Community Theater as social support for youth: agents in the promotion of health

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
12
Tipo de produção
article
Data de publicação
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
ABRASCO
Autores
Citação
CIENCIA & SAUDE COLETIVA, v.20, n.5, p.1352-1361, 2015
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
There has been much discussion on promotion of the health of young people in vulnerable situations; but little work has been done analyzing its actual operation - and this is especially true in relation to programs and projects that are outside the health services. This article aims to analyze the relationship of an experience in Community Theater with the promotion of health. It is a qualitative, ethnographic study made at the Pombas Urbanas Institute, in the Cidade Tiradentes district of the municipality of Sao Paulo, and is coordinated by a theater group with a history that is relevant to the objective of the study. Participatory observation was carried out for one year, with semi-structured interviews with young people, and with actors of the Pombas Urbanas group, and analysis of documents. The theoretical framework that was used is made up of concepts from the fields of collective health, Community Theater, and liberation pedagogy. The results are presented in two interlinked sub-categories which have arisen from the empiric material and from the references adopted: (i) '`True friends', and (ii) 'Dialog'. The analysis clearly shows the importance of this type of theatrical joint experience for the promotion of health by transforming the quality of relationships between people. Concepts of health, culture and education were used in analysis of the results.
A promoção da saúde de jovens em situação de vulnerabilidade tem sido muito discutida no Brasil, mas existem poucos trabalhos que analisam sua efetiva operação, especialmente a partir de programas e projetos realizados fora dos serviços de saúde. O objetivo do artigo é analisar a relação de uma experiência em Teatro e Comunidade com a promoção da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, etnográfica, realizada no Instituto Pombas Urbanas, localizado no distrito de Cidade Tiradentes, município de São Paulo. É coordenado por um grupo teatral com uma histó- ria pertinente ao objetivo do estudo. A observação participante foi realizada por um ano, entrevistas semiestruturadas com jovens e com atores do grupo Pombas Urbanas e análise documental. O quadro teórico utilizado compõe conceitos do campo da saúde coletiva, Teatro e comunidade e pedagogia da libertação. Os resultados são apresentados em duas subcategorias interligadas advindas do material empírico e dos referenciais adotados: amigos verdadeiros e diálogo. A análise mostra que tornam evidente a importância desta modalidade de vivência teatral para a promoção da saú- de ao transformar a qualidade das relações entre as pessoas. Para a análise dos resultados, foram utilizados conceitos da saúde, cultura e educação
Palavras-chave
Youth, Art, Promotion of health, Social support, Aspects of culture, Juventude, Arte, Promoção da saúde, Apoio social, Pontos de cultura
Referências
  1. AYRES J. R. de C. M., 2001, CIENC SAUDE COLETIVA, V6, P63, DOI 10.1590/S1413-81232001000100005
  2. Ayres JRCM, 2009, CUIDADO TRABALHO INT
  3. Ayres JRCM, 1996, PAPEL ED ACAO PREVEN, P15
  4. Barros DD, 2007, TERAPIA OCUPACIONAL, P354
  5. Boghossian CO, 2009, SAUDE SOC, V18, P411, DOI 10.1590/S0104-12902009000300006
  6. Brasil. Ministerio da Saude (MS), 2002, CART PROM SAUD
  7. Brasil. Ministerio da Saude (MS), 2010, POL NAC PROM SAUD
  8. Buss Paulo Marchiori, 2007, Physis, V17, P77, DOI 10.1590/S0103-73312007000100006
  9. Buss PM, 2000, CIENC SAUDE COLETIVA, V5, P163, DOI 10.1590/S1413-81232000000100014
  10. Buss PM, 2004, PROMOCAO SAUDE CONCE, V2a, P15
  11. Canesqui AM, 2012, CIENC SAUDE COLETIVA, V17, P1103, DOI 10.1590/S1413-81232012000500002
  12. Carvalho S. R., 2004, Ciência & Saúde Coletiva, V9, P669, DOI 10.1590/S1413-81232004000300018
  13. Castel R, 2005, METAMORFOSES QUESTAO
  14. Castro ED, 2007, REV TERAPIA OCUPACIO, V18, P102
  15. Castro MG, 2001, CULTIVANDO VIDA DESA
  16. Centro de Estudos e Pesquisa em Educacao Cultura e Acao Comunitaria (CENPEC), 2007, JUV PAN IN COM FOC J
  17. Czeresnia D, 2004, PROMOCAO SAUDE CONCE, V2a
  18. Diba D, 2012, THESIS U SAO PAULO S
  19. Flick U, 2009, INTRO PESQUISA QUALI
  20. Freire P., 1978, PEDAGOGIA OPRIMIDO
  21. Freire P., 1996, PEDAGOGIA AUTONOMIA
  22. Freire P., 1975, EDUCACAO COMO PRATIC
  23. Geertz C., 1979, INTERPRETACAO CULTUR
  24. Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (IPEA), 2011, CULY VIV PRAT PONT P
  25. Lopes J., 2011, PONTOS CULTURA OLHAR, P139
  26. Luz MT, 2007, NOVOS SABERES PRATIC
  27. Martins RML, 2005, RELEVANCIA APOIO SOC, P128
  28. Minayo MCS, 2008, DESAFIO CONHECIMENTO
  29. Nogueira MP., 2007, AN 4 REUN CIENT PESQ
  30. Nogueira MP, 2009, CARTOGRAFIAS ENSINO, P173
  31. Nogueira MP, 2008, AN 5 C ABRACE BEL HO
  32. Novaes R, 2004, JUVENTUDE SOC TRABAL
  33. Pereira CM, 2011, PONTOS CULTURA OLHAR, P195
  34. Prentki T, 2009, AN 1 SEM TEATR COM F, P13
  35. Ribeiro E, 2006, DIALOGO NACL POLITIC
  36. Silvestre N, 2009, ESUMBAU POMBAS URBAN
  37. Simson ORM, 2001, ED NAOFORMAL CENARIO
  38. Turino C, 2009, PONTO CULTURA BRASIL
  39. Vaistman J, 2002, CIENC SAUDE COLETIVA, V7, P925
  40. Valla VV., 1998, EDUCACAO POPULAR HOJ, P151
  41. Valla V V, 1999, Cad Saude Publica, V15 Suppl 2, P7