Performance of an adult Brazilian sample on the Trail Making Test and Stroop Test

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
49
Tipo de produção
article
Data de publicação
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Associação de Neurologia Cognitiva e do Comportamento
Citação
DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA, v.8, n.1, p.26-31, 2014
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
ABSTRACT Objective: The Trail Making Test (TMT) and Stroop Test (ST) are attention tests widely used in clinical practice and research. The aim of this study was to provide normative data for the adult Brazilian population and to study the influence of gender, age and education on the TMT parts A and B, and ST cards A, B and C. Methods: We recruited 1447 healthy subjects aged ≥18 years with an educational level of 0-25 years who were native speakers of Portuguese (Brazilian). The subjects were evaluated by the Matrix Reasoning and Vocabulary subtests of the Wechsler Adult Intelligence Scale-III, along with the TMTA, TMTB and ST A, B and C. Results: Among the participants, mean intellectual efficiency was 103.20 (SD: 12.0), age 41.0 (SD: 16.4) years and education 11.9 (SD: 5.6) years. There were significant differences between genders on the TMTA (p=0.002), TMTB (p=0.017) and STC (p=0.024). Age showed a positive correlation with all attention tests, whereas education showed a negative correlation. Gender was not found to be significant on the multiple linear regression model, but age and education maintained their interference. Conclusion: Gender did not have the major impact on attentional tasks observed for age and education, both of which should be considered in the stratification of normative samples.
RESUMO Objetivo: Os testes de atenção Trail Making Test (TMT) e Stroop Test (ST) são largamente usados na prática clínica e em pesquisas. O objetivo deste estudo foi fornecer informação normativa para a população brasileira de adultos e estudar a interferência de gênero, idade e educação no TMT parte A e B e no ST cartão A, B e C. Métodos: Recrutamos 1447 sujeitos saudáveis com idade ≥18 anos, nível educacional de 0-25 anos, falantes nativos do Português (Brasil). Os sujeitos foram avaliados pelos subtestes do Wechsler Adult Intelligence Scale-III Raciocínio Matricial e Vocabulários, além do TMTA, TMTB e ST A, B e C. Resultados: Entre os participantes a média de eficiência intelectual foi de 103,20 (SD: 12,0), de idade 41,0 (SD: 16,4) anos e de escolaridade 11,9 (SD: 5,6) anos. Houve diferenças significantes por gênero em TMTA (p=0,002), TMTB (p=0,017) e STC (p=0,024). Idade se correlacionou de modo positivo com todos os testes de atenção, enquanto a escolaridade correlacionou-se de modo negativo. Após o modelo de regressão linear múltipla o gênero não manteve correlação significativa, mas idade e escolaridade mantiveram sua interferência. Conclusão: O gênero não mostrou grande impacto nas tarefas atencionais como a idade e escolaridade que devem, portanto, ser consideradas na estratificação de amostras normativas.
Palavras-chave
attention, Trail Making Test, Stroop test, demographic analysis, atenção, Stroop Test, análise demográfica
Referências
  1. Prince M, 2012, LANCET, V380, P50, DOI 10.1016/S0140-6736(12)60399-7
  2. Cavaco S, 2013, ARCH CLIN NEUROPSYCH, V28, P189, DOI 10.1093/arclin/acs115
  3. Albinet CT, 2012, BRAIN COGNITION, V79, P1, DOI 10.1016/j.bandc.2012.02.001
  4. Seo EH, 2008, INT J GERIATR PSYCH, V23, P1020, DOI 10.1002/gps.2027
  5. Norman MA, 2011, J CLIN EXP NEUROPSYC, V33, P793, DOI 10.1080/13803395.2011.559157
  6. Messinis L, 2011, ARCH CLIN NEUROPSYCH, V26, P322, DOI 10.1093/arclin/acr027
  7. Stroop JR, 1935, J EXP PSYCHOL, V18, P643, DOI 10.1037/0096-3445.121.1.15
  8. Zahodne LB, 2011, J INT NEUROPSYCH SOC, V17, P1039, DOI 10.1017/S1355617711001044
  9. Seo EH, 2006, INT J GERIATR PSYCH, V21, P844, DOI 10.1002/gps.1570
  10. ZIGMOND AS, 1983, ACTA PSYCHIAT SCAND, V67, P361, DOI 10.1111/j.1600-0447.1983.tb09716.x
  11. Van der Elst W, 2006, PSYCHOL ASSESSMENT, V18, P424, DOI 10.1037/1040-3590.18.4.424
  12. Charchat-Fichman Helenice, 2009, Arq. Neuro-Psiquiatr., V67, P445, DOI 10.1590/S0004-282X2009000300014
  13. Martins IP, 2013, CLIN NEUROPSYCHOL, V27, P410, DOI 10.1080/13854046.2012.748094
  14. Van der Elst W, 2006, ASSESSMENT, V13, P62, DOI 10.1177/1073191105283427
  15. Bayard S, 2011, ARCH CLIN NEUROPSYCH, V26, P653, DOI 10.1093/arclin/acr053
  16. Brucki Sonia M.D., 2003, Arq. Neuro-Psiquiatr., V61, P777, DOI 10.1590/S0004-282X2003000500014
  17. Delis DC, 2011, D-KEFS Delis-Kaplan Executive Function System
  18. Duncan Maria Teresa, 2006, J. bras. psiquiatr., V55, P42, DOI 10.1590/S0047-20852006000100006
  19. Gazzaniga MS, 2006, Neurociência cognitiva:a biologia da mente
  20. Halligan PW, 2004, Handbook of Clinical Neuropsychology
  21. Lezak M., 2004, Neuropsychological Assessment
  22. Lima R. F., 2005, CIENC COGNICAO, V6, P113
  23. Mesulam M, 2000, Principles of behavioural and cognitive neurology
  24. Miotto Eliane C., 2010, Arq. Neuro-Psiquiatr., V68, P62, DOI 10.1590/S0004-282X2010000100014
  25. Nascimento E, 2004, Escala de Inteligência Wechsler para Adultos:Manual David Weschsler, Adaptação e padronização de uma amostra brasileira
  26. Rabelo IS, 2010, Teste de Trilhas Coloridas
  27. Regard M, 1981, Cognitive rigidity and flexibility:a neuropsychological study
  28. Reynolds CR, 2002, Comprehensive Trail-Making Tes
  29. Strauss E, 2006, A compendium of neuropsychological tests.Administration, norms and commentary
  30. 1949, Psychological Service Center Bulletin, V168, P111
  31. 2012, Dement Geriatr Cog Desord, V2, P38
  32. 2006, Aging Neuropshychol Cogn, V13, P20
  33. 2012, Neurología, V27, P319
  34. 2001, Neuropsychiatry Neuropsychol Behav Neurol, V15, P39
  35. 2011, Acta Med Port, V24, P319
  36. 2013, University, Neurología,, V28, P73
  37. 2004, São Paulo: Artes Médicas, P101
  38. 2002, Assessment, V9, P254