were understood and executed easily and effectively. The questionnaire revealed that LEB was well accepted and stimulating, providing new learning. The GT presented significant evolutions in comparison to the control group. Conclusions The success in the software’s translation, adaptation and gameplay process is evidenced by the observed changes in the auditory closure ability, suggesting its effectiveness for training speech perception in the noise.eng
dc.description.abstractRESUMO Objetivo Traduzir e adaptar o software Logiciel d’Écoute dans le Bruit - LEB, verificar sua efetividade e jogabilidade em um grupo de escolares sem queixas auditivas e/ou de aprendizagem. Métodos A efetividade foi investigada por meio da análise do desempenho de dois grupos pareados, antes e depois do treinamento, no teste de fala comprimida. O grupo treinado (GT), constituído por 22 escolares, entre 9 a 10 anos de idade, recebeu treinamento com o software e o grupo controle (GC), composto por 20 escolares da mesma faixa etária, não recebeu nenhum tipo de estimulação. Após o treinamento, os sujeitos do GT responderam a uma avaliação qualitativa sobre o software. Resultados Os comandos foram compreendidos e executados com facilidade e eficácia. O questionário revelou que o LEB foi bem aceito e estimulante, proporcionando novos aprendizados. O GT apresentou evoluções significativas, em comparação ao GC. Conclusão O êxito na tradução, adaptação e jogabilidade do software fica evidenciado pelas mudanças observadas na habilidade de fechamento auditivo, sugerindo sua efetividade para treinamento da percepção da fala no ruído.por
dc.description.indexSciELOeng
dc.identifier.citationAUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH, v.23, n.0, p.e1935, 2018
dc.identifier.doi10.1590/2317-6431-2017-1935
dc.identifier.issn2317-6431
dc.identifier.urihttps://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/30715
dc.language.isoporpor
dc.publisherAcademia Brasileira de Audiologiaeng
dc.relation.ispartofAudiology - Communication Research
dc.rightsopenAccesseng
dc.rights.holderCopyright Academia Brasileira de Audiologiaeng
dc.subjectHearingeng
dc.subjectAuditory perceptual disorderseng
dc.subjectRehabilitationeng
dc.subjectSoftwareeng
dc.subjectAcoustic stimulationeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectAudiçãoeng
dc.subjectTranstornos da percepção auditivaeng
dc.subjectReabilitaçãoeng
dc.subjectEstimulação auditivaeng
dc.subjectCriançaeng
dc.subject.wosAudiology & Speech-Language Pathologyeng
dc.subject.wosRehabilitationeng
dc.titleTradução e adaptação de um software de treinamento da escuta no ruído para o português brasileiroeng
dc.title.alternativeTranslation and cross-cultural adaptation of a listening in noise auditory training software to brazilian portugueseeng
dc.typearticleeng
dc.type.categoryoriginal articleeng
dc.type.versionpublishedVersioneng
dspace.entity.typePublication
hcfmusp.affiliation.countryCanadá
hcfmusp.affiliation.countryisoca
hcfmusp.author.externalJUTRAS, Benoît:Université de Montréal, Canada
hcfmusp.contributor.author-fmusphcKARENINA SANTOS CALARGA
hcfmusp.contributor.author-fmusphcCAROLINE NUNES ROCHA MUNIZ
hcfmusp.contributor.author-fmusphcELIANE SCHOCHAT
hcfmusp.description.beginpagee1935
hcfmusp.description.issue0
hcfmusp.description.volume23
hcfmusp.origemsciELO
hcfmusp.origem.scieloSCIELO:S2317-64312018000100333
hcfmusp.relation.referenceAnderson S, 2013, FRONT SYST NEUROSCI, V7, DOI 10.3389/fnsys.2013.00097eng
