Empatia em estudantes de Medicina: efeitos de um programa de gerenciamento do estresse

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Tipo de produção
article
Data de publicação
2022
Título da Revista
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Título do Volume
Editora
Associação Brasileira de Educação Médica
Autores
CATARUCCI, Fernanda Martin
CARVALHO, Thays Herbst
ANDREWS, Susan
PATRÍCIO, Karina Pavão
Citação
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO MéDICA, v.46, n.2, p.e056, 2022
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Fascículo
Resumo
Abstract: Introduction: The undergraduate medical course exposes students to a significant amount of stress, which can have negative consequences for learning, motivation and contact with patients. Lack of empathy in the doctor-patient relationship can hinder adherence and treatment results. Some techniques and practices of integrative medicine (mind and body) have been indicated as aiding the management and reduction of stress. These interventions that involve meditation practices, and which are already used in medical schools, can help in the development of empathy and in the vision of comprehensive care. Objective: Investigate the effect of the Stress Reduction and Empathy Development in Medicine Program (REDEMED©) on empathy levels in undergraduate medical students. Method: The program consisted of eight 2-hour sessions with practices involving meditation, yoga postures, and group activities aimed at improving interpersonal interactions. The intervention group consisted of 47 students and the control group 40 students. Empathy was evaluated before and after intervention using the Jefferson Scale of Empathy - version for medical students (JSE-S). Result: Empathy level significantly increased in the group who received intervention compared to the control group (p: 0.000). Conclusion: Participation in the REDEMED© program showed an increase in empathy in undergraduate medical students.
Resumo: Introdução: O curso de graduação em Medicina expõe os alunos a uma quantidade significativa de estresse, o que pode gerar consequências negativas para o aprendizado, a motivação e o contato com os pacientes. A falta de empatia na relação médico-paciente pode dificultar a adesão ao tratamento e os resultados nele. Algumas técnicas e práticas de medicina integrativa (mente e corpo) têm sido indicadas para auxiliar no manejo e na redução do estresse. Essas intervenções que envolvem práticas de meditação e que já são utilizadas em escolas médicas podem auxiliar no desenvolvimento da empatia e na visão da integralidade do cuidado. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o efeito de um programa de Redução de Estresse e Desenvolvimento da Empatia na Medicina (Redemed©) no nível de empatia de estudantes de graduação em Medicina. Método: O programa foi composto por oito encontros de duas horas cada, envolvendo práticas de meditação, posturas de ioga e atividades de grupo direcionadas ao aperfeiçoamento de interações interpessoais. O grupo intervenção foi composto por 47 alunos, e o grupo controle, por 40 estudantes. Utilizou-se a Escala Jefferson de Empatia Médica, versão para estudantes (JSPE-S), para avaliar o nível de empatia antes e depois da intervenção. Resultado: O aumento do nível de empatia no grupo que recebeu a intervenção foi significativo quando comparado ao grupo controle (p: 0,000). Conclusão: A participação no programa Redemed© se mostrou eficaz no aumento da empatia entre estudantes de graduação de um curso de Medicina.
Palavras-chave
Empathy, Medical Education, Meditation, Integrative Medicine, Medical Students, Empatia, Educação Médica, Meditação, Medicina Integrativa, Estudantes de Medicina
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