Please use this identifier to cite or link to this item: https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/44842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorSistema FMUSP-HC: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas da FMUSP-
dc.contributor.authorMAGALHÃES, Ana Tereza de Matos-
dc.contributor.authorGOMEZ, Maria Valéria Schimdt Goffi-
dc.contributor.authorTSUJI, Robinson Koji-
dc.contributor.authorBENTO, Ricardo Ferreira-
dc.date.accessioned2022-03-09T17:54:18Z-
dc.date.available2022-03-09T17:54:18Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationAUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH, v.26, p.e2511, 2021-
dc.identifier.issn2317-6431-
dc.identifier.urihttps://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/44842-
dc.description.abstractABSTRACT Purpose To evaluate the teleconsultation synchronously in the mapping of the cochlear implant (CI) as an ongoing professional development tool in training programmes for audiologists. Methods It was a prospective longitudinal study, in the form of clinical preceptor with teleconsultation in a synchronous way directed at assisting the mapping of CI users. Distance learning was offered to fellow audiologists in a hospital and the audiology tutor in the remote unit. The chosen platform allowed the tutor to view and perform interventions on the CI mapping screen. Three questionnaires covering teaching markers were applied; the quality and importance of teleconsultation; interaction between professionals; and self-assessment of confidence in carrying out the mapping steps before and after teleconsultations. Results Seven audiologists participated; 268 consultations were analyzed over three years. The clinical markers showed, on average and individually, that there is a statistical correlation with a decrease in the number of total interventions, in the interventions of CI mapping and clinical reasoning throughout the sessions. The average of the scores of the importance of teleconsultation was 9.7 and the interaction with the tutor was 9.3. In the self-assessment, all audiologists responded that they were “not at all/not very confident” for the mapping steps before the intervention, and at the end of the course they responded “moderately/very confident” for the same steps. Conclusion The use of synchronous teleconsultation was feasible and efficient as a teaching tool for audiologists. It was possible to observe the decrease in the number of interventions over time, evidencing the learning curve.eng
dc.description.abstractRESUMO Objetivo avaliar a teleconsulta de forma síncrona no mapeamento do implante coclear (IC) como ferramenta de educação continuada para fonoaudiólogos em capacitação e treinamento. Métodos estudo prospectivo longitudinal, na modalidade de preceptorado clínico, com teleconsulta de forma síncrona direcionada ao atendimento de mapeamento dos usuários de IC. A educação continuada foi oferecida aos fonoaudiólogos aprimorandos em um hospital e o fonoaudiólogo tutor, em unidade remota. A plataforma utilizada permitiu ao tutor visualizar e realizar intervenções na tela de mapeamento do IC. Foram aplicados três questionários abrangendo os marcadores de ensino; qualidade e importância da teleconsulta; interação entre os profissionais e autoavaliação sobre a confiança na realização das etapas do mapeamento antes e após as teleconsultas. Resultados participaram sete fonoaudiólogos e foram analisados 268 atendimentos, ao longo de três anos. Os marcadores clínicos mostraram, na média e individualmente, que houve correlação estatística com diminuição do número de intervenções totais, nas intervenções do mapeamento do IC e raciocínio clínico, no decorrer das sessões. A média das notas nas avaliações da importância da teleconsulta foi 9,7 e a interação com o tutor, 9,3. Na autoavaliação, todos os aprimorandos responderam que estavam “nada/pouco confiantes” para as etapas do mapeamento antes da intervenção e, ao final do curso, responderam “moderadamente/muito confiantes” para as mesmas etapas. Conclusão o uso da teleconsulta síncrona foi viável e eficiente como ferramenta de ensino para fonoaudiólogos. Foi possível observar a diminuição do número de intervenções ao longo do tempo, evidenciando a curva de aprendizado.por
dc.language.isoporpor
dc.language.isoeng-
dc.publisherAcademia Brasileira de Audiologiaeng
dc.relation.ispartofAudiology - Communication Research-
