Plasticidade neuronal da via auditiva em crianças com transtorno dos sons da fala: estudo dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
0
Tipo de produção
article
Data de publicação
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Citação
CODAS, v.33, n.4, p.e20200145, 2021
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Abstract Purpose To analyze the results of Long-latency Auditory Evoked Potentials (LLAEP) in children with Speech Sounds Disorder (SSD) after speech therapy. Methods Longitudinal and prospective clinical study at 14 children with SSD, with ages ranging from five to seven years, of both genders. Were applied Picture Naming task and Imitation task, and from these tasks it was calculated the Percentage of Consonants Correct index. For an analysis of the LLAEP with speech stimulus and recorded the latency and amplitude values of P1, N1, P2, N2 and P3 components. Each child was evaluated in two different moments: initial evaluation and after 12 sessions of speech therapy. Results It was observed that after twelve sessions of speech therapy the value of Percentage of Consonants Correct index increased, and a greater number of components were observed in the LLAEP records of children with SSD, as well as a statistically significant increase in the amplitude of the P3 component, demonstrating that anatomical and physiological changes occurred in the central auditory nervous system after intervention, resulting in improved of the LLAEP results. Conclusion After speech therapy, improvement in the children's phonology was observed, and there was an increase in the number of components present in the LLAEP, as well as an increase in the amplitude of the P3 component, demonstrating that plasticity occurred in the auditory pathway during these three months of therapeutic intervention.
Resumo Objetivo Avaliar os achados dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL) em crianças com Transtorno dos Sons na Fala (TSF) após terapia fonoaudiológica. Método Estudo clínico longitudinal e prospectivo em um grupo de 14 crianças com TSF, de cinco a sete anos de idade, de ambos os sexos. Foram aplicadas as provas de Nomeação de Figuras e Imitação de palavras, para as quais foi calculado o índice de gravidade Porcentagem de Consoantes Corretas. Foram registrados os PEALL com estímulo de fala e foram analisados os valores de latência e amplitude dos componentes P1, N1, P2, N2 e P3. Cada criança foi avaliada em dois diferentes momentos: avaliação inicial e após 12 sessões de terapia fonoaudiológica. Resultados Os resultados mostraram que após terapia fonoaudiológica, o valor do índice de gravidade Porcentagem de Consoantes Corretas aumentou e um maior número de componentes foi observado nos registros dos PEALL nas crianças com TSF. Também foi observado um aumento estatisticamente significativo na amplitude do componente P3, demostrando que modificações anatomofisiológicas ocorreram no sistema nervoso auditivo central após intervenção, proporcionando melhora nos resultados dos PEALL. Conclusão Após terapia fonoaudiológica, foi observada melhora no desempenho fonológico das crianças, aumento no número de componentes presentes nos PEALL, bem como aumento na amplitude do componente P3, demonstrando que ocorreu plasticidade na via auditiva após um curto período de intervenção fonoaudiológica.
Palavras-chave
Speech Sound Disorder, Evoked Potentials, Auditory, Neuronal Plasticity, Hearing, Child, Transtorno Fonológico, Potenciais Evocados Auditivos, Plasticidade Neuronal, Audição, Criança
Referências
  1. Advincula KP, 2008, DISTURB COMUM, V20, P171
  2. Barrozo Tatiane Faria, 2016, Braz. j. otorhinolaryngol., V82, P56, DOI 10.1016/j.bjorl.2015.01.008
  3. Barrozo TF, 2018, Relação entre medidas fonológicas, de produção de fala e os potenciais evocados auditivos
  4. Bishop D. V. M., 2012, PLOS ONE, V7
  5. Guenther FH, 2006, J COMMUN DISORD, V39, P350, DOI 10.1016/j.jcomdis.2006.06.013
  6. Hall J.W., 2006, NEW HDB AUDITORY EVO, V2, P518
  7. Hodson BW, 1991, Targeting intelligible speech: A phonological approach to remediation
  8. JERGER J, 1970, ARCHIV OTOLARYNGOL, V92, P311
  9. JIRSA RE, 1992, J SPEECH HEAR RES, V35, P903, DOI 10.1044/jshr.3504.903
  10. Klem G H, 1999, Electroencephalogr Clin Neurophysiol Suppl, V52, P3
  11. Kraus N, 2003, SPEECH COMMUN, V41, P35, DOI 10.1016/S0167-6393(02)00091-2
  12. Leite Renata Aparecida, 2010, Pró-Fono R. Atual. Cient., V22, P561, DOI 10.1590/S0104-56872010000400034
  13. Leite Renata Aparecida, 2014, Clinics, V69, P212, DOI 10.6061/clinics/2014(03)12
  14. Mc Pherson DL, 1996, Late potentials of the auditory system
  15. Menegotto I.H., 2013, LOGOAUDIOMETRIA BASI, P81
  16. Musiek FE, 2002, SEMIN HEAR, V23, P263, DOI [DOI 10.1055/S-2002-35862, 10.1055/s-2002-35862]
  17. Northen J., 2005, AUDICAO INFANCIA, V., P3
  18. Ponton C. W., 2007, AUDITORY EVOKED POTE, P385
  19. Ponton CW, 2000, CLIN NEUROPHYSIOL, V111, P220, DOI 10.1016/S1388-2457(99)00236-9
  20. Rvachew S, 2015, AM J SPEECH-LANG PAT, V24, P637, DOI 10.1044/2015_AJSLP-14-0056
  21. Schirmer Carolina R., 2004, J. Pediatr. (Rio J.), V80, P95, DOI 10.1590/S0021-75572004000300012
  22. Schochat E, 2003, Fonoaudiologia: informação para a formação: procedimentos em audiologia.
  23. Sharma A, 2004, ARCH OTOLARYNGOL, V130, P511, DOI 10.1001/archotol.130.5.511
  24. Shriberg LD, 2010, CLIN LINGUIST PHONET, V24, P795, DOI 10.3109/02699206.2010.503006
  25. Shriberg LD, 1982, J SPEECH LANG HEAR R, V46, P197
  26. Silva ZT, 2015, Programa de estimulação fonológica em crianças com transtorno fonológico
  27. Wertzner H, 2005, REV SOC BRAS FONOAUD, V10, P193
  28. Wertzner HF, 2004, ABFW Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática
  29. Wertzner HF, 2014, Tratado das especialidades em Fonoaudiologia., P593
  30. Wunderlich JL, 2006, HEARING RES, V212, P185, DOI 10.1016/j.heares.2005.11.010