Well-being and help-seeking: an exploratory study among final-year medical students

Carregando...
Imagem de Miniatura
Citações na Scopus
21
Tipo de produção
article
Data de publicação
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
ASSOC MEDICA BRASILEIRA
Citação
REVISTA DA ASSOCIACAO MEDICA BRASILEIRA, v.57, n.4, p.379-386, 2011
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Objective: Doubts, competitiveness and preparation for the residency examination increase stress and insecurity at the end of medical course. Well-being is very important at this point, but it is known that medical students are reluctant to seek help, particularly for emotional problems. This study investigated the relationship among well-being, perceived needs and help-seeking in final-year students. Methods: Well-being was assessed using Beck's Inventories of Anxiety (BAT) and Depression (BDI) and the WHOQOL-brief (quality of life). A questionnaire was used to assess perceived needs and medical school support resources. Results: The students reported good quality of life (68%) but presented anxiety (27%), depression (20%) and impaired social functioning. Fifty-one percent of the students acknowledged academic needs and 25% psychological needs. Only a portion of the students with anxiety and depression or bad quality of life used the institutional support. Female gender, perceived psychological needs and anxiety symptoms were associated to the use of the Mental Health Service. Satisfaction with mentoring relationships and positive changes were associated to Mentoring attendance. Conclusion: There are different factors involved in help-seeking and identifying specificities in the use of institutional support resources can help to develop strategies to sensitize students about help-seeking during the medical course.
Objetivo: Dúvidas, competição e o exame de residência aumentam o estresse e a insegurança ao final do curso; entretanto, sabe-se que alunos de Medicina são resistentes a procurar ajuda, especialmente para problemas emocionais. Este estudo investigou a relação entre bem-estar, percepção de necessidades e busca de ajuda entre alunos do último ano do curso médico. Métodos: Utilizou-se os Inventários Beck (ansiedade e depressão), o WHOQOL-breve (qualidade de vida) e um questionário para avaliar necessidades e o uso dos recursos de suporte institucionais. Resultados: Os alunos relataram boa qualidade de vida (68%), mas apresentaram sintomas de ansiedade (27%), depressão (20%) e prejuízo na vida social. Cinquenta e um porcento deles reconheceram necessidades acadêmicas e 25% necessidades psicológicas. Apenas parte dos alunos com sintomas de ansiedade e depressão, ou qualidade de vida ruim, usou os recursos institucionais de suporte. Ser mulher, reconhecer necessidades psicológicas e sintomas de ansiedade mostrou-se associado ao uso do Serviço de Saúde Mental da escola. Satisfação com as relações e mudanças positivas derivadas da atividade mostrou-se associada à participação na Tutoria. Conclusão: Há diferentes fatores envolvidos na busca de ajuda e identificá-los pode colaborar no desenvolvimento de estratégias de sensibilização dos alunos quanto à busca de ajuda durante o curso.
Palavras-chave
Adaptation, psychological, students, medical, anxiety, depression, quality of life, Adaptação psicológica, estudantes de medicina, ansiedade, depressão, qualidade de vida
Referências
  1. Alves João Guilherme Bezerra, 2010, Rev. bras. educ. med., V34, P91, DOI 10.1590/S0100-55022010000100011
  2. Rosenthal JM, 2005, NEW ENGL J MED, V353, P1085, DOI 10.1056/NEJMp058183
  3. Wilson CJ, 2001, J EDUC PSYCHOL CONS, V12, P345, DOI 10.1207/S1532768XJEPC1204_03
  4. Komiya N, 2000, J COUNS PSYCHOL, V47, P138, DOI 10.1037//0022-0167.47.1.138
  5. Dyrbye LN, 2006, ACAD MED, V81, P354, DOI 10.1097/00001888-200604000-00009
  6. Voltmer E, 2008, BMC MED EDUC, V8, DOI 10.1186/1472-6920-8-46
  7. Chew-Graham CA, 2003, MED EDUC, V37, P873, DOI 10.1046/j.1365-2923.2003.01627.x
  8. Albizu-Garcia CE, 2001, SOC SCI MED, V53, P865, DOI 10.1016/S0277-9536(00)00380-4
  9. Andrade L, 2002, SOC PSYCH PSYCH EPID, V37, P316, DOI 10.1007/s00127-002-0551-x
  10. Paro HBMS, 2010, MED EDUC, V44, P227, DOI 10.1111/j.1365-2923.2009.03587.x
  11. Jackson VA, 2003, ACAD MED, V78, P328, DOI 10.1097/00001888-200303000-00020
  12. Eisenberg D, 2007, MED CARE, V45, P594, DOI 10.1097/MLR.0b013e31803bb4c1
  13. Fleck MPA, 2000, REV SAUDE PUBL, V34, P178, DOI 10.1590/S0034-89102000000200012
  14. Brimstone R, 2007, MED EDUC, V41, P74, DOI 10.1111/j.1365-2929.2006.02649.x
  15. Hooper C, 2005, MED EDUC, V39, P588, DOI 10.1111/j.1365-2929.2005.02175.x
  16. Biddle L, 2007, SOCIOL HEALTH ILL, V29, P983, DOI 10.1111/j.1467-9566.2007.01030.x
  17. Tyssen R, 2004, SOC PSYCH PSYCH EPID, V39, P989, DOI 10.1007/s00127-004-0831-8
  18. Vogel DL, 2005, J COUNS PSYCHOL, V52, P347, DOI 10.1037/0022-0167.52.3.347
  19. Gonzalez JM, 2005, J COMMUNITY PSYCHOL, V33, P611, DOI 10.1002/jcop.20071
  20. Courtenay WH, 2000, SOC SCI MED, V50, P1385, DOI 10.1016/S0277-9536(99)00390-1
  21. Bellodi PL, 2005, TUTORIA MENTORING FO
  22. Cunha J.A., 2001, MANUAL VERSAO PORTUG
  23. Dahlin Marie E, 2007, BMC Med Educ, V7, P6, DOI 10.1186/1472-6920-7-6
  24. Freeman R, 1998, MENTORING GEN PRACTI
  25. Gaviria Silvia, 2002, Rev. chil. neuro-psiquiatr., V40, P41, DOI 10.4067/S0717-92272002000100005
  26. Kjeldstadli Kari, 2006, BMC Med Educ, V6, P48, DOI 10.1186/1472-6920-6-48
  27. Millan LR, 2008, REV ASSOC MED BRAS, V54, P90, DOI 10.1590/S0104-42302008000100027
  28. Raj SR, 2000, CAN MED ASSOC J, V162, P509
  29. REILLY T, 2005, MENTOR MENTEE DELICA
  30. Roberts LW, 2000, ACAD MED, V75, P272, DOI 10.1097/00001888-200003000-00019
  31. Spencer J, 2005, MED EDUC, V39, P548, DOI 10.1111/j.1365-2929.2005.02209.x
  32. Tekian A, 2001, ACAD MED, V76, P1264, DOI 10.1097/00001888-200112000-00024
  33. Amaral Geraldo Francisco do, 2008, Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, V30, P124, DOI 10.1590/S0101-81082008000300008