Utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
0
Tipo de produção
article
Data de publicação
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Citação
CODAS, v.25, n.3, p.262-267, 2013
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
PURPOSE: To verify the use of nouns and verbs by children with Down syndrome and to compare this use between conditions of interaction with the mother and the Speech-language pathologist (SLP). METHODS: Participants were 21 children aged between 5 and 11 years, divided into three groups, according to chronological and mental age as established by the results of the Primary Tests of Nonverbal Intelligence. The speech sample was obtained through free interaction situations that were videotaped during session of 30 minutes and transcribed in specific protocols. The first 100 utterances from the first five minutes were used. The interval between each situation ranged from 7 to 15 days. T-test and analysis of variance were used for statistical analysis and the significance level adopted was of 5%. RESULTS: More verbs than nouns were used in both conditions; however, a higher number of nouns were observed during the interaction with the SLP. The between-group comparison in the interaction with the SLP shows significant differences for verbs and nouns, but during the interaction with the mother, there was tendency for difference only for the verbs. CONCLUSION: The data indicate the growing development on using of nouns and verbs according to the increase of age. There was a higher use of verbs when compared with nouns mainly in the condition of interaction with the SLP.
OBJETIVO: Verificar a utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down e comparar esse uso em situações de interação com o terapeuta e com a mãe. MÉTODOS: Participaram 21 crianças com idades entre 5 e 11 anos, divididas em 3 grupos igualitários com base nas idades cronológica e mental, a partir da aplicação do Primary Test of Nonverbal Intelligence. A coleta de fala foi feita a partir de situações de interação livre, gravadas em vídeo por período de 30 minutos e transcritas em protocolo específico, sendo utilizados os primeiros 100 enunciados, a partir dos 5 minutos iniciais. O tempo de intervalo entre cada situação foi de 7 a 15 dias. A análise estatística utilizou o teste-t pareado e a análise de variância (ANOVA). Foi adotado o valor de significância de 5%. RESULTADOS: Foram produzidos mais verbos do que substantivos nas duas situações de interação, sendo mais verbos e substantivos com o terapeuta do que com a mãe. A comparação entre os grupos na interação com o terapeuta mostrou diferença tanto para substantivos quanto para verbos e, com a mãe, apenas tendência à diferença para os verbos. CONCLUSÃO: Os dados apontam para crescente desenvolvimento no uso de substantivos e de verbos de acordo com o aumento da idade. Houve maior utilização de verbos que de substantivos, principalmente na situação de interação com o terapeuta.
Palavras-chave
Down syndrome, Language development, Child development, Child, Linguistics, Language arts, Language disorders, Síndrome de Down, Desenvolvimento da linguagem, Desenvolvimento infantil, Criança, Linguística, Estudos de linguagem, Transtornos da linguagem
Referências
  1. Abbeduto L, 2007, MENT RETARD DEV D R, V13, P247, DOI 10.1002/mrdd.20159
  2. Araujo K, 2003, Aspectos do desenvolvimento gramatical de crianças pré-escolares em desenvolvimento normal de linguagem
  3. Bassano D, 2000, J CHILD LANG, V27, P521, DOI 10.1017/S0305000900004396
  4. Befi-Lopes Debora Maria, 2010, Pro Fono, V22, P3, DOI 10.1590/S0104-56872010000100002
  5. Befi-Lopes Debora Maria, 2007, Rev. CEFAC, V9, P444, DOI 10.1590/S1516-18462007000400003
  6. Bird EKR, 2000, J COMMUN DISORD, V33, P241, DOI 10.1016/S0021-9924(00)00022-8
  7. Bornstein MH, 2004, CHILD DEV, V75, P1115, DOI 10.1111/j.1467-8624.2004.00729.x
  8. Childers JB, 2009, MONOGR SOC RES CHILD, V74, P133, DOI 10.1111/j.1540-5834.2009.00524.x
  9. Dixon JA, 2007, CHILD DEV, V78, P190, DOI 10.1111/j.1467-8624.2007.00992.x
  10. Ehrler DJ, 2008, Primary Test of Nonverbal Intelligence - PTONI
  11. Gertner Y, 2006, PSYCHOL SCI, V17, P684, DOI 10.1111/j.1467-9280.2006.01767.x
  12. Goodman JC, 2008, J CHILD LANG, V35, P515, DOI 10.1017/S0305000907008641
  13. Hoff E, 2006, DEV REV, V26, P55, DOI 10.1016/j.dr.2005.11.002
  14. Horton S, 2004, INT J LANG COMM DIS, V39, P365, DOI 10.1080/13682820410001662019
  15. Lany J, 2010, PSYCHOL SCI, V21, P284, DOI 10.1177/0956797609358570
  16. Law J, 2004, FOLIA PHONIATR LOGO, V56, P199, DOI 10.1159/000078343
  17. Le Normand MT, 2008, CLIN LINGUIST PHONET, V22, P47, DOI 10.1080/02699200701669945
  18. Mahoney Gerald, 2006, Downs Syndr Res Pract, V11, P18, DOI 10.3104/perspectives.311
  19. Marques Suelen Fernanda, 2011, J Soc Bras Fonoaudiol, V23, P152
  20. Marshall J, 2007, INT J LANG COMM DIS, V42, P533, DOI 10.1080/13682820601053753
  21. Martin GE, 2009, TOP LANG DISORD, V29, P112
  22. Pino O, 2000, RES DEV DISABIL, V21, P329, DOI 10.1016/S0891-4222(00)00046-9
  23. Roberts J, 2007, AM J MENT RETARD, V112, P177, DOI 10.1352/0895-8017(2007)112[177:RVEVAS]2.0.CO;2
  24. Ruser TF, 2007, J AUTISM DEV DISORD, V37, P1323, DOI 10.1007/s10803-006-0274-z
  25. Spanoudis GC, 2011, RES DEV DISABIL, V32, P2916, DOI 10.1016/j.ridd.2011.05.011
  26. van Balkom H, 2010, INT J LANG COMM DIS, V45, P295, DOI 10.3109/13682820902994226
  27. Venuti P, 2012, RES DEV DISABIL, V33, P506, DOI 10.1016/j.ridd.2011.10.018
  28. Vicari S, 2002, NEUROPSYCHOLOGIA, V40, P2461, DOI 10.1016/S0028-3932(02)00083-0
  29. Werner S, 2011, RES DEV DISABIL, V32, P2502, DOI 10.1016/j.ridd.2011.07.010
  30. Ypsilanti A, 2005, J INTELL DISABIL RES, V49, P353, DOI 10.1111/j.1365-2788.2005.00654.x