Correlação entre vocabulário expressivo e extensão média do enunciado em crianças com alteração específica de linguagem

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Data de publicação
2013
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CEFAC Saúde e Educação
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REVISTA CEFAC, v.15, n.1, p.51-57, 2013
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Resumo
PURPOSE: to check the influence of age on the lexical and grammatical performance, and investigate the correlation between the number of usual verbal description in expressive vocabulary test and measures for mean length of utterance in children with Specific Language Impairment. METHOD: thirty children with Specific Language Impairment between 4:0 and 6:11 year-old took part in the study, and ten were selected from each age range that had the Expressive Vocabulary Test (ABFW) and Mean Length of Utterance Test, independent gender or education. The study was retrospective, based on filming and recordings of those tests as for the data collection. RESULTS: no statistical difference was found in the grammatical performance among ages, but positive correlation was observed among the usual verbal description and parameters MG-2 and EME-P for Mean Length of Utterance Test (p< 0.05). CONCLUSION: age alone is not enough to predict improvement of vocabulary and grammar; however the expansion of nouns in vocabulary promotes the increase in the length of produced utterances and the use of grammar function words.
OBJETIVOS: verificar a influência da idade no desempenho lexical e gramatical, e investigar a existência de correlação entre vocabulário expressivo e as medidas de extensão média de enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. MÉTODO: participaram do estudo trinta sujeitos com diagnóstico de alteração específica de linguagem, entre 4:0 a 6:11 anos, sendo dez de cada faixa etária. Todos realizaram de forma completa a prova de vocabulário expressivo (ABFW) e de Extensão Média do Enunciado, independente de gênero ou escolaridade. O estudo foi retrospectivo e a coleta de dados se baseou nas filmagens e gravações das provas acima mencionadas. RESULTADOS: o desempenho gramatical não apresentou diferença estatística entre as idades, mas foi observada correlação positiva entre o vocabulário expressivo e o uso de palavras de classe fechada, e entre o vocabulário expressivo e a extensão de palavras por enunciado (p-valor <0,05). CONCLUSÃO: a idade isolada não é capaz de predizer o aprimoramento do vocabulário e da gramática, porém a expansão do vocabulário de substantivos favorece o aumento do número de palavras por sentença e o uso de palavras com função exclusivamente gramatical.
Palavras-chave
Child Language, Language Disorders, Language Tests, Vocabulary, Linguagem Infantil, Transtornos de Linguagem, Testes de Linguagem, Vocabulário
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