Importance of development opportunities and institutional support in nurses' academic satisfaction

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
2
Tipo de produção
article
Data de publicação
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Autores
ALVES, F. C.
APOSTóLICO, M. R.
PUGGINA, A. C. G.
Citação
REVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM, v.32, article ID e25470, p, 2018
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Objectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses' sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students' Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p < 0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p < 0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master's program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers' availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered. © 2018 Rev baiana enferm.
Objetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p < 0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p < 0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido. © 2018 Rev baiana enferm.
Objetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, con enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p < 0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p < 0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido. © 2018 Rev baiana enferm.
Palavras-chave
Educación en enfermería, Education, Educação em enfermagem, Enfermagem, Enfermería, Nursing, Nursing, Personal satisfaction, Satisfacción personal, Satisfação pessoal
Referências
  1. Porto, M.A.S., Soares, A.B., Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento (2017) Anál Psicol [Internet], 31 (1), pp. 13-24. , http://dx.doi.org/10.14417/ap.1170, [cited 2017 June 23]
  2. Lopes Neto, D., Teixeira, E., Vale, E.G., Cunha, F.S., Xavier, I.M., Fernandes, J.D., Aderência dos cursos de graduação em enfermagem as diretrizes curriculares nacionais (2007) Rev bras enferm [Internet], 60 (6), pp. 627-634. , http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003, [cited 2017 June 23]
  3. Carvalho, G., Lopes, S., Satisfação profissional do enfermeiro em uma unidade de emergência de hospital geral (2006) Arq Ciênc Saúde [Internet], 13 (4), pp. 215-219. , http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-13-4/Famerp%2013(4)%20ID%20210%20-%2017.pdf, [cited 2015 Dec 20]
  4. Schleich, A.L.G., Polydoro, S.A.J., Santos, A.A.A., Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior (2006) Aval Psicol [Internet], 5 (1), pp. 11-20. , http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v5n1/v5n1a03.pdf, [cited 2015 Dec 6]
  5. Vieira, M.A., Souto, L.E.S., Souza, S.M., Lima, C.A., Ohara, C.V.S., Domenico, E.B.L., Diretrizes curriculares nacionais para a área da enfermagem: o papel das competências na formação do enfermeiro (2016) Renome [Internet], 5 (1), pp. 105-121. , http://www.renome.unimontes.br/index.php/renome/article/view/102/148, [cited 2017 June 23]
  6. Branquinho, N.C.S.S., (2012) Satisfação dos egressos do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública [dissertação], , Goiânia: Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás
  7. Backers, D.S., Erdmann, A.L., Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social (2009) Rev Gaúcha Enferm [Internet], 30 (2), pp. 242-248. , http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/7252/6681, [cited 2017 June 23]
  8. Ansari, W.E., Student nurse satisfaction levels witch their courses: Part I-effects of demographic variables (2002) Nurse education Today [Internet], 22 (2), pp. 159-170. , http://dx.doi.org/10.1054/nedt.2001.0682, [cited 2017 Sept 25]
  9. Fontenele, G.M., Cunha, R.C., Formação pedagógica dos docentes de enfermagem em uma instituição superior privada na cidade de Parnaíba (2014) Educ Linguagem [Internet], 3 (5), pp. 109-127. , http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/670/405, [cited 2017 Sept 19]
  10. Bos, E., Alinaghizadeh, H., Saarikoski, M., Kaila, P., Factors associated with student learning processes in primary health care units: A questionnaire study (2015) Nurse Educ Today [Internet], 35 (1), pp. 170-175. , http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0260691714003335, [cited 2017 Oct 13]
  11. Resende, J.C., Alves, R.B.S., Coutinho, M.S., Bragagnoli, G., Araujo, C.R.F., Importância da iniciação científica e projetos de extensão para graduação em medicina (2013) Rev bras ciênc saúde [Internet], 17 (1), pp. 11-18. , http://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/14029/940, [cited 2017 Sept 18]
  12. Oliveira, C.T., Santos, A.S., Percepções de estudantes universitários sobre a realização de atividades extracurriculares na graduação (2016) Psicol ciênc prof [Internet], 36 (4), pp. 864-876. , http://www.redalyc.org/pdf/2820/282048758007.pdf, [cited 2017 Sept 25]
  13. Pereira, A.K., Koshino, M.F., Ferreira, T.R., Rocha, R.A., A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) Rev Gual [Internet], pp. 163-194. , http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp163, [cited 2017 Sept 23];ed especial
  14. Cavalcanti, C.O., Costa, M.B.S., Formação acadêmica em enfermagem: Implicações nas competências gerenciais do enfermeiro (2013) Rev enferm UFPE [Internet], 7, pp. 7234-7241. , https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/12400, [cited 2017 Sept 18] esp
  15. Hernando, C.G., Martín, M.A.C., Ortega, F.L., Villamor, P.M., Aprendizaje basado en problemas y satisfacción de los estudiantes de Enfermería (2014) Enferm Glob [Internet], 13 (35), pp. 97-103. , http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412014000300006, [cited 2017 Sept 18]
  16. Valbjorg, E., Oddny, I., Evaluation of students' satisfaction with nursing education in Norway (2003) J Adv Nurs [internet], 42 (3), pp. 226-236. , [cited 2017 Sept 19]
  17. Puentes, R.V., Aquino, O.F., Quillici Neto, A., Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessárias à docência (2009) Educar [internet], 34, pp. 169-184. , http://www.scielo.br/pdf/er/n34/10.pdf, [cited 2017 June 10]
  18. Pereira, F.J.R., Santos, S.R., Silva, C.C., Política de formação inclusiva: percepção de gestores sobre processo de mudanças em Instituições de Ensino Superior (2011) Rev Bras Enferm [internet], 64 (4), pp. 711-716. , http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n4/a13v64n4.pdf, [cited 2017 June 10]
  19. Erdmann, A.L., Fernandes, J.D., Texeira, G.A., Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação (2011) Enferm Foco [internet], 2, pp. 89-93. , http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea14.pdf, [cited 2017 June 10]
  20. Draganov, P.B., Sanna, M.C., Avaliação das competências de professores de enfermagem para desenvolver programas educativos para adultos (2013) Rev Bras Enferm [internet], 66 (4), pp. 543-549. , http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n4/v66n4a12.pdf, [cited 2017 June 10]
  21. (2001) Ministério da Educação e Cultura, , http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/ CES n. 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes curriculares do curso de graduação em enfermagem [Internet]. Brasília [cited 2015 Dec 20]
  22. Martins, C.B., A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil (2009) Educ Soc [internet], 30 (106), pp. 15-35. , http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a02.pdf, [cited 2017 Oct 15]
  23. Franco, A.P., Ensino superior no Brasil: cenário, avanços e contradições (2008) J Políticas Educ [internet], 4, pp. 53-63. , http://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/15028, [cited 2017 Oct 16]