Pelo buraco da fechadura - estudo etnográfico de um grupo de mentoria na escola médica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
Tipo de produção
article
Data de publicação
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Associação Brasileira de Educação Médica
Autores
SPINA, Fabiana Verardino
Citação
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO MéDICA, v.45, n.suppl 1, p.e121, 2021
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Abstract: Introduction: Mentoring programs have been recognized for their benefits and are being implemented in many medical schools. However, few studies have focused on understanding the mentoring relationship itself. How do mentoring relationships develop in real-time in a medical school? Objective: The purpose of this study was to observe the interactions between a mentor and her students from different academic years in their natural environment. Method: Using a qualitative ethnographic methodology, a mentoring group’s meetings were followed through participant observation for a year. At the end of the observation period, a focus group was carried out to validate field notes. Thematic analysis guided the data organization and interpretation. Results: It was not easy for a mentoring group with students from different undergraduate years to meet regularly and with enough time. The mentor was always challenged to establish connections through different themes and experiences to make sense of the whole group’s experience. On the other hand, the group’s diversity allowed for exciting and rich discussions about the course, the participants’ personal lives, and future. Senior students played an essential role in the group dynamics, sharing their experiences and motivating early-year students. Conclusions: Conducting a mentoring group in a medical school is challenging task. Mentors need to be motivated, have certain personal characteristics, and receive support for this role. Heterogeneous groups with students from different academic years enhance the exchange of experiences and support among the members, relieving anxieties in their medical training. However, the medical course structure and dynamics harm group functioning, hinder student involvement and, therefore, access to the positive effects of mentoring.
Resumo: Introdução: Programas de mentoria vêm sendo reconhecidos por seus benefícios e estão sendo implementados em muitas escolas médicas. No entanto, poucos estudos têm enfocado a compreensão da relação de mentoria em si. Como a relação de mentoria se desenvolve, em tempo real, no cotidiano de uma escola médica? Objetivo: Neste estudo, buscamos observar as interações entre uma mentora e seu grupo de alunos de diferentes anos em seu ambiente natural. Método: Utilizando uma metodologia qualitativa etnográfica, um grupo de mentoria foi acompanhado por meio de observação participante durante um ano. Ao final do período de observação, realizou-se um grupo focal para validar as notas de campo. A análise temática de conteúdo orientou nossa organização e interpretação dos dados. Resultado: Não é simples para um grupo de mentoria, composto por alunos de diferentes anos de graduação, reunir-se regularmente e com tempo suficiente para a atividade. Nesse contexto, o mentor é sempre desafiado a estabelecer conexões entre diferentes temas e experiências para dar sentido à experiência do grupo como um todo. Por sua vez, a diversidade do grupo permite discussões estimulantes e ricas sobre o curso, a vida pessoal dos participantes e o futuro profissional. Os alunos veteranos têm um papel fundamental na dinâmica do grupo ao compartilharem suas vivências e motivarem os alunos iniciantes a seguir em frente. Conclusão: Manter um grupo de mentoria em uma escola médica é uma tarefa complexa e desafiadora. Mentores precisam ser motivados, ter certas características pessoais e receber apoio para essa função. Grupos heterogêneos com alunos de diferentes anos potencializam o desenvolvimento e o suporte entre os integrantes, aliviando as angústias da formação médica. No entanto, a estrutura e a dinâmica do curso de Medicina dificultam muitas vezes o envolvimento dos alunos, impedindo o acesso deles aos efeitos positivos da mentoria.
Palavras-chave
Mentoring, Medical Students, Qualitative Research, Ethnography, Tutoria, Estudantes de Medicina, Pesquisa Qualitativa, Etnografia
Referências
  1. Allen TD, 2008, J VOCAT BEHAV, V73, P343, DOI 10.1016/j.jvb.2007.08.004
  2. Atkinson P, 2005, MED EDUC, V39, P228, DOI 10.1111/j.1365-2929.2004.02070.x
  3. Bardin L, 2008, ANALISE CONTEUDO
  4. Bellodi PL, 2005, Tutoria: mentoring na formação médica
  5. Buddeberg-Fischer B, 2004, Pyschosoc Med, V1
  6. Buddeberg-Fischer B, 2006, MED TEACH, V28, P248, DOI 10.1080/01421590500313043
  7. Davis OC, 2010, ACAD MED, V85, P1060, DOI 10.1097/ACM.0b013e3181dc4aab
  8. Dobie S, 2010, MENTOR TUTOR, V18, P337, DOI 10.1080/13611267.2010.511842
  9. Ehrich LC, 2004, EDUC ADMIN QUART, V40, P518, DOI 10.1177/0013161X04267118
  10. Freeman R, 1998, MENT GEN PRACT
  11. Frei E, 2010, BMC Med Educ, V30, p10:32
  12. GARNICA AVMS, 1997, INTERFACE-COMUN SAUD, V1, P109
  13. Hauer KE, 2005, MED TEACH, V27, P732, DOI 10.1080/01421590500271316
  14. Kalet Adina, 2002, Acad Med, V77, P1171, DOI 10.1097/00001888-200211000-00041
  15. Kurre J, 2012, INT J MED EDUC, V3, P216, DOI 10.5116/ijme.508b.9bd6
  16. Lee A, 2007, NATURE, V447, P791, DOI 10.1038/447791a
  17. Malik S, 2000, MED EDUC, V34, P635, DOI 10.1046/j.1365-2923.2000.00541.x
  18. Meinel FG, 2011, BMC MED EDUC, V11, DOI 10.1186/1472-6920-11-68
  19. Minayo M.C., 2018, REV LUSOFONA EDUC, V40, P139
  20. Minayo M. C. S., 2001, Pesquisa social: Teoria, método e criatividade [Social research: theory, method and creativity]
  21. Murr Andrew H, 2002, Acad Med, V77, P1172, DOI 10.1097/00001888-200211000-00042
  22. Paro HBMS, 2010, MED EDUC, V44, P227, DOI 10.1111/j.1365-2923.2009.03587.x
  23. Rabatin JS, 2004, J GEN INTERN MED, V19, P569, DOI 10.1111/j.1525-1497.2004.30137.x
  24. Rhodes J. E., 2002, Stand by me: the risks and rewards of mentoring today’s youth
  25. Sandars J, 2014, MED TEACH, V36, P1015, DOI 10.3109/0142159X.2014.917166
  26. Snoeren MMWC, 2016, J ORGAN BEHAV, V37, P3, DOI 10.1002/job.2011
  27. Sprengel Ann D, 2004, Nurse Educ, V29, P246, DOI 10.1097/00006223-200411000-00010
  28. Steel T, 2019, Cult Unbound, V11, P275
  29. Stenfors-Hayes T, 2010, MED TEACH, V32, P148, DOI 10.3109/01421590903196995
  30. Straus SE, 2013, ACAD MED, V88, P82, DOI 10.1097/ACM.0b013e31827647a0
  31. Taherian K, 2008, MED TEACH, V30, pE95, DOI 10.1080/01421590801929968
  32. Taylor JS, 2013, TEACH LEARN MED, V25, P97, DOI 10.1080/10401334.2012.741544
  33. Tempski P, 2012, BMC MED EDUC, V12, DOI 10.1186/1472-6920-12-106
  34. von der Borch P, 2011, GMS Z MED AUSBILD, V28
  35. Yin R. K., 2001, Case study research: design and methods