hcfmusp.relation.referenceAnderson S, 2013, P NATL ACAD SCI USA, V110, P4357, DOI 10.1073/pnas.1213555110eng
hcfmusp.relation.referenceBalen AS, 2015, Tratado de audiologia, P523eng
hcfmusp.relation.referenceBanai K, 2012, PLOS ONE, V7, DOI 10.1371/journal.pone.0047099eng
hcfmusp.relation.referenceBeaton DE, 2000, SPINE, V25, P3186, DOI 10.1097/00007632-200012150-00014eng
hcfmusp.relation.referenceBERGLUND B, 1999, GUID COMM NOISeng
hcfmusp.relation.referenceBrasil PD, 2017, Eficácia do treinamento auditivo utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolareng
hcfmusp.relation.referenceEisenberg LS, 2000, J ACOUST SOC AM, V107, P2704, DOI 10.1121/1.428656eng
hcfmusp.relation.referenceFallon M, 2000, J ACOUST SOC AM, V108, P3023, DOI 10.1121/1.1323233eng
hcfmusp.relation.referenceJerger J, 2000, J Am Acad Audiol, V11, P467eng
hcfmusp.relation.referenceKarawani H, 2016, FRONT PSYCHOL, V6, DOI 10.3389/fpsyg.2015.02066eng
hcfmusp.relation.referenceKeith RW, 1999, LANG SPEECH HEAR SER, V30, P339, DOI 10.1044/0161-1461.3004.339eng
hcfmusp.relation.referenceKeith RW, 1982, CENTRAL AUDITORY LAN, P61eng
hcfmusp.relation.referenceMerzenich MM, 1996, SCIENCE, V271, P77, DOI 10.1126/science.271.5245.77eng
hcfmusp.relation.referenceMurphy CFB, 2011, FOLIA PHONIATR LOGO, V63, P147, DOI 10.1159/000316327eng
hcfmusp.relation.referenceMurphy CFB, 2015, PLOS ONE, V10, DOI 10.1371/journal.pone.0135422eng
hcfmusp.relation.referenceMusiek FE, 2002, SEM HEAR, V23, P263, DOI 10.1055/S-2002-35862eng
hcfmusp.relation.referenceMusiek Frank E., 1998, Seminars in Hearing, V19, P357, DOI 10.1055/s-0028-1082983eng
hcfmusp.relation.referencePatsula L., 1999, J APPL TESTING TECHN, V1, P1eng
hcfmusp.relation.referencePereira LD, 1992, ACTA AWHO, V11, P119eng
hcfmusp.relation.referenceRabelo Camila Maia, 2007, Clinics, V62, P261, DOI 10.1590/S1807-59322007000300010eng
hcfmusp.relation.referenceRusso FA, 2008, EAR HEARING, V29, P746, DOI 10.1097/AUD.0b013e31817bdd1feng
hcfmusp.relation.referenceSchochat E, 1994, Percepção de fala: presbiacusia e perda auditiva induzida por ruídoeng
hcfmusp.relation.referenceSmith GE, 2009, J AM GERIATR SOC, V57, P594, DOI 10.1111/j.1532-5415.2008.02167.xeng
hcfmusp.relation.referenceTallal P, 1996, SCIENCE, V271, P81, DOI 10.1126/science.271.5245.81eng
hcfmusp.relation.referenceThibodeau LM, 2007, HDB AUDITORY PROCESS, P167eng
hcfmusp.relation.referenceTremblay K, 2001, EAR HEARING, V22, P79, DOI 10.1097/00003446-200104000-00001eng
hcfmusp.relation.referenceWilson RH, 2003, J REHABIL RES DEV, V40, P329, DOI 10.1682/JRRD.2003.07.0329eng
hcfmusp.relation.referenceZiegler JC, 2009, DEVELOPMENTAL SCI, V12, P732, DOI 10.1111/j.1467-7687.2009.00817.xeng
relation.isAuthorOfPublicationcb67b2d2-3e30-4299-baa0-ca7df0fce786
relation.isAuthorOfPublication3ac0f5d6-3748-4024-b9a6-91c12dae11fd
relation.isAuthorOfPublicationb3cd210c-6ca1-4d9a-b125-728acdc71173
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycb67b2d2-3e30-4299-baa0-ca7df0fce786
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
art_CALARGA_Traducao_e_adaptacao_de_um_software_de_treinamento_2018_eng.PDF
Tamanho:
1.4 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
publishedVersion (English)
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
art_CALARGA_Traducao_e_adaptacao_de_um_software_de_treinamento_2018_por.PDF
Tamanho:
1.52 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
publishedVersion (Portuguese)