The influence of (central) auditory processing disorder in speech sound disorders
Carregando...
Citações na Scopus
17
Tipo de produção
article
Data de publicação
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
ASSOC BRASILEIRA OTORRINOLARINGOLOGIA & CIRURGIA CERVICOFACIAL
Citação
BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY, v.82, n.1, p.56-64, 2016
Resumo
Introduction: Considering the importance of auditory information for the acquisition and organization of phonological rules, the assessment of (central) auditory processing contributes to both the diagnosis and targeting of speech therapy in children with speech sound disorders. Objective: To study phonological measures and (central) auditory processing of children with speech sound disorder. Methods: Clinical and experimental study, with 21 subjects with speech sound disorder aged between 7.0 and 9.11 years, divided into two groups according to their (central) auditory processing disorder. The assessment comprised tests of phonology, speech inconsistency, and metalinguistic abilities. Results: The group with (central) auditory processing disorder demonstrated greater severity of speech sound disorder. The cutoff value obtained for the process density index was the one that best characterized the occurrence of phonological processes for children above 7 years of age. Conclusion: The comparison among the tests evaluated between the two groups showed differences in some phonological and metalinguistic abilities. Children with an index value above 0.54 demonstrated strong tendencies towards presenting a (central) auditory processing disorder, and this measure was effective to indicate the need for evaluation in children with speech sound disorder.
Introdução Considerando a importância das informações recebidas auditivamente para a aquisição e organização das regras fonológicas, a avaliação do processamento auditivo (central) traz contribuições significativas para o diagnóstico e direcionamento da intervenção fonoaudiologia das crianças com transtorno fonológico. Objetivo Estudar as medidas fonológicas e o processamento auditivo (central) de crianças com transtorno fonológico. Método Estudo clínico e experimental com 21 sujeitos com transtorno fonológico, entre 7,0 e 9,11 anos, separados em dois grupos: com e sem transtorno do processamento auditivo (central). Foram avaliadas as provas de fonologia, inconsistência de fala e habilidades metalinguísticas. Resultados O grupo com transtorno do processamento auditivo (central) apresentou maior gravidade do transtorno fonológico. O valor de corte obtido para o process density index foi o que melhor caracterizou a ocorrência dos processos fonológicos para crianças acima de sete anos. Conclusão A comparação do desempenho das provas avaliadas nos dois grupos mostrou diferenças quanto a alguns aspectos fonológicos e metalinguísticas. As crianças com valor do índice acima de 0,54 demonstraram uma forte tendência a apresentar alteração no processamento auditivo (central), sendo que esta medida foi efetiva para indicar a necessidade de avaliação de crianças com transtorno fonológico.
Introdução Considerando a importância das informações recebidas auditivamente para a aquisição e organização das regras fonológicas, a avaliação do processamento auditivo (central) traz contribuições significativas para o diagnóstico e direcionamento da intervenção fonoaudiologia das crianças com transtorno fonológico. Objetivo Estudar as medidas fonológicas e o processamento auditivo (central) de crianças com transtorno fonológico. Método Estudo clínico e experimental com 21 sujeitos com transtorno fonológico, entre 7,0 e 9,11 anos, separados em dois grupos: com e sem transtorno do processamento auditivo (central). Foram avaliadas as provas de fonologia, inconsistência de fala e habilidades metalinguísticas. Resultados O grupo com transtorno do processamento auditivo (central) apresentou maior gravidade do transtorno fonológico. O valor de corte obtido para o process density index foi o que melhor caracterizou a ocorrência dos processos fonológicos para crianças acima de sete anos. Conclusão A comparação do desempenho das provas avaliadas nos dois grupos mostrou diferenças quanto a alguns aspectos fonológicos e metalinguísticas. As crianças com valor do índice acima de 0,54 demonstraram uma forte tendência a apresentar alteração no processamento auditivo (central), sendo que esta medida foi efetiva para indicar a necessidade de avaliação de crianças com transtorno fonológico.
Palavras-chave
Articulation disorders, Auditory perception, Speech perception, Evaluation, Transtornos da articulação, Percepção auditiva, Percepção da fala, Avaliação
Referências
- Almeida CIR, 1988, REV BRAS OTORRINOLAR, V54, P68
- Andrade CRF, 2004, ABFW TESTE LINGUAGEM, P5
- Shriberg LD, 1997, J SPEECH LANG HEAR R, V40, P708
- Dodd B, 2007, FOLIA PHONIATR LOGO, V59, P118, DOI 10.1159/000101770
- Shriberg LD, 2005, J SPEECH LANG HEAR R, V48, P834, DOI 10.1044/1092-4388(2005/058)
- Wertzner HF, 2007, SAO PAULO MED J, V125, P309, DOI 10.1590/S1516-31802007000600002
- Guenther FH, 2006, J COMMUN DISORD, V39, P350, DOI 10.1016/j.jcomdis.2006.06.013
- Dodd B, 2008, INT J SPEECH-LANG PA, V10, P169, DOI 10.1080/14417040701682076
- McArthur GM, 2005, BRAIN LANG, V94, P260, DOI 10.1016/j.bandl.2005.01.002
- Betz SK, 2005, CLIN LINGUIST PHONET, V19, P53, DOI 10.1080/02699200412331325791
- Sharma M, 2009, J SPEECH LANG HEAR R, V52, P706, DOI 10.1044/1092-4388(2008/07-0226)
- Shriberg LD, 2010, CLIN LINGUIST PHONET, V24, P795, DOI 10.3109/02699206.2010.503006
- Auditec, 1997, EV MAN PITCH PATT SE
- Bellis TJ, 2007, HDB CENTRAL AUDITORY, P119
- de Castro MM, 2011, FOLIA PHONIATR LOGO, V63, P237, DOI 10.1159/000323183
- Dodd B, 2005, DIFFERENTIAL DIAGNOS
- EDWARDS Mary Louise, 1992, LANG SPEECH HEAR SER, V23, P233
- Flitch RH, 2003, BEHAV COGN NEUROSCI, V2, P155
- Herrero SF, 2007, THESIS U SAO PAULO S
- Jerger J, 2000, J Am Acad Audiol, V11, P467
- Rvachew S, 2012, PERSPECTIVES LANGUAG, V19, P31
- Santos MFC, 1997, PROCESSAMENTO AUDITI, P147
- Schochat E., 1997, PROCESSAMENTO AUDITI
- Smith A., 2010, HDB PHONETIC SCI
- Vilela Nadia, 2012, J Soc Bras Fonoaudiol, V24, P42, DOI 10.1590/S2179-64912012000100008
- Wertzner Haydée Fiszbein, 2007, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V12, P41, DOI 10.1590/S1516-80342007000100009
- Wertzner HF, 2004, ABFW TESTE LINGUAGEM
- Wertzner Haydée Fiszbein, 2012, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V17, P189, DOI 10.1590/S1516-80342012000200015