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectCochlear implantationeng
dc.subjectRemote sensing technologyeng
dc.subjectEducation distanceeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectSurveys and questionnaireseng
dc.subjectImplante cocleareng
dc.subjectTecnologia de sensoriamento remotoeng
dc.subjectEducação a distânciaeng
dc.subjectSurdezeng
dc.subjectInquéritos e questionárioseng
dc.titleA tecnologia a favor da educação continuada no implante cocleareng
dc.title.alternativeTechnology in favor of continuous professional development in cochlear implanteng
dc.typearticleeng
dc.rights.holderCopyright Academia Brasileira de Audiologiaeng
dc.identifier.doi10.1590/2317-6431-2021-2511-
dc.subject.wosAudiology & Speech-Language Pathologyeng
dc.subject.wosRehabilitationeng
dc.type.categoryoriginal articleeng
dc.type.versionpublishedVersioneng
hcfmusp.description.beginpagee2511-
hcfmusp.description.volume26-
hcfmusp.origemsciELO-
hcfmusp.origem.idSCIELO:S2317-64312021000100335-
hcfmusp.relation.referenceBotti Sérgio Henrique de Oliveira, 2008, Rev. bras. educ. med., V32, P363, DOI 10.1590/S0100-55022008000300011eng
hcfmusp.relation.referenceCampos Patrícia Danieli, 2012, J. Soc. Bras. Fonoaudiol., V24, P301, DOI 10.1590/S2179-64912012000400003eng
hcfmusp.relation.referenceCampos PD, 2016, Teleaudiologia: análise da comunicação profissional/paciente no processo de seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsultaeng
hcfmusp.relation.referenceComerlatto Jr AA, 2016, Investigação da eficácia da teleconsulta na programação do implante cocleareng
hcfmusp.relation.referenceFernandes FDM, 2010, FOLIA PHONIATR LOGO, V62, P223, DOI 10.1159/000314784eng
hcfmusp.relation.referenceFerrari D. V., 2006, HEARING AID FITTING, P531eng
hcfmusp.relation.referenceFerrari DV, 2009, J TELEMED TELECARE, V15, P122, DOI 10.1258/jtt.2009.003005eng
hcfmusp.relation.referenceFerrari DV, 2016, Comparação de procedimentos audiológicos realizado face a face e via teleconsulta síncrona: revisão sistemática da literaturaeng
hcfmusp.relation.referenceGoffi-Gomez MVS, 2014, Tratado de implante coclear e prótese auditivas implantáveis, P335eng
hcfmusp.relation.referenceGovaerts PJ, 2010, OTOL NEUROTOL, V31, P908, DOI 10.1097/MAO.0b013e3181dd160beng
hcfmusp.relation.referenceKim J, 2021, J AUDIOL OTOL, V25, P1, DOI 10.7874/jao.2020.00500eng
hcfmusp.relation.referenceKuzovkov V, 2014, ACTA OTO-LARYNGOL, V134, P709, DOI 10.3109/00016489.2014.892212eng
hcfmusp.relation.referenceLeitão Gabriela Guedes de Sá, 2018, Rev. CEFAC, V20, P182, DOI 10.1590/1982-0216201820210417eng
hcfmusp.relation.referenceLima D, 2014, Tratado de implante coclear e próteses auditivas implantáveis., P207eng
hcfmusp.relation.referenceLopes AC, 2020, Diretrizes de boas práticas em telefonoaudiologiaeng
hcfmusp.relation.referencePaiva PMP, 2015, Telessaúde e Audiologia: teleconsulta para preceptorato clínica na verificação de aparelhos de amplificação sonora individuaiseng
hcfmusp.relation.referencePenteado Silvio Pires, 2012, Int. Arch. Otorhinolaryngol., V16, P371, DOI 10.7162/S1809-97772012000300012eng
hcfmusp.relation.referenceReginato Tatiana Turtelli Poles, 2014, Audiol., Commun. Res., V19, P299, DOI 10.1590/S2317-643120140003000015eng
hcfmusp.relation.referenceShapiro WH, 2012, OTOLARYNG CLIN N AM, V45, P111, DOI 10.1016/j.otc.2011.08.020eng
hcfmusp.relation.referenceSilva TPS, 2020, Rev CEFAC, V22eng
hcfmusp.relation.referenceSwanepoel D, 2010, INT J AUDIOL, V49, P195, DOI 10.3109/14992020903470783eng
hcfmusp.relation.referenceZumpano Camila Eugênia, 2009, Rev. soc. bras. fonoaudiol., V14, P539, DOI 10.1590/S1516-80342009000400019eng
hcfmusp.relation.reference2013, Transforming ans scaling up health professionals’education and training.eng
dc.description.indexSciELOeng
Appears in Collections:

Artigos e Materiais de Revistas Científicas - FM/MOF
Departamento de Otorrinolaringologia e Oftalmologia - FM/MOF

Artigos e Materiais de Revistas Científicas - HC/ICHC
Instituto Central - HC/ICHC

Artigos e Materiais de Revistas Científicas - LIM/32
LIM/32 - Laboratório de Otorrinolaringologia


Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_MAGALHÃES_A_tecnologia_a_favor_da_educacao_continuada_no_2021_eng.PDFpublishedVersion (English)672.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
art_GODOY-SANTOS_Ankle_Osteoarthritis_2021_por.PDFpublishedVersion (Portuguese)542.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.