Research on the school climate and health in Brazil - a scope review
Carregando...
Citações na Scopus
1
Tipo de produção
article
Data de publicação
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
ABRASCO - Brazilian Association of Collective Health
Citação
CIENCIA & SAUDE COLETIVA, v.27, n.9, p.3475-3485, 2022
Resumo
The role of the school in promoting he-alth and preventing diseases among children and adolescents has long been recognized. Among the characteristics of schools with effects on health, child development, learning and school perfor-mance, the international literature has highligh-ted the school climate. However, in Brazil, rela-tively little research has been done in this field to date. In view of this scenario, this study aimed to describe the characteristics of Brazilian research into the school climate, paying special attention to the methods of measurement, to themes related to it and to research on the relationship between school climate and health in Brazil. To this end, we conducted a scope review with Brazilian theses and dissertations since 1987. The results showed the predominance of qualitative studies, with data from few schools, a wide variety of strate-gies and instruments used to measure the climate, with emphasis on the use of questionnaires, scales and interviews. There was also a relatively small participation of the health field, especially with regard to student health.
Há muito se reconhece o papel da escola para a promoção da saúde e a prevenção de agravos entre crianças e adolescentes. Uma característica que pode afetar a saúde dos alunos, além do desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, e que vem sendo destacada na literatura internacional é o clima escolar. Entretanto, no Brasil, esse campo ainda conta relativamente com pouca pesquisa. Diante desse cenário, este estudo se propôs a descrever as características das pesquisas brasileiras sobre o clima escolar dando especial atenção aos métodos de medição do clima, aos temas relacionados e às pesquisas sobre as relações entre clima escolar e saúde no Brasil. Para tanto, realizamos uma revisão de escopo com teses e dissertações brasileiras desde 1987. Os resultados apontaram a predominância de estudos qualitativos, com dados de poucas escolas, grande variedade de estratégias e instrumentos utilizados para medição do clima, com destaque para o uso de questionários, escalas e entrevistas. Constatou-se também uma participação relativamente pequena do campo da saúde, sobretudo no que diz respeito à saúde do aluno.
Há muito se reconhece o papel da escola para a promoção da saúde e a prevenção de agravos entre crianças e adolescentes. Uma característica que pode afetar a saúde dos alunos, além do desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, e que vem sendo destacada na literatura internacional é o clima escolar. Entretanto, no Brasil, esse campo ainda conta relativamente com pouca pesquisa. Diante desse cenário, este estudo se propôs a descrever as características das pesquisas brasileiras sobre o clima escolar dando especial atenção aos métodos de medição do clima, aos temas relacionados e às pesquisas sobre as relações entre clima escolar e saúde no Brasil. Para tanto, realizamos uma revisão de escopo com teses e dissertações brasileiras desde 1987. Os resultados apontaram a predominância de estudos qualitativos, com dados de poucas escolas, grande variedade de estratégias e instrumentos utilizados para medição do clima, com destaque para o uso de questionários, escalas e entrevistas. Constatou-se também uma participação relativamente pequena do campo da saúde, sobretudo no que diz respeito à saúde do aluno.
Palavras-chave
School climate, Child health, Adoles-cent health, Clima escolar, Saúde da criança, Saúde do adolescente
Referências
- Amaral HT, 2019, PSICO, V50, DOI [10.15448/1980-8623.2019.1.29275, DOI 10.15448/1980-8623.2019.1.29275]
- [Anonymous], REFERENCIAS 14 83 SE, DOI [10.48331/scielodata.JMSABJ, DOI 10.48331/SCIELODATA.JMSABJ]
- Bear GG, 2011, J SCHOOL PSYCHOL, V49, P157, DOI 10.1016/j.jsp.2011.01.001
- Brasil, 1988, PRES REP
- Briere FN, 2013, PEDIATRICS, V131, pE702, DOI 10.1542/peds.2012-2172
- Brito Márcia de Sousa Terra, 2010, Rev. Bras. Educ., V15, P500
- Brunet L, 1992, ORG ESCOLARES ANALIS, P123
- Bueno JGS, 2001, EDUC REV, V17, P101
- Carvalho DS, 2019, 9 CONFERENCIA INT BI, P320
- Carvalho LM., 1992, CLIMA ESCOLA ESTABIL
- Cordeiro L, 2019, BIS, V20, P37, DOI 10.52753/bis.2019.v20.34471
- Cornell D, 2016, J YOUTH ADOLESCENCE, V45, P2246, DOI 10.1007/s10964-016-0424-3
- Cunha JM, 2019, PSICOL ARGUM, V37, P273
- Debarbieux E.., 1996, VIOLENCE MILLIEU SCO
- Emmons CL, 2002, SCH CLIMATE SURVEY R
- Ferra L., 2020, SAUDE DEBATE, V43, P200
- Ferreira Norma Sandra de Almeida, 2002, Educ. Soc., V23, P257, DOI 10.1590/S0101-73302002000300013
- Fleith Denise de Souza, 2005, Psic.: Teor. e Pesq., V21, P085, DOI 10.1590/S0102-37722005000100012
- Halpin AW, 1963, ORG CLIMATE SCH
- Holst B, 2016, RELIEVE, V22, DOI 10.7203/relieve.22.2.6459
- Laszlo KD, 2019, BMC PUBLIC HEALTH, V19, DOI 10.1186/s12889-019-8018-0
- Luck H., 2011, GESTAO CULTURA CLIMA
- Aron AM, 2012, UNIV PSYCHOL, V11, P803
- Mena-Chalco JP, 2014, 4 ENCONTRO BRASILEIR, P14
- Oliveira Ana Cristina Prado de, 2016, Ensaio: aval.pol.públ.Educ., V24, P824, DOI 10.1590/S0104-40362016000400003
- Pianta RC, 1992, STUDENT TEACHER RELA
- Piton NN, 2019, REV MBIENTEEDUCACAO, V12, P50
- Possel P, 2016, SCH MENT HEALTH, V8, P425, DOI 10.1007/s12310-016-9191-2
- Sisto FF, 2007, ESCALA VULNERABILIDA
- Thapa A, 2013, REV EDUC RES, V83, P357, DOI 10.3102/0034654313483907
- Veiga FH, 2010, X CONFERENCIA INT AV, P545
- Vinha TP, 2017, MANUAL ORIENTACAO AP
- Vinha TP, 2016, ESTUD AVAL ED, V27, P96
- West Ed. The California healthy kids survey (CHKS), 2007, EVALUATION TOOLKIT M
- World Health Organization, 2017, GLOB HEP REP 2017