Health promotion competencies: focus on users of The Beach Without Barriers project

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
0
Tipo de produção
article
Data de publicação
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
ABRASCO - Brazilian Association of Collective Health
Autores
CAHU, Fabiana Gonsalves de Mello
MIRANDA, Fellipe Eugenio Soares
APOSTOLICO, Maira Rosa
PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida
Citação
CIENCIA & SAUDE COLETIVA, v.27, n.5, p.1773-1780, 2022
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Carrying out university extension actions on beaches represents an innovative opportunity to promote the health of people with disabilities or reduced mobility. This article aims to analyze the understanding of users of the Beach Without Barriers (PSB, Praia sem Barreiras) Project about the Health Promotion practices developed by undergraduate students in the health area. Qualitative, descriptive and exploratory study, based on interviews with ten PSB users in Recife, Pernambuco, Brazil. A thematic analysis of content was carried out anchored on Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe. Six empirical categories emerged: Dedication of students working in the PSB, Technical qualification of students in the PSB, Emotion during contact with the sea, Mental health improvement, User guidance to students as future professionals and Opinions about the PSB. The qualification of students as agents of change in the local reality, effective communication and strategic partnerships were demonstrated. Actions that transcend bodily limitations and assess the participants??? health needs should be valued in undergraduate school.
Realizar ações de extensão universitária em praias representa uma oportunidade inovadora para promover a saúde de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O objetivo deste artigo é analisar a compreensão dos usuários do Projeto Praia sem Barreiras (PSB) sobre as práticas de promoção da saúde desenvolvidas por estudantes de graduação em saúde. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, baseado nas entrevistas de dez usuários do PSB em Recife, Pernambuco, Brasil. Realizou-se a análise temática de conteúdo ancorada no Developing Competencies and Profissional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe. Como resultado, emergiram seis categorias empíricas: dedicação dos estudantes atuantes no PSB; qualificação técnica dos estudantes no PSB; emoção durante o contato com o mar; melhorias na saúde mental; orientações dos usuários aos estudantes como futuros profissionais; e opiniões acerca do PSB. Evidenciou-se a qualificação dos estudantes como agentes de mudança na realidade local, na comunicação efetiva e nas parcerias estratégicas. Ações que transcendem as limitações corporais e levantam as necessidades de saúde dos participantes devem ser valorizadas durante a graduação.
Palavras-chave
Health promotion, Disabled people, Competency-based education, Health science stu-dents, Community-institution relationships, Promoção da saúde, Pessoas com deficiência, Educação baseada em competências, Estudantes de ciências da saúde, Relações comunidade-instituição
Referências
  1. Abdelaziz B, 2017, HEALTH PROMOT INT, V32, P7, DOI 10.1093/heapro/daw103
  2. Ayres JRCM, 2016, CLINICA MEDICA, V1, P436
  3. Barbosa AF, 2014, PROJETO PRAIA SEM BA
  4. Bardin L., 2016, ANALISE CONTEUDO
  5. Barros ALR, 2019, AMBIENT SOC, V22
  6. Barry MM, 2012, HEALTH EDUC BEHAV, V39, P648, DOI 10.1177/1090198112465620
  7. Battel-Kirk B, 2019, HEALTH EDUC BEHAV, V46, P824, DOI 10.1177/1090198119846935
  8. Belo AZAV, 2019, REV BRAS ED FIS ESPO, V33, P587
  9. Belo AZVA, 2017, RECH ED, P153
  10. Brasil, 2014, DIARIO OFICIAL UNIAO
  11. Brasil, DIARIO OFICIAL UNIAO
  12. Brasil. Ministerio do Turismo (MT) Secretaria Nacional de Politicas de Turismo, 2006, TUR AC MAN OR
  13. Cahu FGM, 2020, NEW TRENDS QUALITATI, P265
  14. Moreira MRC, 2020, HEALTH PROMOT INT, V35, P1061, DOI 10.1093/heapro/daz096
  15. Dias IKR, 2018, COGITARE ENFERM, V23
  16. Fonseca AVDL, 2016, CAD PESQUI, V23, P113
  17. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), 2011, INDICADORES SOCIAIS
  18. Interdonato GC, 2011, HU REV, V37, P369
  19. Kivunja C., 2017, INT J HIGHER ED, V6, P26, DOI [DOI 10.5430/IJHE.V6N5P26, 10.5430/ijhe.v6n5p26]
  20. Minayo M., 2017, REV PESQUI QUAL, V5, P1
  21. Netto L, 2018, REV ENFERM CTR OESTE, V8, pe2661
  22. Nurzaman U., 2018, J PHYS ED, V7, P50
  23. Pina-Oliveira AA, 2020, REV CONEX UEPG, V16, P1
  24. Pinheiro Denise Gonçalves Moura, 2015, Saude soc., V24, P180, DOI 10.1590/S0104-12902015000100014
  25. Shakespeare T, 2013, HEAL SOC CARE ED, V2, P20, DOI [10.11120/hsce.2013.00026, DOI 10.11120/HSCE.2013.00026]
  26. Tong A, 2007, INT J QUAL HEALTH C, V19, P349, DOI 10.1093/intqhc/mzm042
  27. de Siqueira SAV, 2017, CIENC SAUDE COLETIVA, V22, P1397, DOI 10.1590/1413-81232017225.33552016
  28. Verde MRV, 2020, RSD, V9
  29. WHO, 2011, WORLD REPORT ON DISABILITY, P1
  30. Yin Robert K., 2015, ESTUDO CASO PLANEJAM, V5
  31. Zhang GC, 2017, INT J ENV RES PUB HE, V14, DOI 10.3390/ijerph14070703